Buscar

analise de demonstrações contabeis prova final discursiva

Prévia do material em texto

1.
	O balanço patrimonial tem por finalidade demonstrar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinado momento (posição estática). Além disso, as contas são classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram e agrupadas de forma que permitam a análise da situação financeira. Segundo a Lei nº 6.404/76, disserte sobre como devem ser dispostas as contas do passivo.
FONTE: BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm>. Acesso em: 24 nov. 2010.
	Resposta Esperada:
No passivo, as contas devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de exigibilidade, classificando primeiro as contas que tenham exigibilidade antes. Isto também ajudará na preparação e no entendimento das demonstrações contábeis.
	2.
	Índices de atividade podem ser identificados como índices que representam a velocidade com que elementos patrimoniais de relevo se renovam durante determinado período de tempo. Para fins de análise dos índices de atividade, quanto maior a velocidade de recebimento das vendas e de renovação de estoques, melhor. Por outro lado, quanto maior for o prazo de pagamento das compras, melhor. Partindo desse contexto, cite quais são os objetivos dos índices de atividade.
	Resposta Esperada:
- Conhecer o ciclo operacional da empresa.
- Conhecer o período de rotação da empresa, de recebimento de vendas e de pagamento de compras.

Continue navegando