Buscar

Estudos Socio culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Engenharia Civil
Professor: Elvis Dieni Bardini
Nome do estudante: 
Data: 14/08/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1- Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.
 
Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e  desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0 pontos)
R: A escravidão contemporânea é a exploração mais degradante possível dentro das formas não-contratuais de trabalho. Fazendeiros principalmente do Mato grosso, onde é mais difícil de conseguir empregos e não existe muita fiscalização e a corrupção das autoridades é constante pode-se flagrar muita mão de obra escrava com jornadas de trabalhos exaustivas e pouco dinheiro ou muitas vezes nada, para estes fazendeiros o que está em jogo é a propriedade da terra, capitalizada ter um retorno bom para encher seus bolsos de dinheiro não se importando com o bem estar dos trabalhadores ou se eles estão trabalhando além da conta. 
 Mas o campo não é mais o único local para a exploração forçada de mão de obra, os principais centros urbanos do mundo e do Brasil tem recebido expressiva quantidade de trabalhos, muitas vezes, imigrantes em busca de melhores oportunidades aliciados por falsos agentes de turismo e emprego. No Brasil, tem se destacado a presença de trabalhos bolivianos em grandes cidades como São Paulo, atrelados às confecções e presos sob portões trancados.
 Já na China as atividades econômicas que mais utilizam mão de obra forçada são as indústrias de tijolos, as minas de carvão e a construção civil. Com a política de limitação da natalidade, juntamente com a preferência cultural por filhos homens, contribui para levar mulheres e crianças ao casamento forçado, o que as deixa vulneráveis à servidão doméstica ou à exploração sexual. Além disso há evidências de trabalho infantil forçado em fábricas e fazendas, sob pretexto de formação profissional. 
2- Leia, atentamente, os seguintes artigos selecionados da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em 1948.
 
Artigo XI. Todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não se constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.
Artigo XIV. Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
Artigo XXIX. Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, todo homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento a respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
 
Agora, considere o seguinte episódio que mobilizou a opinião pública nos anos 2011 e 2012:
 
Julien Assange, fundador do WikiLeaks, tenta evitar sua extradição da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, os quais ele nega ter cometido. O australiano teme ainda que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado sobre as guerras ao Iraque e Afeganistão. Assange sustenta que nos EUA poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte. Em decorrência, procurou asilo político na Embaixada do Equador em Londres.
 
Relacione os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a descrição do caso envolvendo Julien Assange, e escreva um texto dissertativo de até 1 página sobre as razões e os direitos de Assange em buscar proteção, dos EUA e da Inglaterra em querer puni-lo, e do Equador em relação à concessão de asilo político. (3,0 pontos)
 
R: Todo homem que é acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que sua culpa tenha sido provada de acordo com a lei. Seguindo a lei Assange tem o direito de tentar evitar a sua extradição, pois vem sendo acusado de alguns crimes, estes que não são provados até então e ele nega os ter cometido, até que se prove o contrário Assange pode seguir pedindo proteção de outros países. 
 Procurado também pelos EUA, onde é investigado por espionagem devido à publicação de documentos do Departamento de Estado sobre as guerras ao Iraque e Afeganistão, Assange no entanto pode ser preso, caso seja provada sua culpa, pois o Homem tem certos deveres com a sociedade, assim como tem seus direitos perante a lei na qual será julgado. 
 No entanto as publicações destes arquivos pode ser uma tentativa de ajudar no bem-estar da sociedade mostrando algum tipo de corrupções ou até mesmo violência desnecessária da parte dos EUA contra os povos do Iraque e Afeganistão devido a alguma discordância entre eles. Mas se for provado e decidido culpado por este crime Assange ira ser julgado de acordo com as leis, onde o crime foi cometido, podendo até ser condenado a pena de morte.
  Com tudo o que vem acontecendo e a possibilidade de Assange ser extraditado da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crismes que não são provados até o momento, correndo o risco de ser entregue aos EUA pela Suécia, onde poderá ser condenado e até pegar pena de morte, é compreensível que o Equador lhe de asilo até que tudo se esclareça e seja julgado de forma correta de acordo com a lei. Devido ao que vem acontecendo pode-se considerar um caso onde está havendo perseguições dos EUA ficando claro porque o Equador lhe deu proteção.
3- O problema da segregação cultural é uma questão em pauta no mundo cada vez mais globalizado. Sobre esse tema, leia o texto abaixo sobre a entrevista do professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris, Pap N´Diaye, que é filho de um senegalês com uma francesa e concordou em falar ao R7 sobre racismo na França:
 
A França enfrenta uma crise institucional ao presenciar o jovem Mohamed Merah, cidadão francês, assassinar cruelmente seus compatriotas. À parte dos distúrbios psicológicos que Mohamed possivelmente sofria, a atitude radical do jovem é reflexo dos problemas raciais no país, afirmou ao R7 Pap N´Diaye, historiador francês especialista em formas de discriminação contemporânea e professor na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris.
É possível conectar o aumento da presença de grupos fundamentalistas muçulmanos nos bairros mais pobres da França, onde se encontram a maior parte dos afrodescendentes franceses, com o sentimento de ser segregado, esquecido pela república [governo], e ser estigmatizado [por ser negro ou muçulmano] pelo sistema.
 Fonte: R7Notícias, 2013. Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/noticias/racismo-alimenta-terrorismo-e-conflito-social-na-franca-20120327.html >. Acesso em: 21 out. 2013.
Desenvolva,com base nas referencias e discussões apresentadas no material didático, uma resposta à seguinte questão: É possível tornar realidade um projeto de universalização de direitos humanos que possa estabelecer novos padrões de humanidade  por intermédio da política? Comente criticamente, argumentando e justificando o seu comentário, a posição do Professor Pap N´Diaye. Seu texto deve ter no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)
R: Segundo o estudado vejo que pode até ser possível, porem a população deve entender como discutir política e pensar antes de colocar seus representante, pois a sociedade em que vivemos ainda existe muita corrupção, descriminação e desrespeito com as pessoas. Muita coisa deve ser remodelada, começando pela educação algo que é raro na sociedade em que vivemos, pessoas não discutem opiniões e vivem de aparências, grande maioria da ação social é conduta do agente que está orientada pela conduta do outro, pela expectativa que você possui sobre o que o outro espera que você faça então não existe uma opinião própria e sim o pensamento de pensar se está fazendo correto para os outros ou o que irão pensar do que você está fazendo.

Outros materiais