Buscar

Emoções PO

Prévia do material em texto

*
PERSONALIDADE 
E EMOÇÕES
Adaptação do Cap. 03 do Livro:
Fundamentos do Comportamento Humano
Stephen P. ROBBINS
*
*
*
*
EMOÇÕES
As emoções são um fator muito importante para o conhecimento das pessoas e das diferentes personalidades.
Verdade?
O Mito da Racionalidade.
Emoções de qualquer tipo são destrutivas.
*
O QUE SÃO EMOÇÕES?
Sentimento é um termo genérico que engloba uma ampla variedade de sensações que as pessoas experimentam. Envolve tanto as emoções quanto os humores.
 As emoções constituem-se em sentimentos 
 intensos direcionados a alguém ou a alguma 
 coisa.
 Os humores são sentimentos que em geral 
 são menos intensos que as emoções e que 
 não possuem estímulo contextual.
*
Emoções Sentidas X
 Emoções Demonstradas
Esforço emocional = Acontece quando a pessoa expressa emoções desejáveis em seus relacionamentos, durante o seu envolvimento com outras pessoas em diferentes ambientes.
 O Esforço Emocional cria dilemas para as pessoas quando não podem expressar verdadeiramente o que sentem. Fazendo com que exibam emoções que são incongruentes com os seus verdadeiros sentimentos.
*
Emoções Sentidas X
 Emoções Demonstradas
As emoções sentidas são aquelas genuínas para o indivíduo. As emoções demonstradas são as requeridas pela ocasião e consideradas apropriadas para um determinado momento. 
*
As seis emoções universais
 I--------I--------I---------I----------I----------I 
 F S M T R D
F = Felicidade
S = Surpresa
M = Medo
T = Tristeza
R = Raiva
D = Decepção / Frustração
*
Emoções e Comportamento
As pessoas que conhecem as próprias emoções e são capazes de ler as emoções dos outros podem ser mais eficazes no trabalho.
 Inteligência Emocional = consiste em uma série de capacidades, habilidades e competências não cognitivas que influenciam a capacitação de uma pessoa em lidar com sucesso com as demandas e as pressões do ambiente. 
*
As Seis Dimensões da Inteligência Emocional
Autoconsciência
Autogerenciamento
Automotivação
Empatia
Habilidades Sociais
*
As Emoções Influenciam...
Tomada de Decisões; Capacidade de correr riscos.
Motivação; Disposição; Atitude.
Liderança; Capacidade de Argumentação.
Conflitos interpessoais; Jogo de cintura.
*
As Emoções Influenciam...
Na manutenção e na 
 Promoção da SAÚDE 
 das Pessoas. Evitando o surgimento de Doenças Psicossomáticas.
*
Tomando Consciência das Próprias Emoções
Muitos de nós não tomamos consciência da intensa reação inicial que sentimos em diferentes situações, rapidamente sufocamos as emoções.
Ex: encontro com um mendigo; ouvir uma ofensa ou crítica negativa; fechada no trânsito; vendedor grosseiro; um amigo que se mostra frio e distante...
*
Tomando Consciência das Próprias Emoções
 Poucos são os que sabem distinguir o que realmente estão sentindo. Desprovidos dessa consciência, não desenvolvemos aptidões empáticas e interativas. E contribuímos pouco para a nossa saúde psíquica.
Ampliar a Consciência das próprias 
Emoções significa obter 
EDUCAÇÃO EMOCIONAL 
*
EDUCAÇÃO EMOCIONAL
 É a capacidade de entender as próprias emoções e de usá-las produtivamente. Obtendo,através delas, resultados mais positivos diante dos problemas e situações vivenciadas.
*
CONSCIÊNCIA EMOCIONAL
Saber o que estamos sentindo;
Saber o que os outros estão sentindo;
Descobrir a causa desses sentimentos;
Conhecer o efeito provável que os nossos sentimentos exercem sobre o outro.
*
ESCALA DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL
I--------I--------I---------I----------I----------I 
100% CONSCIÊNCIA 0%
 Interatividade ; Empatia; Causalidade/Diferenciação;
 BARREIRA VERBAL
 Experiência Primitiva; Sensações Físicas; Insensibilidade
 
*
ESCALA DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL
INSENSIBILIDADE:
 
 Não têm consciência das suas emoções. Os outros em geral têm uma melhor percepção das emoções dessas pessoas do que elas mesmas. De vez em quando “explode”, sentindo posteriormente culpa, mas fica confuso demais para entender o que gerou tal comportamento. A insensibilidade acaba por retornar de forma exagerada.
 
SENSAÇÕES FÍSICAS:
 Neste nível de consciência emocional as sensações físicas que acompanham as emoções são vivenciadas, mas não as emoções em si. É justamente neste ponto que as pessoas se tornam mais susceptíveis às somatizações.
 Essas pessoas costumam apelar para os remédios em busca de alívio para o seu mal estar. 
*
ESCALA DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL
EXPERIÊNCIA PRIMITIVA:
 
 Neste estágio o indivíduo tem consciência das emoções, mas estas são vivenciadas como um nível acentuado de energia perturbadora que não é entendida e não pode ser expressada por palavras. É sensível mas incapaz de compreender ou controlar suas emoções. Geralmente é o primeiro a fraquejarem um grupo submetido a pressão.
BARREIRA VERBAL:
 A travessia dessa barreira lingüística exige um ambiente favorável à informação emocional. Uma vez ultrapassada essa barreira torna-se mais fácil falar das próprias emoções, de maneira a desenvolver-se uma percepção dos próprios sentimentos
*
ESCALA DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL
DIFERENCIAÇÃO:
 Neste nível de consciência dá-se um passo a mais em direção ao reconhecimento das diferentes emoções e de sua intensidade, bem como à verbalização destas com outras pessoas. Ex: Ciúmes
EMPATIA:
	À medida que vamos descobrindo as diferentes emoções que sentimos, as variações na intensidade com que sentimos e suas razões, e à medida que a cs de nossas emoções vai se tornando refinada e sutil, começamos a perceber e intuir a complexidade e sutileza das emoções daqueles que nos cercam.
*
ESCALA DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL
INTERATIVIDADE:
	Ser “meramente” uma pessoa Empática tem suas desvantagens. O empático tem a percepção aguçada de uma complexa gama de informações emocionais amplamente desconhecida para os outros, algumas delas dolorosas. Saber como as outras pessoas se sentem não significa necessariamente saber o que fazer.
 O indivíduo dotado de Empatia precisa saber o que fazer com a sua percepção. 
 A INTERATIVIDADE EMOCIONAL requer o conhecimento das reações de cada um às emoções alheias, e de quando essa interação pode desenvolver-se para melhor ou para pior.

Continue navegando