Logo Passei Direto
Buscar

Cultura e Sociedade na Modernidade (HID04 PROVA 2

User badge image
Maykon Pereira

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O surgimento das cidades, bem como seu desenvolvimento, é analisado por diversos aspectos, entre eles, pelo viés e necessidade econômica e política requerida.
Desta forma, assinale a alternativa CORRETA:
a) O comércio no final do período feudal foi impulsionado pelas cruzadas, aproximando a população europeia de produtos que eram oriundos de outras regiões do mundo. Assim, desenvolveram-se as feiras livres em algumas cidades.
b) No mundo greco-romano, a cidade era entendida como um organismo controlado apenas pelo Estado, sem identificação com a dinâmica familiar e comercial.
c) Para controlar a produção artesanal em Roma, foram criadas as corporações de ofício, regulando a produção e o valor dos produtos. Desta forma, os burgos desenvolveram-se de forma organizada, propiciando seu crescimento econômico.
d) A sociedade de estamento na Idade Média propiciou a ascensão social através da mobilidade entre as camadas, marcando a expansão do comércio e, consequentemente, das cidades medievais.

As transformações urbanas em termos de projetos de modernização que transcorreram no século XIX e no início do século XX não ficaram apenas na Europa. Os ares de modernidade chegaram até o Brasil, impondo alterações tanto na paisagem e urbanidade, repercutindo na estruturação dos grupos sociais no interior das cidades.
Com relação às transformações urbanas, sociais e culturais no Brasil no período mencionado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Já nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil que até então se caracterizava como um mercado consumidor se tornou produtor de produtos industrializados em larga escala e também uma referência cultural, artística, ideológica e arquitetônica para outros países, especialmente da América Latina.
( ) O modelo de urbanização parisiense, em especial de cafeterias, teatros e implementação de bondes serviu de inspiração à modernização das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
( ) A estada da família real no país acelerou o processo de modernização do país, pois procurava compor uma estrutura mínima de infraestrutura e serviços que desfrutava na Europa antes do embarque ao Brasil.
( ) No século XIX, o desenvolvimento de São Paulo se deu em torno da produção de leite e derivados, seja pelo clima favorável, mas, principalmente pelos incentivos econômicos e tecnológicos que se destinavam à tecnologia industrial e agrária.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) F - V - F - F.

O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial. Isto porque grande parte da população que vivia no campo migrou para os núcleos urbanos, passando a trabalhar nas indústrias. A cidade é representada como um símbolo da modernidade. Contudo, o processo de industrialização e urbanização desordenada ocasionou vários problemas de ordem social.
Sobre esses problemas, assinale a alternativa CORRETA:
a) O processo de industrialização e urbanização na Europa desencadeou alguns problemas de ordem social, dentre os quais destacamos a pobreza, a prostituição, o alcoolismo, pessoas vivendo em situação de rua, dentre elas crianças e a prática dos roubos, especialmente de alimentos.
b) O principal problema social apresentado foi a precarização do ensino público, isto porque, o sistema educacional europeu não foi capaz de preparar os alunos para a compreensão de textos simples e a elaboração de cálculos aritméticos de operações básicas.
c) Apesar de ser considerada uma potência econômica mundial no século XIX, a Europa vivenciava alguns obstáculos de ordem social, sendo o principal o acesso à cultura erudita para a população que migrava dos campos em direção às cidades.
d) O principal problema social europeu foi a administração do sistema público de saúde que pode ser representado como uma tragédia humana, pois, não existiam recursos financeiros para prover tudo o que uma saúde de qualidade precisa e atender a um número tão grande de migrantes.

Com as Cruzadas, a Cristandade Europeia entrou em contato com a cultura muçulmana e por ela foi influenciada. Os europeus conheceram povos de culturas diversas, com maneiras diferentes de viver e pensar.
Sobre as Cruzadas e a importância desse movimento para a difusão de novas ideias na Europa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Além da presença de diversos produtos que os europeus desconheciam, o Oriente vivia uma economia organizada monetariamente, diferente da sociedade feudal onde eram comuns as trocas naturais.
( ) Com as peregrinações em direção ao Oriente, algumas regiões da Europa, como é o caso de Champagne, em Jerusalém, foram beneficiadas como pontos específicos de intercâmbio de mercadorias e foram se urbanizando.
( ) Os burgos eram castelos fortificados situados nas fronteiras da cristandade latina e que serviam de postos militares para defesa contra os inimigos.
( ) Por ser uma região com forte presença de soldados, os burgos ofertavam segurança para o comércio intercontinental entre Europa, Ásia e África.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

O século XIX é explicado por diversos estudiosos como sendo um momento histórico em que se consolidam mudanças no campo político, religioso e do pensamento. As mudanças se deram no sentido de superar antigos contextos em que ocorria forte influência religiosa na composição e nas decisões políticas, pelo dogmatismo no campo do pensamento e das formas de produção artesanal e manufatureira na confecção de produtos.
Se a partir do século XIX passa a ocorrer a superação do contexto apresentado acima, quais foram as novas explicações/paradigmas que se instauraram?
a) Laicidade no campo religioso, racionalização no campo da produção e industrialização no campo político.
b) Laicidade no campo político, racionalização no pensamento e industrialização no campo da produção.
c) Racionalização no campo político, industrialização no religioso e secularização no campo da produção.
d) Secularização no campo religioso, racionalização na produção e industrialização no campo político.

O processo de modernidade e urbanização começa com a desagregação do mundo feudal na Europa e termina com o estabelecimento das grandes metrópoles. Um dos principais motivos para a desagregação do sistema feudal foi as Cruzadas, a partir do século XI.
Sobre o movimento das Cruzadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com as Cruzadas, a cristandade Islâmica entrou em contato com a cultura muçulmana e por ela foi influenciada.
( ) Com o movimento das Cruzadas, os europeus conheceram povos de culturas diversas no Oriente, com maneiras diferentes de pensar e viver, o que contribuiu para a circulação de novas ideias na Europa.
( ) O interesse dos povos do Oriente pelos produtos do Ocidente possibilitou o surgimento de feiras livres em algumas cidades da Europa que ficavam no caminho da peregrinação.
( ) Diferente da sociedade feudal onde eram comuns as trocas naturais, no Oriente existia a presença da moeda para mediar as trocas de produtos e objetos.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

Até o século XIX, as explicações religiosas prevaleciam no interior das concepções e mentalidades da sociedade. Os projetos de modernidade foram gradualmente sendo introduzidos, e em seus conteúdos apresentavam a ideia de racionalização da sociedade como um todo.
Neste sentido, foram fundamentais as teorias propostas por René Descartes (1596-1650) no campo teórico e filosófico, Isaac Newton (1643-1727), no campo das ciências físicas e de Charles Darwin (1809-1882) no campo das ciências da natureza. Sobre o que muda com a racionalidade científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com a modernidade e a racionalidade científica, a sociedade passou a ser estudada através de métodos e critérios de análise, como a interpretação de dados de censos e estimativas demográficas.
( ) No contexto da Modernidade, o Estado se amparava teoricamente nas teses propostas por estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções autoritárias.
( ) O Estado também assumiu posturas da racionalidade organizacional e positivistas para organizar a sociedade e controlar os corpos e os comportamentos em diferentes espaços, como as escolas, os hospitais, os presídios e os hospícios.
( ) Um ponto positivo no contexto da modernidade é que todas as pessoas, sem exceção, passaram a ser enquadradas nos padrões sociais de normalidade do corpo e da mente, ou seja, todas passaram a ser incluídas socialmente, diferentemente das situação de exclusão e segregação vivenciadas por inúmeras pessoas no período medieval.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - V.

Paris, também chamada de cidade luz, foi uma inspiração para o mundo no período da chamada Bela Época, como foi denominada a transição do século XIX para o século XX. Sob a gestão do barão de Haussmann, Paris se transformou em uma cidade moderna, ao criar 12 avenidas nas imediações de Champs Élysées e que foram ocupados por elegantes mansões de enriquecidos burgueses parisienses. O plano de urbanização de Paris também serviu de referência para a realização de projetos e ações políticas implementadas no Brasil a partir da vinda da família real.
Sobre a experiência brasileira na modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A chegada da família real em 1808 e a urgência para a acomodação da corte ocasionou algumas mudanças em termos de saneamento público, na arquitetura e também com relação às normas de higiene, posturas e condutas públicas, que foram estendidas às principais cidades do país.
( ) As principais cidades do Brasil no período Colonial e também durante o Império eram São Paulo, Porto Alegre e Recife. Nessas cidades, o governo colocou em prática a política do "bota fora".
( ) Até a chegada da corte, as cidades brasileiras não contavam com um plano de urbanização mais elaborado. O primeiro Plano Urbano do Rio de Janeiro, em 1875, foi criado pela Comissão de melhoramentos do Rio de Janeiro.
( ) Apesar de ser a maior cidade do Brasil, o Rio de Janeiro foi ainda, na segunda metade do século XIX, um centro urbano com características tipicamente coloniais, que comportava ruas estreitas, sinuosas e esburacadas, a maioria sem pavimentação, congestionadas por fluxos de homens e mercadorias entre o terminal ferroviário, a zona portuária e o centro mercantil.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O surgimento das cidades, bem como seu desenvolvimento, é analisado por diversos aspectos, entre eles, pelo viés e necessidade econômica e política requerida.
Desta forma, assinale a alternativa CORRETA:
a) O comércio no final do período feudal foi impulsionado pelas cruzadas, aproximando a população europeia de produtos que eram oriundos de outras regiões do mundo. Assim, desenvolveram-se as feiras livres em algumas cidades.
b) No mundo greco-romano, a cidade era entendida como um organismo controlado apenas pelo Estado, sem identificação com a dinâmica familiar e comercial.
c) Para controlar a produção artesanal em Roma, foram criadas as corporações de ofício, regulando a produção e o valor dos produtos. Desta forma, os burgos desenvolveram-se de forma organizada, propiciando seu crescimento econômico.
d) A sociedade de estamento na Idade Média propiciou a ascensão social através da mobilidade entre as camadas, marcando a expansão do comércio e, consequentemente, das cidades medievais.

As transformações urbanas em termos de projetos de modernização que transcorreram no século XIX e no início do século XX não ficaram apenas na Europa. Os ares de modernidade chegaram até o Brasil, impondo alterações tanto na paisagem e urbanidade, repercutindo na estruturação dos grupos sociais no interior das cidades.
Com relação às transformações urbanas, sociais e culturais no Brasil no período mencionado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Já nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil que até então se caracterizava como um mercado consumidor se tornou produtor de produtos industrializados em larga escala e também uma referência cultural, artística, ideológica e arquitetônica para outros países, especialmente da América Latina.
( ) O modelo de urbanização parisiense, em especial de cafeterias, teatros e implementação de bondes serviu de inspiração à modernização das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
( ) A estada da família real no país acelerou o processo de modernização do país, pois procurava compor uma estrutura mínima de infraestrutura e serviços que desfrutava na Europa antes do embarque ao Brasil.
( ) No século XIX, o desenvolvimento de São Paulo se deu em torno da produção de leite e derivados, seja pelo clima favorável, mas, principalmente pelos incentivos econômicos e tecnológicos que se destinavam à tecnologia industrial e agrária.
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) F - V - F - F.

O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial. Isto porque grande parte da população que vivia no campo migrou para os núcleos urbanos, passando a trabalhar nas indústrias. A cidade é representada como um símbolo da modernidade. Contudo, o processo de industrialização e urbanização desordenada ocasionou vários problemas de ordem social.
Sobre esses problemas, assinale a alternativa CORRETA:
a) O processo de industrialização e urbanização na Europa desencadeou alguns problemas de ordem social, dentre os quais destacamos a pobreza, a prostituição, o alcoolismo, pessoas vivendo em situação de rua, dentre elas crianças e a prática dos roubos, especialmente de alimentos.
b) O principal problema social apresentado foi a precarização do ensino público, isto porque, o sistema educacional europeu não foi capaz de preparar os alunos para a compreensão de textos simples e a elaboração de cálculos aritméticos de operações básicas.
c) Apesar de ser considerada uma potência econômica mundial no século XIX, a Europa vivenciava alguns obstáculos de ordem social, sendo o principal o acesso à cultura erudita para a população que migrava dos campos em direção às cidades.
d) O principal problema social europeu foi a administração do sistema público de saúde que pode ser representado como uma tragédia humana, pois, não existiam recursos financeiros para prover tudo o que uma saúde de qualidade precisa e atender a um número tão grande de migrantes.

Com as Cruzadas, a Cristandade Europeia entrou em contato com a cultura muçulmana e por ela foi influenciada. Os europeus conheceram povos de culturas diversas, com maneiras diferentes de viver e pensar.
Sobre as Cruzadas e a importância desse movimento para a difusão de novas ideias na Europa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Além da presença de diversos produtos que os europeus desconheciam, o Oriente vivia uma economia organizada monetariamente, diferente da sociedade feudal onde eram comuns as trocas naturais.
( ) Com as peregrinações em direção ao Oriente, algumas regiões da Europa, como é o caso de Champagne, em Jerusalém, foram beneficiadas como pontos específicos de intercâmbio de mercadorias e foram se urbanizando.
( ) Os burgos eram castelos fortificados situados nas fronteiras da cristandade latina e que serviam de postos militares para defesa contra os inimigos.
( ) Por ser uma região com forte presença de soldados, os burgos ofertavam segurança para o comércio intercontinental entre Europa, Ásia e África.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

O século XIX é explicado por diversos estudiosos como sendo um momento histórico em que se consolidam mudanças no campo político, religioso e do pensamento. As mudanças se deram no sentido de superar antigos contextos em que ocorria forte influência religiosa na composição e nas decisões políticas, pelo dogmatismo no campo do pensamento e das formas de produção artesanal e manufatureira na confecção de produtos.
Se a partir do século XIX passa a ocorrer a superação do contexto apresentado acima, quais foram as novas explicações/paradigmas que se instauraram?
a) Laicidade no campo religioso, racionalização no campo da produção e industrialização no campo político.
b) Laicidade no campo político, racionalização no pensamento e industrialização no campo da produção.
c) Racionalização no campo político, industrialização no religioso e secularização no campo da produção.
d) Secularização no campo religioso, racionalização na produção e industrialização no campo político.

O processo de modernidade e urbanização começa com a desagregação do mundo feudal na Europa e termina com o estabelecimento das grandes metrópoles. Um dos principais motivos para a desagregação do sistema feudal foi as Cruzadas, a partir do século XI.
Sobre o movimento das Cruzadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com as Cruzadas, a cristandade Islâmica entrou em contato com a cultura muçulmana e por ela foi influenciada.
( ) Com o movimento das Cruzadas, os europeus conheceram povos de culturas diversas no Oriente, com maneiras diferentes de pensar e viver, o que contribuiu para a circulação de novas ideias na Europa.
( ) O interesse dos povos do Oriente pelos produtos do Ocidente possibilitou o surgimento de feiras livres em algumas cidades da Europa que ficavam no caminho da peregrinação.
( ) Diferente da sociedade feudal onde eram comuns as trocas naturais, no Oriente existia a presença da moeda para mediar as trocas de produtos e objetos.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

Até o século XIX, as explicações religiosas prevaleciam no interior das concepções e mentalidades da sociedade. Os projetos de modernidade foram gradualmente sendo introduzidos, e em seus conteúdos apresentavam a ideia de racionalização da sociedade como um todo.
Neste sentido, foram fundamentais as teorias propostas por René Descartes (1596-1650) no campo teórico e filosófico, Isaac Newton (1643-1727), no campo das ciências físicas e de Charles Darwin (1809-1882) no campo das ciências da natureza. Sobre o que muda com a racionalidade científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com a modernidade e a racionalidade científica, a sociedade passou a ser estudada através de métodos e critérios de análise, como a interpretação de dados de censos e estimativas demográficas.
( ) No contexto da Modernidade, o Estado se amparava teoricamente nas teses propostas por estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções autoritárias.
( ) O Estado também assumiu posturas da racionalidade organizacional e positivistas para organizar a sociedade e controlar os corpos e os comportamentos em diferentes espaços, como as escolas, os hospitais, os presídios e os hospícios.
( ) Um ponto positivo no contexto da modernidade é que todas as pessoas, sem exceção, passaram a ser enquadradas nos padrões sociais de normalidade do corpo e da mente, ou seja, todas passaram a ser incluídas socialmente, diferentemente das situação de exclusão e segregação vivenciadas por inúmeras pessoas no período medieval.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - V.

Paris, também chamada de cidade luz, foi uma inspiração para o mundo no período da chamada Bela Época, como foi denominada a transição do século XIX para o século XX. Sob a gestão do barão de Haussmann, Paris se transformou em uma cidade moderna, ao criar 12 avenidas nas imediações de Champs Élysées e que foram ocupados por elegantes mansões de enriquecidos burgueses parisienses. O plano de urbanização de Paris também serviu de referência para a realização de projetos e ações políticas implementadas no Brasil a partir da vinda da família real.
Sobre a experiência brasileira na modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A chegada da família real em 1808 e a urgência para a acomodação da corte ocasionou algumas mudanças em termos de saneamento público, na arquitetura e também com relação às normas de higiene, posturas e condutas públicas, que foram estendidas às principais cidades do país.
( ) As principais cidades do Brasil no período Colonial e também durante o Império eram São Paulo, Porto Alegre e Recife. Nessas cidades, o governo colocou em prática a política do "bota fora".
( ) Até a chegada da corte, as cidades brasileiras não contavam com um plano de urbanização mais elaborado. O primeiro Plano Urbano do Rio de Janeiro, em 1875, foi criado pela Comissão de melhoramentos do Rio de Janeiro.
( ) Apesar de ser a maior cidade do Brasil, o Rio de Janeiro foi ainda, na segunda metade do século XIX, um centro urbano com características tipicamente coloniais, que comportava ruas estreitas, sinuosas e esburacadas, a maioria sem pavimentação, congestionadas por fluxos de homens e mercadorias entre o terminal ferroviário, a zona portuária e o centro mercantil.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Prévia do material em texto

Disciplina: Cultura e Sociedade na Modernidade (HID04) 
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443628) ( peso.:1,50) 
Prova: 9701068 
Nota da Prova: 9,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O surgimento das cidades, bem como seu desenvolvimento, é analisado por diversos 
aspectos, entre eles, pelo viés e necessidade econômica e política requerida. Desta forma, 
assinale a alternativa CORRETA: 
 a) No mundo greco-romano, a cidade era entendida como um organismo controlado 
apenas pelo Estado, sem identificação com a dinâmica familiar e comercial. 
 b) A sociedade de estamento na Idade Média propiciou a ascensão social através da 
mobilidade entre as camadas, marcando a expansão do comércio e, consequentemente, 
das cidades medievais. 
 c) Para controlar a produção artesanal em Roma, foram criadas as corporações de ofício, 
regulando a produção e o valor dos produtos. Desta forma, os burgos desenvolveram-se 
de forma organizada, propiciando seu crescimento econômico. 
 d) O comércio no final do período feudal foi impulsionado pelas cruzadas, aproximando a 
população europeia de produtos que eram oriundos de outras regiões do mundo. 
Assim, desenvolveram-se as feiras livres em algumas cidades. 
 
2. As transformações urbanas em termos de projetos de modernização que transcorreram no 
século XIX e no início do século XX não ficaram apenas na Europa. Os ares de modernidade 
chegaram até o Brasil, impondo alterações tanto na paisagem e urbanidade, repercutindo 
na estruturação dos grupos sociais no interior das cidades. Com relação às transformações 
urbanas, sociais e culturais no Brasil no período mencionado, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Já nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil que até então se caracterizava como 
um mercado consumidor se tornou produtor de produtos industrializados em larga escala e 
também uma referência cultural, artística, ideológica e arquitetônica para outros países, 
especialmente da América Latina. 
( ) O modelo de urbanização parisiense, em especial de cafeterias, teatros e 
implementação de bondes serviu de inspiração à modernização das cidades do Rio de 
Janeiro e São Paulo. 
( ) A estada da família real no país acelerou o processo de modernização do país, pois 
procurava compor uma estrutura mínima de infraestrutura e serviços que desfrutava na 
Europa antes do embarque ao Brasil. 
( ) No século XIX, o desenvolvimento de São Paulo se deu em torno da produção de leite e 
derivados, seja pelo clima favorável, mas, principalmente pelos incentivos econômicos e 
tecnológicos que se destinavam à tecnologia industrial e agrária. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - F. 
 b) V - F - F - V. 
 c) F - V - F - F. 
 d) V - F - V - F. 
 
3. O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial. Isto 
porque grande parte da população que vivia no campo migrou para os núcleos urbanos, 
passando a trabalhar nas indústrias. A cidade é representada como um símbolo da 
modernidade. Contudo, o processo de industrialização e urbanização desordenada 
ocasionou vários problemas de ordem social. Sobre esses problemas, assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) O processo de industrialização e urbanização na Europa desencadeou alguns problemas 
de ordem social, dentre os quais destacamos a pobreza, a prostituição, o alcoolismo, 
pessoas vivendo em situação de rua, dentre elas crianças e a prática dos roubos, 
especialmente de alimentos. 
 b) O principal problema social europeu foi a administração do sistema público de saúde 
que pode ser representado como uma tragédia humana, pois, não existiam recursos 
financeiros para prover tudo o que uma saúde de qualidade precisa e atender a um 
número tão grande de migrantes. 
 c) O principal problema social apresentado foi a precarização do ensino público, isto 
porque, o sistema educacional europeu não foi capaz de preparar os alunos para a 
compreensão de textos simples e a elaboração de cálculos aritméticos de operações 
básicas. 
 d) Apesar de ser considerada uma potência econômica mundial no século XIX, a Europa 
vivenciava alguns obstáculos de ordem social, sendo o principal o acesso à cultura 
erudita para a população que migrava dos campos em direção às cidades. 
 
4. Com as Cruzadas, a Cristandade Europeia entrou em contato com a cultura muçulmana e 
por ela foi influenciada. Os europeus conheceram povos de culturas diversas, com 
maneiras diferentes de viver e pensar. Sobre as Cruzadas e a importância desse movimento 
para a difusão de novas ideias na Europa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas: 
 
( ) Além da presença de diversos produtos que os europeus desconheciam, o Oriente vivia 
uma economia organizada monetariamente, diferente da sociedade feudal onde eram 
comuns as trocas naturais. 
( ) Com as peregrinações em direção ao Oriente, algumas regiões da Europa, como é o 
caso de Champagne, em Jerusalém, foram beneficiadas como pontos específicos de 
intercâmbio de mercadorias e foram se urbanizando. 
( ) Os burgos eram castelos fortificados situados nas fronteiras da cristandade latina e que 
serviam de postos militares para defesa contra os inimigos. 
( ) Por ser uma região com forte presença de soldados, os burgos ofertavam segurança 
para o comércio intercontinental entre Europa, Ásia e África. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - F. 
 b) V - F - V - V. 
 c) V - F - F - V. 
 d) V - F - V - F. 
 
5. Adam Smith, em l776, escreveu "A Riqueza das Nações" e sistematizou as principais ideias e 
postulados do pensamento liberal inglês. Assinale a alternativa CORRETA na qual, segundo 
Adam Smith, dar-se-ia o equilíbrio econômico: 
 a) O Estado não deveria intervir na economia, nos preços das mercadorias e nas relações 
de comércio. 
 b) O equilíbrio econômico se efetivaria quando o capitalismo industrial fosse implantado 
em sua totalidade. 
 c) O equilíbrio econômico dar-se-ia através do estreitamento das relações entre diferentes 
classes sociais. 
 d) O Estado deveria intensificar a intervenção nas relações comerciais internacionais e no 
mercado interno. 
 
6. O século XIX é explicado por diversos estudiosos como sendo um momento histórico em 
que se consolidam mudanças no campo político, religioso e do pensamento. As mudanças 
se deram no sentido de superar antigos contextos em que ocorria forte influência religiosa 
na composição e nas decisões políticas, pelo dogmatismo no campo do pensamento e das 
formas de produção artesanal e manufatureira na confecção de produtos. Se a partir do 
século XIX passa a ocorrer a superação do contexto apresentado acima, quais foram as 
novas explicações/paradigmas que se instauraram? 
 a) Laicidade no campo religioso, racionalização no campo da produção e industrialização 
no campo político. 
 b) Secularização no campo religioso, racionalização na produção e industrialização no 
campo político. 
 c) Laicidade no campo político, racionalização no pensamento e industrialização no campo 
da produção. 
 d) Racionalização no campo político, industrialização no religioso e secularização no campo 
da produção. 
 
7. As relações entre o Estado, a Igreja e a sociedade civil passaram por profundas alterações 
no mundo ocidental nos últimos 200 anos. As mudanças se deram não somente no campo 
material, mas também existencial, que foi amplamente caracterizado pelo processo de 
secularização e expresso na máxima do pensador Friedrich Nietzsche (1844-1900) as 
noções de que "Deus está morto". O quese pode compreender por secularização? 
 a) Movimento de separação entre Igreja e Estado, bem como a substituição das 
explicações não religiosas para os fenômenos sociais e da natureza. 
 b) Movimento social de utilização política dos valores religiosos, também chamado de 
cristandade. 
 c) Movimento social de complementação das ações da Igreja e do Estado, denominada 
também de padroado régio. 
 d) Movimento social de profunda base religiosa, marcado por ações de proteção do rei 
inglês aos súditos anglicanos nos Estados Unidos. 
 
8. O processo de modernidade e urbanização começa com a desagregação do mundo feudal 
na Europa e termina com o estabelecimento das grandes metrópoles. Um dos principais 
motivos para a desagregação do sistema feudal foi as Cruzadas, a partir do século XI. Sobre 
o movimento das Cruzadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Com as Cruzadas, a cristandade Islâmica entrou em contato com a cultura muçulmana 
e por ela foi influenciada. 
( ) Com o movimento das Cruzadas, os europeus conheceram povos de culturas diversas 
no Oriente, com maneiras diferentes de pensar e viver, o que contribuiu para a circulação 
de novas ideias na Europa. 
( ) O interesse dos povos do Oriente pelos produtos do Ocidente possibilitou o 
surgimento de feiras livres em algumas cidades da Europa que ficavam no caminho da 
peregrinação. 
( ) Diferente da sociedade feudal onde eram comuns as trocas naturais, no Oriente existia 
a presença da moeda para mediar as trocas de produtos e objetos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - F - V. 
 b) F - V - F - V. 
 c) V - F - V - F. 
 d) F - F - V - V. 
 
9. Até o século XIX, as explicações religiosas prevaleciam no interior das concepções e 
mentalidades da sociedade. Os projetos de modernidade foram gradualmente sendo 
introduzidos, e em seus conteúdos apresentavam a ideia de racionalização da sociedade 
como um todo. Neste sentido, foram fundamentais as teorias propostas por René 
Descartes (1596-1650) no campo teórico e filosófico, Isaac Newton (1643-1727), no campo 
das ciências físicas e de Charles Darwin (1809-1882) no campo das ciências da natureza. 
Sobre o que muda com a racionalidade científica, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Com a modernidade e a racionalidade científica, a sociedade passou a ser estudada 
através de métodos e critérios de análise, como a interpretação de dados de censos e 
estimativas demográficas. 
( ) No contexto da Modernidade, o Estado se amparava teoricamente nas teses propostas 
por estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções autoritárias. 
( ) O Estado também assumiu posturas da racionalidade organizacional e positivistas para 
organizar a sociedade e controlar os corpos e os comportamentos em diferentes espaços, 
como as escolas, os hospitais, os presídios e os hospícios. 
( ) Um ponto positivo no contexto da modernidade é que todas as pessoas, sem exceção, 
passaram a ser enquadradas nos padrões sociais de normalidade do corpo e da mente, ou 
seja, todas passaram a ser incluídas socialmente, diferentemente das situação de exclusão 
e segregação vivenciadas por inúmeras pessoas no período medieval. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - V. 
 b) V - F - F - V. 
 c) V - V - V - F. 
 d) F - F - V - V. 
 
10. Paris, também chamada de cidade luz, foi uma inspiração para o mundo no período da 
chamada Bela Época, como foi denominada a transição do século XIX para o século XX. Sob 
a gestão do barão de Haussmann, Paris se transformou em uma cidade moderna, ao criar 
12 avenidas nas imediações de Champs Élysées e que foram ocupados por elegantes 
mansões de enriquecidos burgueses parisienses. O plano de urbanização de Paris também 
serviu de referência para a realização de projetos e ações políticas implementadas no Brasil 
a partir da vinda da família real. Sobre a experiência brasileira na modernidade, classifique 
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A chegada da família real em 1808 e a urgência para a acomodação da corte ocasionou 
algumas mudanças em termos de saneamento público, na arquitetura e também com 
relação às normas de higiene, posturas e condutas públicas, que foram estendidas às 
principais cidades do país. 
( ) As principais cidades do Brasil no período Colonial e também durante o Império eram 
São Paulo, Porto Alegre e Recife. Nessas cidades, o governo colocou em prática a política 
do "bota fora". 
( ) Até a chegada da corte, as cidades brasileiras não contavam com um plano de 
urbanização mais elaborado. O primeiro Plano Urbano do Rio de Janeiro, em 1875, foi 
criado pela Comissão de melhoramentos do Rio de Janeiro. 
( ) Apesar de ser a maior cidade do Brasil, o Rio de Janeiro foi ainda, na segunda metade 
do século XIX, um centro urbano com características tipicamente coloniais, que comportava 
ruas estreitas, sinuosas e esburacadas, a maioria sem pavimentação, congestionadas por 
fluxos de homens e mercadorias entre o terminal ferroviário, a zona portuária e o centro 
mercantil. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - V - V. 
 b) F - V - V - F. 
 c) V - F - V - V. 
 d) V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina