Buscar

Exercicio do MBA Gestão Hospitalar

Prévia do material em texto

MBA em Administração Hospitalar. Exercício Complementar.
 	Disciplina: Sistemas de Informação e Comunicação. 
Nomes:
ALEX SANDRO SANTOS DA SILVA/ CAMILA DA SILVA/ DANIELLE PEREIRA SAMPAIO/ MICHELLE SÁ DA SILVA/ MONICA DE BRITO NASCIMENTO TEIXEIRA/ YAGNES LIMA MATTOS
*O primeiro ponto levantando pelo diretor foi o gasto de dinheiro com sistema de informática e não consegue perceber a importância,qual seria a orientação para melhorar?
O sistema de informática deve facilitar a coleta, o armazenamento, o processamento e a integração das informações entre os diversos setores (área-fim e área-meio), de modo que a instituição funcione harmoniosamente no cumprimento de seus objetivos. precisa ser ágil para armazenar grandes volumes de dados, podendo também fornecer grandes quantidades de informações em pequeno espaço de tempo. O sistema de informação hospitalar deve ter a capacidade de integrar todos os setores informatizados.
Informações seguras, atualizadas e consistentes, desde a entrada até à saída de um paciente possibilitando o acesso rápido e seguro às informações em tempo real, deixando no cliente uma idéia positiva da organização. 
Ouvir os setores para unificar os sistemas para qualificar a informação e reduzir gastos 
*Segundo momento. Os 5 pontos para mudança deste cenário:
1-Unificar o sistema de informática
Unificar para não perder informações, para a informação ser verdadeira, rápida e gerar relatórios precisos.
2-Melhorar a acolhida do paciente
Educação continuada- o treinamento qualifica o profissional a tomar decisões e resolver problemas.
Se o sistema de informática for unificado a recepção será mais ágil no atendimento, desde o agendamento de consultas até a internação/alta hospitalar. 
Elaborar curso de reciclagem com os colaboradores (recepcionistas hotelaria).
Ajustar carga horária para não sobrecarregar os colaboradores
3-Melhorar o salário do colaborador 
Considerando a unificação dos sistemas de informação e consequentemente a redução de gastos com esse recurso, empregaremos a quantia para investir nos colaboradores e contratar novos caso precise.
Oferecer plano de cargo/ bolsa de estudos.
4-Constituir CCIH
Promover a conscientização de pessoas, em nível de decisão, para a importância da constituição de comissões de controle de infecção hospitalar, órgão normativo, que centraliza o problema permitindo o pronto reconhecimento dos surtos nas diversas áreas do hospital, bem como, determinação das medidas de prevenção e controle;
Conscientizar os administradores sobre a importância de existir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (C.C.I.H.), considerando os graves riscos de morbidade e mortalidade, bem como o custo do tratamento e média de permanência dos pacientes nas Instituições de Saúde;
5-Ser líder é diferente de ser chefe
Observar o tratamento do líder com a equipe.
Garantir que a equipe mantenha-se engajada e sinta-se parte da organização, uma peça importante e fundamental para o andamento do negócio. Para isso, é preciso ter uma boa gestão de recursos humanos, que passa, obviamente, por um líder eficiente. Ele sabe qual é seu papel na organização e age de acordo com o que é necessário para o desenvolvimento dos potenciais dos colaboradores.
Esses são os pontos levantados de todo o texto ou somente nas áreas de Atendimento, UTI e Centro Cirúrgico.
A causa fundamental seria o sistema não unificado.
Em relação a infecção alta, ver a média de permanência, intervalo.de substituição e caracteristicas do paciente assistido.

Continue navegando