A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
O pedagogo e a função social da escola ATIVIDADE 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

PERGUNTA 1
(retirada do Enade)
Entendemos a educação não formal como aquela voltada para o ser humano como um todo, cidadão do mundo, homens e mulheres. Em hipótese alguma, ela substitui ou compete com a educação formal, escolar. Poderá ajudar na complementação dessa última, via programações específicas, que articulem escola e comunidade educativa localizada no território do entorno da escola. A educação não formal tem alguns de seus objetivos semelhantes ao da educação formal, como a formação de um cidadão pleno, mas ela tem também a possibilidade de desenvolver alguns objetivos que lhe são específicos, pela forma e pelos espaços onde se desenvolvem suas práticas, a exemplo de um conselho ou da participação em uma luta social contra as discriminações, por exemplo, a favor das diferenças culturais.
(GOHN, M.G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas das escolas. Ensaio: aval. Pol.púb.Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, 2006 (adaptado).
Considerando o tema apresentado e práticas inclusivas e democráticas de articulação escola-comunidade e movimentos sociais comunitários, avalie as afirmações a seguir, a respeito de ações realizadas pela escola e/ou por seus profissionais nesse contexto.
I.Identificar que objetivos da educação não formal estão disseminados na comunidade e utilizá-los para complementar e aprimorar a prática educativa escolar.
II.Descentralizar o poder decisório, que, geralmente, se encontra nas mãos da equipe gestora, para que os membros da comunidade sejam protagonistas das decisões colegiadas.
III.Garantir a participação dos membros da comunidade nos órgãos colegiados da escola, pois esses são os locais onde se entrecruzam necessidades advindas da prática da educação formal/escolar com as da educação não formal.
IV.Identificar e selecionar pais ou familiares que têm atuação política mais efetiva junto a movimentos sociais comunitários para que representem os demais.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	II, III e IV.
	
	b.
	III e IV.
	
	c.
	I, II e III.
	
	d.
	I e IV.
	
	e.
	I, II e III.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Leia o excerto a seguir.
Para garantir que a aprendizagem formal se torne significativa é importante que professor leve para a sala de aula ações do cotidiano dos alunos; “[...] além disso, seria importante aliar à organização do processo pedagógico incorporado pelo professor, com base na pesquisa, ensino e extensão de modo integrado, com o intuito de desenvolver os conteúdos, com os estudantes, por meio da valorização não apenas dos esportes, mas das demais práticas corporais presentes na cultura.”
DOMINGUES, S. C.; KUNZ, E.; ARAÚJO, L. C. G. Educação Ambiental e Educação Física: possibilidades para a formação de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, p. 559-571, 2011, p. 562.
Considerando a leitura do excerto, e os aspectos da aprendizagem e da educação formal estudados no texto-base, analise as afirmativas a seguir:
I. O aluno aprende independentemente das mediações entre ele e o professor.
II. O processo de aprendizagem depende de uma estruturação do tempo e do espaço.
III. As atividades têm foco na aprendizagem do conteúdo, mas não na formação cidadã.
IV. O professor possui papel importante no processo de aprendizagem para a formação integral.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas sobre a aprendizagem formal.
	
	a.
	II e III, apenas.
	
	b.
	I e II, apenas.
	
	c.
	II, III e IV, apenas.
	
	d.
	I e IV, apenas.
	
	e.
	II e IV, apenas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Leia o excerto a seguir.
“O professor é um auxiliar do aluno, um facilitador, como definiu Carl Rogers (1902-1987). O aluno já traz um saber ou uma capacidade de conhecer que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo. O professor deve interferir o mínimo possível. Qualquer ação que o aluno decida fazer é, a priori, boa, instrutiva”.
BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, jan/jun. 1994, p. 13. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/260250772/BECKER-Fernando-Modelos-pedagogicos-e-modelos-epistemologicos-2-pdf>. Acesso em: 15/02/2018.
Considerando a leitura, e os conteúdos estudados no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente o modelo pedagógico descrito no excerto apresentado.
	
	a.
	Pedagogia crítica.
	
	b.
	Pedagogia não diretiva.
	
	c.
	Pedagogia diretiva.
	
	d.
	Pedagogia relacional.
	
	e.
	Pedagogia construtivista.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
A proposta que inspira os Projetos de Trabalho está vinculada à perspectiva do conhecimento global e relacional. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização do conhecimento em relação à organização do conhecimento e tratamento das informações com o objetivo de levar os alunos à construção do conhecimento.
(HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988 (texto inicial adaptado do Enade 2017)
Considerando essa perspectiva da pedagogia de projetos, avalie as afirmações a seguir:
I. Para o desenvolvimento de Projetos de Trabalho na escola é muito importante reconhecer a importância de organizar o tempo e o espaço escolar para partilha das experiências e organização deste trabalho.
II.O estudante é central neste processo de ensino-aprendizagem e suas hipóteses e experimentos devem ser considerados nesse processo.
III.A organização escolar não é o central nesta discussão, pois a vida escolar do aluno não tem contribuições para sua socialização e produção de saberes.
IV. Uma escola tradicional e minuciosa na organização do tempo e do espaço escolar é o modelo de escola e deverá ser seguido por todas as instituições.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	Apenas I.
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	II e III.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
“O professor fala, e o aluno escuta. O professor dita, e o aluno copia. O professor decide o que fazer e, em geral, decide o mesmo de sempre, e o aluno executa. O professor ‘ensina’, e o aluno ‘aprende’”.
 BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, jan/jun. 1994, p. 13. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/260250772/BECKER-Fernando-Modelos-pedagogicos-e-modelos-epistemologicos-2-pdf>. Acesso em: 15/02/2018.
Considerando a leitura do excerto e os conteúdos estudados no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente o modelo pedagógico ao qual se refere Becker (1994).
	
	a.
	Pedagogia crítica.
	
	b.
	Pedagogia relacional.
	
	c.
	Pedagogia construtivista.
	
	d.
	Pedagogia diretiva.
	
	e.
	Pedagogia não diretiva.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
As mudanças ocorridas em nossa sociedade colocam novos desafios à escolarização. Avanços tecnológicos, diferentes referências culturais em circulação nas sociedades e a necessidade de se formar estudantes preparados para a realidade atual são algumas das preocupações dos profissionais de educação. Nesse sentido, podemos dizer que a função social da escolarização nesses tempos de mudança tem relação:
	
	a.
	Com a escrita de um PPP que divulgue as principais novidades tecnológicas para os estudantes.
	
	b.
	Com o mesmo trabalho que vem sendo feito há anos, uma vez que a escola é tradicional e não alterou o que vem ensinando ao longo do tempo.  
	
	c.
	Com a distribuição exclusiva dos conhecimentos produzidos pelos mais numerosos grupos sociais presentes no Brasil.
	
	d.
	Com o compartilhamento entre os jovens dos saberes produzidos pelos seres humanos.
	
	e.
	Com a seleção de saberes que serão válidos no futuro, quando as mudanças

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.