Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE LÚDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
Todos nós sabemos que, na Educação Infantil, a organização do espaço físico, as cores, os jogos, os brinquedos e os materiais didáticos disponíveis aos alunos são importantes, pois servem para estimular a aprendizagem. Como organizar este espaço físico para que ele se torne um lugar de convivência saudável e um estímulo para a aprendizagem?
RESPOSTA ESPERADA:
Para organizar este espaço físico de maneira que ele se torne um lugar de convivência saudável e um estímulo para a aprendizagem na Educação Infantil, pode-se: mudar o layout da sala, ou seja, o seu formato inicial; trocar de lugar ou substituir os móveis periodicamente; mudar a disposição das mesas e cadeiras; dar vida à sala de aula e deixá-la com a carinha das crianças, cheia de coisas que elas gostam; criar cantos especiais, conhecidos como “cantos ludopedagógicos” para leitura, teatro ou brincadeira; envolver as crianças nestas mudanças para torná-las ainda mais participativas e solidárias.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 28): "A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o 'não brincar'. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se[...]". Partindo desta perspectiva, descreva a relação entre a brincadeira e a interação social.
RESPOSTA ESPERADA:
Partindo do pressuposto, o acadêmico deverá descrever que:
* A brincadeira é uma ação social, a criança aprende naturalmente, onde a interação com o outro possibilita a aprendizagem, as crianças brincam simultaneamente.
* O imaginário, o faz de conta são o carro-chefe, tudo vira brinquedo, as fantasias transformam-se em brincadeiras, a realidade ganha novos significados e valores são transformados. Exemplos: casinha, contos de fada, super herói, animais etc.
* É através das brincadeiras e com a interação com o outro que a criança aprende a resolver conflitos, tomar decisões, aprende a conviver com o outro.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
A história nos apresenta o passado por meio de fatos e contextos de uma sociedade, civilização ou comunidade. Muitos desses episódios deixaram registros importantes para humanidade. A ludicidade, apesar de ser um tema atual, apresenta contribuições com base nos primórdios. Nesse sentido, disserte sobre as marcas que a ludicidade deixou na história.
RESPOSTA ESPERADA:
Na época dos primórdios, as atividades lúdicas vivenciadas foram expressas por meio de desenhos, símbolos e formas. Esse evento serviu de base para compreendermos o processo da escrita e, posteriormente, os mecanismos de aprendizagem.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
A ludopedagogia é uma estratégia que envolve o brincar espontâneo, pois manifesta a inteireza do ser nos momentos de descontração. O ato de brincar é uma atuação da percepção que a criança tem do mundo por meio da fantasia, imaginação, mas que representa muito do real de seu contexto. Para a criança, é um momento alegre do brincar livre, e para o professor deve ser um momento de observar o que se revela por meio dessa estratégia. Os cantos pedagógico favorecem essa prática e foi uma das propostas desenvolvidas por Celéstin Freinet. Nesse contexto, disserte sobre quais eram as intenções do autor ao criar essa prática.
RESPOSTA ESPERADA:
O autor pretendia transformar a escola em um espaço dinâmico em que o professor fosse o desenvolvedor de ações que envolvessem os alunos em sua prática diária. Sugeriu criar espaços lúdicos e dinamizar a sala de aula para desenvolver o cognitivo significativo na criança. Queria uma sala de aula alegre, dinâmica, que valorizasse o lúdico como processo de desenvolvimento da autonomia e interação.

Outros materiais