Buscar

Questoes online Políticas da Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas da Educação Básica
Questões Online do ciclo 1 
1 - [132874] Podemos dizer que a Reforma Carlos Maximiniano de 1915:
é uma reforma voltada para o ensino secundário, criou a obrigatoriedade do diploma nessa etapa de ensino para que o aluno continuasse seus estudos no nível superior.
Resposta da questão
A ALTERNATIVA CORRETA. A Reforma Carlos Maximiniano de 1915 estava voltada para o ensino secundário, criando a obrigatoriedade do diploma nessa etapa de ensino para que o aluno continuasse seus estudos no nível superior.
2 - [143328] Em .......... é aprovada pela Assembleia Legislativa instalada no Rio de Janeiro, a capital do Império, uma lei especificamente
para a educação básica, determinando a criação de escolas de primeiras letras nas localidades de maior expressão populacional,
denominação aplicada naquela época para a escola de nível elementar. Essa lei determinava, ainda, que, em termos de conteúdos
curriculares, fossem ensinados, obrigatoriamente, a história do Brasil, a doutrina cristã e a leitura. A essa lei não houve resultados
práticos e tal conclusão foi, inclusive, registrada por relatórios das próprias autoridades do Império.
1827
Resposta da questão
a) ALTERNATIVA CORRETA. Em 1827, é aprovada pela Assembleia Legislativa instalada no Rio de Janeiro, a capital do Império, uma lei especificamente para a educação básica, determinando a criação de escolas de primeiras letras nas localidades de maior expressão populacional, denominação aplicada naquela época para a escola de nível elementar. Essa lei determinava, ainda, que, em termos de conteúdos curriculares, fossem ensinados, obrigatoriamente, a história do Brasil, a doutrina cristã e a leitura. A essa lei não houve resultados práticos e tal conclusão foi, inclusive, registrada por relatórios das próprias autoridades do Império.
1 - [143320] A partir da Independência em 1822 até a proclamação da República em 1889, as iniciativas do Estado monárquico, em termos de Educação, continuaram levando em consideração a valorização ...................................... Tais iniciativas (sem se constituir em uma política educacional propriamente dita) vêm ao encontro do modelo de sociedade hierarquizada, escravista e aristocrática, com altos índices de analfabetismo e sustentada por uma economia agrário-comercial--exportadora muito bem apontada por Maria Luisa Santos Ribeiro (2003).Assinale a alternativa correta.
dos cursos superiores em detrimento da educação básica.
Resposta da questão
ALTERNATIVA CORRETA.A partir da Independência em 1822 até a proclamação da República em 1889, as iniciativas do Estado monárquico, em termos de Educação, continuaram levando em consideração a valorização dos cursos superiores em detrimento da educação básica. Tais iniciativas (sem se constituir em uma política educacional propriamente dita) vêm ao encontro do modelo de sociedade hierarquizada, escravista e aristocrática, com altos índices de analfabetismo e sustentada por uma economia agrário-comercial--exportadora muito bem apontada por Maria Luisa Santos Ribeiro (2003).
2 - [15192] No período compreendido entre a Independência do Brasil, em 1822, e a Proclamação da República, em 1889, as iniciativas do Estado monárquico, em termos de Educação, continuaram levando em consideração a valorização dos cursos superiores em detrimento da educação básica. Tais iniciativas (sem se constituírem numa política educacional propriamente dita) vêm ao encontro de qual tipo de modelo de sociedade? Assinale a alternativa correta:
a) Hierarquizada, escravista e aristocrática, com altos índices de analfabetismo e sustentada por uma economia agrário-comercial-exportadora.
1 - [78730] No bojo dos acontecimentos que culminaram com a abdicação de Pedro I em 1831, a elite agrária passava, então, a assumir o governo do Império diretamente, visto que o herdeiro não tinha idade compatível com os dispositivos constitucionais vigentes. Trata-se, portanto, de uma fase intermediária na história política do Império, conhecida como:
Regência (1831-1840).
ALTERNATIVA CORRETA.No bojo dos acontecimentos que culminaram com a abdicação de Pedro I em 1831, a elite agrária passava, então, a assumir o governo do Império diretamente, visto que o herdeiro não tinha idade compatível com os dispositivos constitucionais vigentes. Trata-se, portanto, de uma fase intermediária na história política do Império, conhecida como Regência (1831-1840), marcada por intensas lutas populares e conflitos de interesses dentro da fração das elites que, por pouco, culminaram com a fragmentação do território brasileiro.
2 - [143773] Ao longo de todo o século 19, não houve, por parte do Poder Público, iniciativas no sentido de ____________________, tornando-a um sistema organizado e sistematizado. Na verdade, continuaram-se iniciativas inauguradas por D. João VI quando da permanência da Família Real no Brasil (1808-1821), que, por força da necessidade de aparelhar a máquina burocrática, se viu impelido a criar escolas de ensino superior em algumas localidades da então colônia.
Assinale a alternativa correta:
priorizar a educação escolar, em especial, a Educação Básica
A) ALTERNATIVA CORRETA. Ao longo de todo o século 19, não houve, por parte do Poder Público, iniciativas no sentido de priorizar a educação escolar, em especial a educação básica, tornando-a um sistema organizado e sistematizado. Na verdade, continuaram-se iniciativas inauguradas por D. João VI quando da permanência da Família Real no Brasil (1808-1821), que, por força da necessidade de aparelhar a máquina burocrática, se viu impelido a criar escolas de ensino superior em algumas localidades da então colônia.
1 - [144793] Os programas de formação continuada de professores realizados na escola ou nas instituições parceiras devem privilegiar o desenvolvimento de certas competências junto aos professores, para bem atuarem junto as crianças. Quais dos itens abaixo vão ao encontro dessa informação?I.   organizar condições de acolhimento, cuidado e aprendizagem das criançasII.  interagir com as crianças de modo a mediar-lhes sua aprendizagem e desenvolvimento;III. pesquisar recursos e materiais adequados à educação e ao cuidado das crianças;
IV. interagir com as famílias, reconhecendo-as como parceiras no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças;V.  refletir sobre sua prática docente cotidiana em termos éticos, políticos e psicopedagógicos (OLIVEIRA, 2009, p. 34).
e) I, II, III, IV e V.
2 - [105492] O conceito de administração escolar apresenta algumas contradições como modelo de gestão da escola pública dos nossos dias, principalmente por:
deixar lacunas relacionadas à gestão das questões pedagógicas da escola
Questões Online do ciclo 2
1 - [132890] Como resultado de uma Assembleia Nacional Constituinte convocada pelo governo de transição para o regime democrático após o fim do período autoritário e ditatorial dos militares. Portanto, ela teve um caráter democrático, uma vez que todos os setores organizados, por meio de seus representantes, participaram de sua elaboração. Dessa forma, é natural que, ao longo de seus trabalhos, tenham ocorrido acalorados debates e no caso especial da educação não foi diferente. Estamos falando da Constituição de:
1988
Resposta da questão
A Constituição Federal de 1988 foi resultado de uma Assembleia Nacional Constituinte convocada pelo governo de transição para o regime democrático após o fim do período autoritário e ditatorial dos militares (1964-1985). Portanto, ela teve um caráter democrático, uma vez que todos os setores organizados, por meio de seus representantes, participaram de sua elaboração. Dessa forma, é natural que, ao longo de seus trabalhos, tenham ocorrido acalorados debates e no caso especial da educação não foi diferente
2 - [108687] A escola tem um papel tão fundamental que o braço institucional da Globalização, ou seja, as agências financiadoras de políticas públicas em todo o mundo condicionam empréstimos para países menos desenvolvidos, entreeles o Brasil, possibilitando a tomada de decisão dos governos no sentido de promoverem reformas profundas em seus sistemas educacionais. Essas agências, tais como o ........................ entre outras, utilizam-se de um discurso aparentemente democrático e favorável aos direitos fundamentais da pessoa humana, mas, na realidade, ao "priorizar" a educação escolar, o que esses governos e seus financiadores estão praticando nada mais é do que dar suporte aos desígnios da Globalização.
Este texto refere-se ao:
Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional
Resposta da questão
A escola tem um papel tão fundamental que o braço institucional da Globalização, ou seja, as agências financiadoras de políticas públicas em todo o mundo condicionam empréstimos para países menos desenvolvidos, entre eles o Brasil, possibilitando a tomada de decisão dos governos no sentido de promoverem reformas profundas em seus sistemas educacionais. Essas agências, tais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, entre outras, utilizam-se de um discurso aparentemente democrático e favorável aos direitos fundamentais da pessoa humana, mas, na realidade, ao "priorizar" a educação escolar, o que esses governos e seus financiadores estão praticando nada mais é do que dar suporte aos desígnios da Globalização.
1 - [143353] Em 1924, é anunciada a .................... sobre os direitos das crianças e ratificada pela Sociedade das Nações. Após a Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), com a fundação das Nações Unidas e de seu órgão especificamente criado para atender à infância e à juventude – a UNESCO –, intensificam-se movimentos em diversas partes do mundo no sentido de instituir políticas de proteção e de promoção, bem
como de reconhecer que crianças e adolescentes são indivíduos portadores de direitos. Dessas iniciativas em prol dos direitos das crianças, temos como exemplos a adoção pela ONU da Declaração dos Direitos da Criança em 1959, a celebração do Ano Internacional da Criança em
1979 e a Convenção sobre os Direitos da Criança em 1989, cujos princípios foram aceitos por praticamente todos os países-membros.Assinale a alternativa correta 
a) Declaração de Genebra
RESPOSTA: A ALTERNATIVA CORRETA.Em 1924, é anunciada a Declaração de Genebra sobre os direitos das crianças e ratificada pela Sociedade das Nações. Após a Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), com a fundação das Nações Unidas e de seu órgão especificamente criado para atender à infância e à juventude – a UNESCO –, intensificam-se movimentos em diversas partes do mundo no sentido de instituir políticas de proteção e de promoção, bem como de reconhecer que crianças e adolescentes são indivíduos portadores de direitos. Dessas iniciativas em prol dos direitos das crianças, temos como exemplos a adoção pela ONU da Declaração dos Direitos da Criança em 1959, a celebração do Ano Internacional da Criança em 1979 e a Convenção sobre os Direitos da Criança em 1989, cujos princípios foram aceitos por praticamente todos os países-membros.
2 - [141856] Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pode-se dizer que somente em 1979, com a criação do Código de
Menores, crianças e adolescentes brasileiros passaram a figurar como pessoas jurídicas. Entretanto, esse código não constituía em
um corpo jurídico de proteção, mas sim em um elenco de leis que visavam estabelecer medidas penais para os "menores" que estavam
em conflito com a lei. Portanto, o Código de Menores de 1979 tinha, apenas e tão somente, como foco...... 
a repressão, como instrumento de combate à delinquência juvenil.
Resposta da questão: A) ALTERNATIVA CORRETA.Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),somente em 1979, com a criação do Código de Menores, crianças e adolescentes brasileiros passaram a figurar como pessoas jurídicas. Entretanto, esse código não constituía em um corpo jurídico de proteção, mas sim em um elenco de leis que visavam estabelecer medidas penais para os "menores" que estavam em conflito com a lei. Portanto, o Código de Menores de 1979 tinha, apenas e tão somente, como foco a repressão, como instrumento de combate à delinquência juvenil.
Questões Online do ciclo 3
1 - [141857] O conceito de currículo escolar está associado ao conjunto de matérias ou disciplinas que são ensinadas na escola. Tal conceito reducionista levou alguns estudiosos do assunto a considerá-lo um tanto quanto "restrito" às reais dimensões que são esperadas do currículo escolar. No caso da legislação escolar brasileira, somente a partir dos ................................., esse conceito ganhou um novo recorte com a incorporação da "noção de experiência", ou seja, "a inclusão de vivências que possibilitam o desenvolvimento do indivíduo" (STREHL; RÉQUIA, 2000, p. 41).
anos de 1970, com a LDB nº 5.692
2 - [144228] Atualmente, que os fatores decisivos na questão da evasão escolar se encontram dentro e fora da escola. Muitas crianças e adolescentes saem da escola antes de concluírem o ensino fundamental ou médio em decorrência de fatores socioeconômicos. Famílias mais pobres precisam colocar seus filhos em idade escolar para trabalhar, levando essas crianças, com o tempo, a abandonarem os estudos. Além disso, há um fator intraescolar: os métodos de avaliação praticados pela escola contribuem, também, para o abandono escolar em decorrência das insistentes reprovações. Estamos falando da avaliação...
avaliação classificatória, pautada na quantificação e na
competitividade, contribuiu para o fracasso escolar de nossos alunos ao longo do tempo e precisa ser superado para que a avaliação retome seu sentido formativo.
Resposta A) ALTERNATIVA CORRETA.Atualmente, que os fatores decisivos na questão da evasão escolar se encontram dentro e fora da escola. Muitas crianças e adolescentes saem da escola antes de concluírem o ensino fundamental ou médio em decorrência de fatores socioeconômicos. Famílias mais pobres precisam colocar seus filhos em idade escolar para trabalhar, levando essas crianças, com o tempo, a abandonarem os estudos. Além disso, há um fator intraescolar: os métodos de avaliação praticados pela escola contribuem, também, para o abandono escolar em decorrência das insistentes reprovações. Esse tipo de avaliação considerada por muitos estudiosos como uma avaliação classificatória, pautada na quantificação e na competitividade, contribuiu para o fracasso escolar de nossos alunos ao longo do tempo e precisa ser superado para que a avaliação retome seu sentido formativo.
1 - [111526] Procure assinalar a alternativa correta. De acordo com Roberto Moreira (2004), a diferença fundamental entre a estrutura administrativa e a estrutura didática do sistema escolar é:
b) o fato de que o primeiro é responsável pelas condições materiais, físicas e jurídicas de seu funcionamento, enquanto o segundo está voltado para o objetivo primordial da escola: o ensino-aprendizagem.
2 - [23331] As diretrizes da LDB, Lei nº 9.394/96, quando abordam a questão da avaliação do rendimento escolar ainda mantem a flexibilidade em relação aos métodos de avaliação, deixando para que cada sistema escolar adote seus próprios critérios. Em seu Artigo 24, Inciso V, estabelece os seguintes pontos:
b) avaliação contínua e cumulativa, valorizando, assim, o desempenho do educando ao longo de todo o ano letivo; aceleração e aproveitamento de estudos, possibilidade de avanço em cursos e séries conforme verificação de rendimento de alunos que por algum motivo se encontram fora da idade escolar regular;  obrigatoriedade de estudos de recuperação, contínua e paralela ao ano letivo.
1 - [83196] Foi implantado nos anos de 1990 com a assistência internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, ampliado em 2005, com o objetivo de acompanhar os avanços da educação brasileira, identificar seus problemas e definir políticas públicas para solucioná-los.Estamos falando do(a):
c) Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB
2 - [83093] Assinale a alternativa correta.Podemos dizer que, do ponto de vista dos objetivos, a Constituição Federal é clara ao dizer que, em seu Artigo 205, estabelece que a educação escolar deverá voltar-se para três pontos fundamentais: 1. "o pleno desenvolvimento da pessoa"; 2. "exercício da cidadania"; e 3. "a qualificação para o trabalho". Conforme esse enunciado, podemos perceber que a escola está a serviço da:
formação integral do indivíduo, não priorizando somente um aspecto isoladamente, mas tomando o indivíduo no seu todo, ou seja, físico, intelectual, emocional, psíquico

Outros materiais