Buscar

trabalho de Freud 5 licoes (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As cincos lições da Psicanálise.docx
As cincos lições da Psicanálise.
O Texto “Cinco lições da psicanalise” apresenta uma série de casos psicanalíticos conduzidos por um novo processo terapêutico, apresentados em conferencia pelo médico Sigmund Freud. Em suas vinte pagina transcritas, Freud divide suas experiências com a psicanalise em cinco partes.
A primeira lição, apresenta um caso do Dr. Breuer, antigo professor de Freud. Sobre Ana, uma jovem de 21 anos, descrita como tendo alta capacidade intelectual e outros adjetivos positivos, mas que manifesta uma doença com uma serie de perturbações físicas e psíquicas: paralisias nas extremidades do lado direito do corpo, perturbações oculares, aversão aos alimentos e a água e estados de “absence” (ausência). O que chama atenção é que os órgãos internos nada revelam de anormal, chegando-se ao diagnostico de histeria.
A paciente, em um dos seus estados de absence, dizia palavras que surgia do seu pensamento. Em estado de hipnótico, essas palavras eram usadas para que a jovem associasse ideias, descobrindo-se assim ligação com os seus sintomas. Percebeu-se, então, que quando o sintoma era exteriorizado energicamente ela era curada, ou seja a parti do momento em que os traumas patológicos eram trazidos á consciência eles poderiam ser superados.
Nessas experiências pondos importantes são percebidos para o sucesso do tratamento. É ressaltado que as recordações patogênicas devem ser produzidas em “ordem cronológica e precisamente inversa”, pois geralmente o primeiro trauma é o mais ativo. Além disso, é exposto que o paciente tem que acreditar no tratamento, nada acontecerá se estiver descrente da hipótese.
Segunda lição, Freud percebe que acontecimentos tidos como esquecidos na verdade não foram apagados, estava “guardado” no inconsciente, esse material reprimido que dava origens aos sintomas. E em um lugar do breve conflito começa então um sofrimento interminável.
Breuer, Charcot, cada um com proposta de como descobrir a cura e como surgiam, aqueles sintomas da histeria, Brewer praticava a talking cure( cura de conversação), onde o paciente pode ser expor tudo que vem amente através da fala sem nenhuma restrição, e o observador fica a observar sem um olhar critico, a todo momento existia ideia novas, sendo descartados varias hipótese, pois a histeria era um pouco complexo de se examinar porque parecia ser uma doença patogênica, pois trazia todo um sintomas de cegueira, paralisia, esquecimento e muita outras coisas, por isso alguns médicos desistiram de analisar alguns casos, pois eles afirmavam que a histeria era algo inventado do paciente. 
Seu discípulo Pierre, que tentou analisar através da divisão da mente a dissociação da personalidade, afirmando que existe o papel da hereditariedade e da degeneração. A histeria é uma forma de alteração degenerativa do sistema nervoso que se manifesta pela fraqueza congênita do poder de síntese psíquica. No decorrer Freud afirma que no homem, possuímos na área psíquica de nossa mente, o consciente e o inconsciente, onde este ficam lembranças que não recordamos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais