A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
resp.social_A1

Pré-visualização | Página 1 de 4

Segundo NEGRA, Teixeira & Carmo (2002), a idéia do Balanço Social ganha força no Brasil a partir de determinada iniciativa, que tem por objetivo incentivar a publicação do balanço social pelas empresas visando dar transparência a partir da prestação de contas do que fazem pela qualidade de vida, tanto dentro quanto fora da organização. 
Assim, pergunta-se: de onde partiu tal iniciativa? -SOCIÓLOGO HERBERT DE SOUZA.
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista, que é defendida pelo Estado e empresariado e foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), para o qual: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras. Esta concepção de desenvolvimento sustentável é reiterada pela Agenda 21, que se inicia com a seguinte afirmação:
- A AFIRMAÇÃO DA PRIMAZIA DA ECONOMIA COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APONTANDO, EM SEUS VÁRIOS CAPÍTULOS, A NECESSIDADE DE UM AMBIENTE ECONÔMICO INTERNACIONAL AO MESMO TEMPO DINÂMICO E PROPÍCIO, DE POLÍTICAS ECONÔMICAS INTERNAS SAUDÁVEIS, DA LIBERALIZAÇÃO DO COMÉRCIO E DE UMA DISTRIBUIÇÃO ÓTIMA DA PRODUÇÃO MUNDIAL, SOBRE A BASE DAS VANTAGENS COMPARATIVAS, NA PERSPECTIVA DA LÓGICA E DA HEGEMONIA DO MERCADO;.
Dos 57,8 mil litros de água tratada que a Cedae produz por segundo, 42 mil vêm do Rio Guandu. - Se ninguém fizer nada para alterar o ritmo da poluição no Guandu, teremos no futuro um rio morto, de água impossível de ser tratada para o consumo, como o Tietê, alerta o diretor de Produção e Tratamento da Cedae, Flávio Guedes. A contaminação do Rio Paraíba do Sul, por sua vez, está acima dos padrões para manganês, cádmio, coliformes e fosfato.  Adaptado do Jornal do Brasil, 29 de julho de 2001.Com relação à contaminação da água dos rios, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa que melhor reflete a assertiva apresentada no texto. - A PRESENÇA DE COLIFORMES FECAIS REFLETE A CONTAMINAÇÃO COM ESGOTO SANITÁRIO, O QUE PODE CAUSAR DOENÇAS COMO HEPATITE, AMEBÍASE E CÓLERA;.
A degradação ambiental, a crise da sociedade do trabalho, a conseqüente queda na qualidade de vida e o aumento da desigualdade/exclusão social, estão exigindo uma discussão que profunde a articulação entre __, ___ e ___, pois se questiona até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico de produção, trabalho e consumo.
Assinale a alternativa que melhor complete as lacunas. - TRABALHO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
Considerando a importância do Balanço Social, as deputadas federais Marta Suplicy, Maria da Conceição Tavares e Sandra Starling elaboraram o projeto de lei nº 3.116, apresentado ao Congresso Nacional (1997). Neste contexto,  responda:   O que o referido projeto de lei em seu art. 2º faz referência quanto a implementação do Balanço Social pelas empresas?
- BALANÇO SOCIAL É UM DOCUMENTO ATRAVÉS DO QUAL A EMPRESA APRESENTA DADOS QUE PERMITAM IDENTIFICAR O PERFIL DA SUA ATUAÇÃO SOCIAL DURANTE O ANO, A QUALIDADE DE SUAS RELAÇÕES COM OS EMPREGADOS, O CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS SOCIAIS, A PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS RESULTADOS ECONÔMICOS DA EMPRESA E AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, BEM COMO A FORMA DE SUA INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE;.
Com o advento da Lei 601 de 1850, foi criada a primeira Lei de Terras do Brasil, que considerava crime punível com prisão de 2 a 6 meses e multa a derrubada de matos ou o ateamento de fogo. Além disso, também estabeleceu a responsabilidade por dano ambiental fora do âmbito da legislação civil. O infrator submetia-se, além das sanções penais, a sanções civis e administrativas. Para a legitimação da posse, exigia-se o "princípio de cultura", não se considerando assim: os simples roçados, derrubadas ou queimas de matos ou campos. Esse princípio não foi consagrado na ocupação de determinada região. Pergunta-se: qual região do Brasil foi degradada e devastada em razão dos seus ocupantes promoverem desmatamentos para o plantio de qualquer coisa visando a legitimação da terra? - A AMAZÔNIA;.
A ideia do Balanço Social é demonstrar quantitativamente e qualitativamente o papel desempenhado pelas empresas no plano social, tanto internamente quanto na sua atuação na comunidade. Os itens essa verificação são vários educação, saúde, atenção à mulher, atuação na preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida e de trabalho de seus empregados, apoio a projetos comunitários visando a erradicação da pobreza, geração de renda e de novos postos de trabalho. O campo é vasto e várias empresas já estão trilhando esse caminho. Realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática."   O Balanço Social é um instrumento de informações da empresa para a sociedade, por meio do qual a justificativa para sua existência deve ser explicitada. Em síntese, esta justificativa deve provar que a relação custo-benefício na sua adoção é positiva. Quando essa relação pode ser considerada positiva?Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto. - QUANDO AGREGA VALOR À ECONOMIA E À SOCIEDADE, RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS DE SEUS COLABORADORES E, AINDA, DESENVOLVE TODO O SEU PROCESSO OPERACIONAL SEM AGREDIR O MEIO AMBIENTE..
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um "legado mundial".Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe- se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
- ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS NA PRESERVAÇÃO DO LEGADO NATURAL: UMA NECESSIDADE IMEDIATA.
O aprofundamento do processo de globalização econômica traz novas demandas e exigências às empresas que utilizam como estratégias de busca de competitividade o emprego maciço de novas tecnologias e de novas formas de organização da produção e do trabalho. As novas tecnologias, basicamente a microeletrônica, as biotecnologias e os novos materiais têm como característica comum sua aplicação universal, tanto no desenvolvimento de produtos, quanto na organização da produção.  Quais consequências advêm desse modelo?
- O USO DAS BIOTECNOLOGIAS E DOS NOVOS MATERIAIS REDEFINE A RELAÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL E AGRÍCOLA E DOS SERES HUMANOS COM A NATUREZA, COM IMPLICAÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE, NO LOCAL DE TRABALHO, COMUNIDADES/SOCIEDADE E EM ESCALA PLANETÁRIA..
Preservar o meio ambiente tornou-se fator preponderante para a manutenção da vida no planeta. Contudo, a continuidade da geração de riquezas e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas parece ser a sua contradição. Desta forma, surgem discussões mundo a fora buscando soluções para