Buscar

simulado av1 processo do trabalho 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201605911461)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A composição do Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem definição e previsão constitucionais, além do disposto no artigo 693 e seguintes da CLT. Tomando como referência a estrutura da corte superior trabalhista, marque abaixo a assertiva correta acerca da organização do referido tribunal. 
		
	 
	As súmulas do TST são definidas pelo plenário em única instância.
	
	O TST compõe-se de dezessete juízes com a denominação de Ministros.
	
	A SDi-1 julta os dissídios individuais de competência originária dos TRT´s ou TST.
	
	O órgão especial do TST está ligado à administração patrimonial, orçamentária e financeiro dos 1º e 2º graus da justiça do trabalho. 
	
	À ENAMAT cabe julgar matérias puramente administrativas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605863226)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(FCC 2018) No tocante à competência da Justiça do Trabalho, considere:
 
I. É competente a Justiça do Trabalho para processar e julgar ações possessórias, incluindo o interdito proibitório, ainda que essas ações sejam decorrentes do exercício de greve dos trabalhadores da iniciativa privada.
II. A Justiça do Trabalho é competente para julgar mandando de segurança e habeas corpus quando o ato questionado envolver matéria de sua jurisdição, o que não ocorre com o habeas data envolvendo a mesma matéria, cuja competência é da Justiça comum.
III. Segundo entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, é competente a Justiça do Trabalho para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas, ainda que propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador falecido.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
		
	 
	I e II.
	 
	I e III
	
	I
	
	II e III. 
	
	III.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605897791)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Por conta do princípio dispositivo,
		
	
	Os direitos processuais das partes estão à livre disposição do juiz, que pode decidir arbitrariamente a quem compete o ônus de prova;
	 
	Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando for provocado;
	
	As demais opções estão incorretas;
	
	Compete ao Juiz do Trabalho, de ofício, instaurar reclamação trabalhista em favor de qualquer trabalhador, quando constatado pelo magistrado o descumprimento de normas trabalhistas por parte de alguma empresa;
	
	Compete ao Juiz do Trabalho o poder de iniciativa probatória para a determinação dos fatos postos pela parte como fundamento de sua demanda;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605863228)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(AOCP 2018) No que tange à exceção de incompetência territorial, no âmbito do processo trabalhista, assinale a alternativa correta.
		
	
	A exceção de incompetência territorial deverá ser apresentada em peça apartada que sinalize explicitamente a existência da exceção, antes da audiência no prazo de 5 dias, contados do recebimento da notificação pela reclamada. Protocolada a petição de exceção, ao exceto será concedido prazo de 24 horas para manifestação respectiva, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir.
	
	A exceção de incompetência territorial deverá ser apresentada em peça apartada que sinalize explicitamente a existência da exceção, antes da audiência, no prazo de 5 dias, contados do recebimento da notificação pela reclamada. Protocolada a petição de exceção, o processo será suspenso. O juiz intimará o exceto para manifestação no prazo de 5 dias. Da decisão que decidir a exceção de incompetência, caberá recurso ordinário no prazo de 8 dias.
	 
	 
 A exceção de incompetência territorial deverá ser apresentada em peça apartada que sinalize explicitamente a existência da exceção, antes da audiência, no prazo de 5 dias, contados do recebimento da notificação pela reclamada. Protocolada a petição de exceção, o processo será suspenso até que se decida o incidente.
	
	A Exceção de Incompetência territorial deverá ser apresentada como preliminar de contestação. Ao exceto será concedido prazo de 24 horas para manifestação respectiva, devendo a decisão ser proferida no prazo de 5 dias.
	
	A Exceção de Incompetência territorial deverá ser apresentada como preliminar de contestação. Ao exceto será concedido prazo de 24 horas para manifestação respectiva, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605931525)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No que diz respeito ao jus postulandi, conforme entendimento sumulado, é correto afirmar: (Juiz do Trabalho ¿ FCC ¿ TRT/SP ¿ 2011).
		
	
	Pode ser exercido em ação cautelar, mas não em sede de ação rescisória.
	
	Limita-se única e exclusivamente às Varas do Trabalho.
	
	Pode ser exercido em qualquer instância da Justiça do Trabalho, exceto em se tratando de mandado de segurança.
	
	Não alcança nem o mandado de segurança, nem tampouco os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho, mas pode ser exercido em ação cautelar.
	 
	Não cabe nos recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201605897859)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Justiça do Trabalho não é materialmente competente para julgar
		
	
	Reclamações trabalhistas em face de empregados públicos
	
	Habeas data;
	
	Mandados de segurança;
	 
	Reclamações trabalhistas de servidores públicos 
	
	Habeas corpus;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201605938855)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ano: 2018, Banca: INSTITUTO AOCP, Órgão: TRT - 1ª REGIÃO, Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa - adaptada): Tendo como base a estrutura, a organização e a competência (EC 45/2004) da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	O Tribunal Superior do Trabalho é composto por um quinto dentre advogados com mais de quinze anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de quinze anos de efetivo exercício, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
 
	 
	A lei criará Varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
 
 
	
	Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.
	
	O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação de 2/3 (dois terços) do Senado Federal.
 
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201605904651)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em conformidade com o texto expresso na Constituição Federal de 1988, é INCORRETO afirmar que
		
	
	O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.
	
	A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
	 
	São órgãos da Justiça do Trabalho; o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho, Juízes do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho
	
	Competeà Justiça do Trabalho processar e julgar: os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição, as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho, dentre outras.
	
	Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações que envolvam exercício do direito de greve.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201605863239)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	FGV 2018 (adapatado) Jerônimo Fernandes Silva foi admitido pela sociedade empresária Usina Açúcar Feliz S.A. em 12 de fevereiro de 2018 para exercer a função de gerente regional, recebendo salário de R$ 22.000,00 mensais. Jerônimo cuida de toda a Usina, analisando os contratos de venda dos produtos fabricados, comprando insumos e materiais, além de gerenciar os 80 empregados que a sociedade empresária possui. A sociedade empresária pretende inserir cláusula compromissória de arbitragem no contrato de trabalho. Diante da situação retratada e dos preceitos da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Não cabe arbitragem nas lides trabalhistas individuais, pelo que nula eventual estipulação nesse sentido.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo sindicato de classe
	 
	A cláusula compromissória de arbitragem pode ser estipulada no momento da contratação, desde que o empregado manifeste concordância expressa.
	
	A cláusula compromissória de arbitragem é viável, se o empregado for portador de diploma de nível superior.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo Juiz de Direito. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201605863223)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC 2017) A Constituição Federal do Brasil e a Consolidação das Leis do Trabalho instituíram regras sobre organização e competência da Justiça do Trabalho e dos órgãos que a compõem. Em observância a tais normas, 
		
	
	o Supremo Tribunal Federal, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, interpretou ser da competência da Justiça do Trabalho a apreciação de demandas entre o Poder Público e seus servidores, a ele vinculados por típica relação de ordem estatutária ou de caráter jurídico-administrativo. 
	
	os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, nove juízes, recrutados exclusivamente na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos. 
	 
	é competência da Justiça do Trabalho a apreciação de ação proposta por empresa para anulação de penalidade imposta em auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho, por inobservância da cota de contratação de pessoas com deficiência. 
	
	a Justiça do Trabalho passou a ser competente para julgar as ações de indenização por dano moral decorrentes da relação de emprego somente a partir da Emenda Constitucional n° 45/2004, visto que o texto original da Constituição Federal de 1988 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho não admitiam o processamento de tais ações na Justiça Especializada. 
	
	o Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de dezessete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria simples do Senado Federal.