Buscar

Boas Práticas de Laboratório e Riscos Químicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 10/04/15
BPL
“Boas Práticas de Laboratório (BPL) é um sistema da qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos não clínicos referentes a saúde e meio ambiente são planejados,realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados.”
BPL
É o conjunto de normas, procedimentos e atitudes de segurança que visam minimizar os acidentes em laboratório.
 Nenhuma opção é apropriada para todas as circunstâncias. Deve-se considerar o que poderá acontecer durante uma operação normal, atividades de manutenção ou emergência previsíveis.
BPL
È necessário avaliar as probabilidades de ocorrência e as possibilidades de exposição individual. A opção de controle selecionada deverá:
Reduzir a exposição individual a níveis aceitáveis;
Ser aceita pela equipe de trabalho;
BPL
Não criar novos riscos em outros locais;
Garantir a continuidade da operação;
Ser confiável; 
Ser considerada sob o aspecto de custo.
Conceito de agentes ambientais
São os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos á saúde do trabalhador.
Riscos Químicos no laboratório
Riscos Químicos:É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química inclui, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. 
Riscos Químicos no laboratório
Os danos à saúde pode advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
Riscos Químicos no laboratório
Todo laboratório que trabalhe com reagentes e solventes deve ser considerado um perigo em potencial para saúde. A questão é reconhecer os riscos que representa trabalhar com diferentes reagentes e solventes, o pessoal do laboratório deverá conhecer qualquer propriedade perigosa dos materiais a serem utilizados. Isto pode ser feito pelo conhecimento das folhas de dados de segurança fornecidos, ou por livros de referência.
O que são pictogramas?
Pictogramas são representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada, mas sem perder o significado essencial do que se está representando. Seu uso geralmente está associado à sinalização pública, instruções, orientações e qualquer outro meio para transmitir informações.
Riscos Químicos no laboratório
Riscos Químicos:É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar lhe a saúde. 
Os danos físicos relacionados à exposição química inclui, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. 
Riscos Químicos no laboratório
Os danos à saúde pode advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
Riscos Químicos no laboratório
Todo laboratório que trabalhe com reagentes e solventes deve ser considerado um perigo em potencial para saúde. 
A questão é reconhecer os riscos que representa trabalhar com diferentes reagentes e solventes, o pessoal do laboratório deverá conhecer qualquer propriedade perigosa dos materiais a serem utilizados. Isto pode ser feito pelo conhecimento das folhas de dados de segurança fornecidos, ou por livros de referência.
Flamabilidade:
São aqueles que não evaporam rapidamente nas condições de temperatura e pressão do local onde se encontram, permitindo o acúmulo de vapor suficiente para inflamar na presença de uma fonte de ignição. A menor temperatura na qual o vapor de um líquido pode ser inflamado por uma chama ou por uma faísca é conhecida como ponto de ignição desse produto químico. Substâncias inflamáveis podem ser sólidas, líquidas ou gasosas, mas o tipo mais comum encontrado nos laboratórios é o líquido inflamável ou o vapor produzido por tal líquido.
Flamabilidade:
Produtos químicos inflamáveis ou combustíveis podem reagir com oxidantes químicos causando fogo ou explosões.
A Folha de informação sobre produtos químicos (FISPQ) pode incluir informações sobre a temperatura de auto-ignição do produto químico, que corresponde à menor temperatura na qual a energia térmica permite a ignição espontânea de vapores do produto.
Flamabilidade:
Quando o vapor inflamável atinge a sua temperatura de auto-ignição, a ignição ocorre mesmo na ausência de faíscas.
Quanto mais baixa a temperatura de ignição, maior o potencial de incêndio. Os rótulos de produtos químicos geralmente contêm informações sobre a sua inflamabilidade e o seu ponto de ignição. 
Solventes com pontos de ignição abaixo da temperatura ambiente podem formar uma nuvem de vapor invisível cuja ignição por uma faísca pode causar um incêndio ou uma explosão.
Substâncias corrosivas e irritantes:
Produtos corrosivos são produtos químicos que, por ação química no sítio de contato, podem causar destruição visível ou alterações irreversíveis em tecidos vivos. Corrosivos podem também reagir com metais (oxidação) causando deterioração da superfície metálica. Ácidos e bases são corrosivos. Soluções aquosas de ácidos com pH menor que 2 ou maior que 12 são especialmente perigosas e requerem precauções especiais. Produtos corrosivos podem atacar vidros e cerâmicas, corroer tampos e roscas de frascos, permitindo o acesso irrestrito do ar. Plásticos e borrachas podem tornar-se quebradiços; tecidos podem absorver o composto corrosivo e atacar a pele. Exemplos de produtos corrosivos comuns em laboratórios: ácido sulfúrico, hidróxido de potássio, ácido crômico e hidróxido de sódio.
Substâncias corrosivas e irritantes:
Irritantes são materiais que causam inflamação nas membranas mucosas. Para causar inflamação são necessárias concentrações de agentes muito abaixo daquelas necessárias para causar corrosão. Exposições longas a esses agentes podem causar aumento da secreção de muco e bronquite crônica. Exemplos incluem: amônia, vapores de ácido clorídrico, halogênios (F2, Cl2, I2), fosgênio, dióxido de nitrogênio, tricloreto de arsênico, ácido fluorídrico, ozônio, sulfato de dietila/dimetila, cloretos de fósforo, pós e névoas alcalinas (hidróxidos, carbonatos, etc).
Produtos irritantes podem também causar alteração na mecânica respiratória e função pulmonar (asma químico). Exemplos incluem: dióxido de enxofre, ácido sulfúrico, ácido acético, acroleina, iodo, formaldeído e ácido fórmico.
Substâncias tóxicas ou nocivas:
Entende-se por materiais tóxicos os que apresentam risco de envenenamento agudo ou crônico por qualquer via. Substâncias nocivas são aquelas que sendo menos tóxicas, apresentam riscos para os que estão expostos a elas.
A maior parte dos acidentes com substâncias tóxicas tem ocorrido por inalação. Por essa razão, tanto o manuseamento como a realização de experiências com tais substâncias, ou que levem à sua produção, devem ser feitas em locais com boa extracção de ar
Substâncias tóxicas ou nocivas:
A segunda via mais habitual de toxicidade química é a absorção através da pele. A melhor protecção será então o uso de luvas, aventais e mesmo da bata. Como prática geral, é de aconselhar que as mãos não sejam levadas à boca ou face durante a realização experimental e que antes de abandonar o laboratório sejam lavadas abundantemente com água e detergente.
 A outra via de toxicidade é a ingestão, que se evita facilmente com o cumprimento de regras básicas como não pipetar
líquidos à boca e não comer nem beber quaisquer alimentos num laboratório.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais