Buscar

Ultravioleta Relatorio

Prévia do material em texto

Ultravioleta 
Radiação UV é aquela que pertence ao espectro eletromagnético situada entre a luz visível e os raios-x, sendo incorreto o uso do termo luz ultravioleta, e sim radiação ultravioleta. Essa radiação cobre uma pequena parte do espectro eletromagnético, ocupando uma região de comprimento de onda de 400 a 100 nanômetros e é dividido em UVA, UVB e UVC. 
A radiação ultravioleta (RUV) abrange uma pequena parte do espectro eletromagnético. As outras regiões deste espectro são as ondas de rádio, micro-ondas, radiação infravermelha (calor), luz visível, raio-x, e radiação gama. O aspecto que caracteriza as propriedades de qualquer região especifica do espectro é o comprimento de onda da radiação. A RUV abrange a região de comprimento de onda entre 400 a 100 nanômetros.
 • UVA 400-320nm;
 • UVB 320-290nm;
 • UVC 290-200nm.
Modo de aplicação 
Dosagem: É através de testagem que se determina a quantidade adequada de radiação a ser tomada pelo paciente. Este teste é denominado, teste de Saidmann. Consiste em colocar uma régua com vários furos na região anterior do antebraço ou costas. O emissor de ultravioleta é previamente aquecido (10 a 20 minutos) e a radiação é focalizada em cima dos furos de forma perpendicular (90°), em um intervalo de um minuto de um furo para outro. O paciente é liberado e deve voltar ao consultório de 12 a 24 horas no máximo, afim de verificar o grau de eritema mínimo ou dose de eritema mínimo (DEM). 
Formas de exposição da RUV: A lâmpada deve estar perpendicular à área a ser tratada, formando um ângulo de 90° (lei do cosseno), e uma distância deve ser respeitada afim de não provocar danos ao paciente, se uma área pequena deve ser tratada é conveniente a aplicação com uma única lâmpada a uma distância de 30 a 40 cm, a radiação ficaria limitada a área. Se a área a ser tratada é muito extensa, a distância entre a lâmpada e a área a ser tratada é tão grande que os tempos de tratamento tornam-se inaceitavelmente longos. Para estes casos é mais conveniente utilizar aparelhos que contenham várias lâmpadas, principalmente fluorescentes, muito utilizados hoje em dia para bronzeamento artificial.
Tempo de Aplicação: Vai depender do resultado do teste de Saidmann. Em média dura 4 minutos de tratamento, porém no início pode variar entre 0,5 e 3 minutos de exposição à RUV.
Efeitos fisiológicos 
Produção de vitamina D, bactericida, proliferação epidérmica ou hiperplasia benigna da pele, bronzeamento, eritema, entre outros.
Indicações 
Acne, aumento da Produção de Vitamina D; bronzeamento; feridas sépticas e assépticas; foliculite; maior absorção de cálcio e de fósforo; melhora de úlceras de pressão; psoríase; raquitismo; entre outros. 
Contraindicação
Micoses em geral; dermatite generalizada; área dos olhos; drogas fotossensíveis; câncer; albinismo; lúpus Eritematoso; entre outros.
Aplicação na aula prática
Foi aplicado o teste de Saidmann para avaliarmos o DEM de cada paciente. O meu DEM ficou entre 3 e 4 minutos, com isso, sabemos meu tempo de exposição ao ultravioleta.

Continue navegando