Buscar

Desenvolvimento de trabalho de pesquisa.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ramon Siqueira Camarinho 
Polo: Resende 
Matricula: 14115060549
Atividade 02 - Estudo de caso –
 Resultados de uma pesquisa de mercado e a tomada de decisões
 
Um grupo paulista deseja implantar uma nova loja de roupas em uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. A empresa realizou uma pesquisa de mercado, cujo resultado apontou as seguintes principais informações:
O público da Cidade é predominantemente feminino com idade média de 45 anos, renda média de 3 salários mínimos mensais. Trata-se de uma cidade com características culturais interioranas, tradicionais e religiosas.
A partir do resultado dessa pesquisa, responda:
 a)     A marca que deseja se instalar na cidade é de moda jovem, voltada para o público feminino. Quais são suas ponderações gerencias sobre a implantação desse negócio, com base nos dados apresentados?  (2,5 ponto)
 b)    Em sua opinião, se a marca optasse por instalar sua empresa na cidade, quais adaptações você sugeriria para esse mercado em especial?  (2,5 ponto)
Resposta:
Caracterização da pesquisa:
O que - Implantação de loja de roupas de moda jovem voltada ao público feminino
Quem- Grupo paulista
Onde - Interior do Rio de Janeiro
Dados da pesquisa:
	Publico predominante
	Feminino
	Idade média
	45 anos
	Renda média
	3 salários por mês
	Características culturais
	Interioranas, tradicionais e religiosas.
Dados secundários:
Em 2013 o Brasil registrou a média de 1,77 filhos por mulher. No mesmo ano 61,6% de 15 a 49 anos tinham filhos. FONTE: SIS (Síntese de Indicadores Sociais), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), baseada em cruzamentos de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios)  Pnad 2013.
Os dados do IBGE no senso demográfico 2012, apresentaram que o percentual da população ganha de 2 a 3 salários mínimos e de 10,6% e da população ganha até 2 salários mínimos é de 72%.
Ponderações gerenciais sobre a instalação de loja de roupas de moda jovem em uma cidade do interior do rio de janeiro:
O publico predominante na cidade e formado por mulheres sendo esta característica favorável ao empreendimento, pois se trata do publico alvo desejado pelo grupo;
O grupo paulista apresenta interesse inicial de instalar uma loja de moda jovem, uma vez que a maioria das moradoras da cidade tem idade média entre 45 anos, este pode ser considerado um fator não favorável. Em contra partida, dados recentes do Pnad, apresentam que um grande percentual da população feminina compreendida nesta faixa etária possui filhos, uma vez que o percentual de homens e mulheres no Estado do Rio de Janeiro é aproximadamente o mesmo, cada uma destas mulheres poderia ter uma filha, potencial compradora das roupas da loja.
Os dados do IBGE no senso demográfico 2010, apresentaram que 10,6% da população ganha de 2 a 3 salários mínimos e 72% da população ganham até 2 salários mínimos, pode-se concluir que se instalada nesta cidade a loja terá um grande percentual de pessoas que poderão se interessar por suas roupas caso a loja produza com foco na classe D que é a classe compreendida por pessoas que ganham até 4 salários mínimos.
 Em sua opinião, se a marca optasse por instalar sua empresa na cidade, quais adaptações você sugeriria para esse mercado em especial?
Para atender a maioria do publico da cidade pesquisada a loja deverá adequar o estilo de roupa a ser vendida às características sócio culturais da região, produzindo roupas mais sobreas que vão de encontro ao tradicionalismo e religiosidade típicos das cidades interioranas.
Mesmo se tratando de uma loja de moda jovem, para conquistar às mães e os pais do público feminino adolescente cujo poder de compra é detido pelos pais, a loja poderia lançar uma seção de roupas adultas seguindo a mesma linda de sobriedade visando conquistar também este público e garantindo uma boa aceitação da loja pelos pais das moças adolescentes.
As estratégias de marketing para o publico jovem em geral são mais ousadas, todavia, por se tratar de uma cidade que pode ser considerada mais conservadora devido aos fortes traços sócio culturais, tradicionalistas religiosos a de se pensar em uma estratégia comercial que não fira a moral e os bons costumes da comunidade.
Para atingir uma maior público a loja deverá vender peças com preços compatíveis com as Classes C e D devido renda da maioria da população, conforme apresentado na pesquisa.
A loja poderia estudar a possibilidade de ofertar aos clientes flexibilidade na forma de pagamento podendo o cliente quitar as compras em um grande número de parcelas, assim a loja garantiria que mesmo as pessoas com renda mais baixas conseguissem adquirir quaisquer produtos na loja.

Outros materiais