Buscar

2 lei de newton passei dir

Prévia do material em texto

SEGUNDA LEI DE NEWTON.
F.G. Coradin
Centro Universitário Uninter
Pap – Av. Alderico Bandeira de Lima, 1020 – CEP: 83430 - 000 – Campina G. do Sul – PR - Brasil
e-mail: coradinemello@hotmail.com
Resumo. De acordo com a Segunda Lei de Newton:
“A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”
Essa relação pode ser descrita com a equação: Fr = m . a
Sendo: Fr - Força resultante m - massa a-aceleração.
Palavras chave:Força, massa, aceleração, velocidade..
2
Introdução
Esse principio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para se movimentar, e para que um corpo se movimente é necessário a aplicação de uma força.Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força, ou seja, quanto maior a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Se existe a ação de forças ou a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrera a ação de uma aceleração inversamente proporcional a sua massa.
Procedimento Experimental
1- Abra o programa Virtual Physics e selecione Newton’s Second Law na lista de atividades. O programa vai abrir bancada de mecânica(MECHANICS).
2- Na área do experimento há uma bola sobre a mesa. Um foguete está preso a bola com a função de empurra-la ao longo da bancada.
3- A bola vai começar a rolar quando votar pressionar o botão FORCE, o experimento vai parar sozinho quando a bola atingir o final da bancada. Clique no botão RESET para restaurar condições iniciais do experimento e repita algumas vezes o experimento alternando os parâmetros da experiência, anote os dados coletados Tabela 1, conforme cada parâmetro selecionado
Análise e Resultados
Tabela 1: Valores encontrados conforme cada parâmetro.
	Força (N)
	Aceleração
	Massa do
 Corpo(Kg)
	Velocidade final(m/s)
	100
	20,000
	5
	89,443
	200
	200,00
	2
	100,00
	500
	50,000
	10
	141,421
	250
	250,00
	1
	316,228
	50
	6,250
	8
	50,000
	10
	0,500
	20
	14,142
A Segunda Lei de Newton, mostra que , sob a ação de uma força resultante, o corpo terá uma aceleração que possui mesma direção e sentido da força atuante. É possível notar que, caso um corpo esteja parado ou em movimento retilíneo uniforme, sua aceleração será nula e, portanto, não haverá força resultante.
A equação que descreve a Segunda Lei de Newton indica que a força resultante aceleração terão mesma direção e sentido, mas o sentido dessas grandezas nem sempre será o mesmo da velocidade do corpo. Caso a força resultante atue de modo que o valor da velocidade aumente, os sentidos desses vetores serão os mesmos, mas se a força atuar de maneira que o módulo da velocidade diminua com o tempo, os vetores força e velocidade terão sentidos opostos.
Conclusão
A força resultante do conjunto das forças que atuam num corpo produz nele uma aceleração com a mesma direção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante. Pode-se concluir então, que ao atuar uma resultante de forças não nula sobre um corpo, este corpo ficará sujeito a ação de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor.
Referências
[1] YOUNG H.D. FREEDMAN R. A . Sears e Zemansky. Física 1: Mecânica. São Paulo - 12 ed Pearson,2008
.
[2] Uninter - Univirtus -Roteiro de Estudo, F´sica Mecânica[122489] ciclo 2: UTA PRINCIPIOS DA ENGENHARIA[UTA C 2017 - FASE ] PROF. CRISTIANO CRUZ 2017.
 
 [3] RESNICK, R., HALLIDAY, D. e MERRILL,J.; FUNDAMENTOS de FISICA MECÂNICA. SÃO PAULO - 9 ed vol 1 ltc 2012.
[4] programa Virtual Lab Física Mecânica.

Continue navegando