Buscar

trabalho de seminarios2 - EPC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Equipamentos de Proteção Coletiva 
EPC 
Docente: Rodrigo Tonioni
Disciplina: Seminários Temáticos
Discentes: Larissa Lopes,Jurenir Cunha,Jessica Santana, Rosely Andrade,Alice Siqueira .
Equipamentos de proteção coletiva
São equipamentos utilizados para proteção e segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. O EPC serve para neutralizar a ação dos agentes ambientais, evitando acidentes, protegendo contra danos à saúde e a integridade física dos trabalhadores.
A implantação de medidas de caráter coletivo, deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam. 
Vantagens dos EPC’s
Os Equipamentos de Proteção Coletiva auxiliam na diminuição de acidentes. Eles ajudam a melhorar as condições de trabalho, possuem um custo menor do que os protetores individuais e ainda ajudam a aumentar a produtividade da empresa. Isso porque um funcionário saudável, seguro e satisfeito rende mais.
Qual a importância do EPC?
	O seu uso ajuda a diminuir expressivamente o número de acidentes, isso porque ele orienta e protege o trabalhador durante todo o expediente.
	Por mais diferente que pareça, o uso dos equipamentos de proteção ajudam a manter o colaborador motivado, porque ele se sente seguro para trabalhar e sabe que a empresa se importa com sua saúde. 
Normas do EPCs
	NORMA REGULAMENTADORA 4 – NR4: Aplicar seu conhecimento em saúde e segurança do trabalho, para reduzir ou, se possível, eliminar os riscos existentes em todos os ambientes de uma determinada empresa.
	NORMA REGULAMENTADORA 9 – NR9: estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitem trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
	NORMA REGULAMENTADORA 12 – NR12: define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
O não cumprimento das Normas do EPC
O descumprimento das normas que regulamentam a segurança do trabalhador pode gerar multas para o empregador. Essas multas variam desde o descumprimento da regra obrigatória até a responsabilização por um acidente ocorrido com seus funcionários.
Se um indivíduo trabalha em uma empresa que não oferece os equipamentos de segurança obrigatórios, é possível fazer denúncias ao Ministério do Trabalho ou ao sindicado da sua categoria. Dentro da própria empresa é possível também ter acesso ao CIPA ou o SESMT para regulamentação. 
Exemplos de equipamentos de proteção coletiva:
	Fitas de demarcação reflexivas - Utilizadas para delimitação e isolamento de áreas de trabalho.
	Cones de sinalização – Têm Finalidade de sinalização de áreas de trabalho, obras em vias públicas ou rodovias e orientação de trânsito de veículos e de pedestres.
	Capela de exaustão química - Sua função é exaurir vapores e gases, mas serve também, como uma barreira física entre as reações químicas e o ambiente de laboratório, oferecendo assim uma proteção aos usuários e ao ambiente contra a exposição de gases nocivos, tóxicos, derramamento de produtos químicos e fogo.
Exemplos de equipamentos de proteção coletiva:
Exemplos de equipamentos de proteção coletiva:
	Sinalização adequada e isolamento de áreas perigosas – serve para alertar sobre a existência de perigo que possa expor o trabalhador ao risco de danos físicos.
	O lava olhos - é formado por dois pequenos chuveiros de média pressão, acoplados a uma bacia de aço inox, cujo ângulo permita o direcionamento correto do jato de água na face e olhos.
	O chuveiro de segurança - tem como principal objetivo o de fornecer uma descontaminação rápida e fácil, para os funcionários de empresas químicas ou outras que apresentam algum perigo de contaminação de substâncias tóxicas ou que possam causar ferimentos graves.
Exemplos de equipamentos de proteção coletiva:
	Cabines de Segurança Biológica – CSB – Fluxo Laminar - são equipamentos com sistemas de filtração de ar que protegem o profissional, o material que está sendo manipulado e o ambiente laboratorial dos aerossóis potencialmente infectantes que podem se espalhar durante os procedimentos microbiológicos.
	Caixa de perfurocortante - são recipientes especialmente projetados para o descarte dos resíduos infectantes que apresentam elevados riscos de acidentes. Ex: agulhas, escalpes, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea...)
Qual a diferença entre EPI e EPC?
O termo EPI diz respeito aos equipamentos de proteção individual, enquanto o EPC define os equipamentos de proteção coletiva.
Esses dispositivos eliminam ou minimizam os riscos e a exposição associados à determinada atividade, seja de forma individual ou coletiva.
Conclusão
Os equipamentos de proteção coletiva são de fundamental importância para amenizar ou evitar acidentes de trabalho e a utilização incorreta dos mesmos, podem acarretar problemas ainda maiores para a saúde do trabalhador.
É muito importante a conscientização dos trabalhadores para a utilização dos EPCs.
Bibliografia
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NRs: normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Disponível em:www.met.gov.br; legislação;normas_regulamentadoras. Acesso em 19 de novembro de 2018. 
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR4. NORMA REGULAMENTADORA 4. Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Disponível em www.guiatrabalhista.com.br/legislação/nr/nr4.htm. Acesso em 19 de novembro de 2018.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR9. NORMAREGULAMENTADORA 9 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Disponível em:http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/Anexo1-nr9.htm. Acesso em 19de novembro de 2018.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR12. NORMA REGULAMENTADORA 12 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Disponível em:http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr12.htm. Acesso em 19 de novembro de 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando