Buscar

Contextualizada de Organização e Legislação da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA- EAD
ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Contextualizada
Temática: O Direito à Educação e o Dever de Educar
Segundo a legislação, a educação, é dever da família e do Estado, garantir o processo educacional à criança a partir do momento que nasce, sendo obrigatório na faixa etária dos quatro aos dezessete anos, inclusive aos estudantes com deficiência. Ciente disso, a mãe de Rafael, criança surda com 8 anos de idade, buscou matrícula na escola pública próxima à sua residência, mas a gestora da escola negou a vaga, alegando que nenhum professor estava preparado suficientemente para fazer o atendimento pedagógico ao seu filho, visto que ele precisava de profissional habilitado para se fazer compreender. Com base na LDB nº 9394/96, em seus artigos 58 a 60, execute as tarefas a seguir:
a) Como você reagiria e que providências tomaria, se fosse mãe do aluno em questão;
b) Elabore uma carta à mãe de Rafael, orientando-a legalmente quanto aos direitos de Rafael enquanto cidadão e deveres do Estado e da família na efetivação deste direito. Como base, você pode utilizar os aspectos legais presentes na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da criança e do Adolescente, na LDB nº 9394/96 e as leituras e discussões desencadeadas ao longo da disciplina de Organização e Legislação da Educação.
Querida Mãe de Rafael.
É necessário lutar pelos direitos do seu filho Rafael, passarei aqui um pequeno relato e orientações para ajudá-la nesta batalha pela educação de seu filho.
A lei de diretrizes e base da educação nº 9394/96 artigo 58, diz que a educação especial deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, e no § 1º que haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial, ou seja, atender as diferentes “anormalidades” que os portadores venham apresentar. Porém, sabemos que a grande maioria das escolas não estão preparadas e os professores também não estão capacitados. Mas a lei assegura o atendimento aos alunos especiais, bem como todos os recursos necessários para garantir o direito a educação.
Por isso, procure a Secretaria de Educação do seu Estado, para que eles arrumem uma vaga para que seu filho possa estudar com seus direitos assegurados e com os recursos que ele necessita. Caso tenha dificuldades procure o Conselho Tutelar, eles podem intervir nos casos em que os pais não encontram vagas nas escolas. Temos também vários órgãos que podem ajuda-la, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, e o poder Judiciário.
Os três poderes são responsáveis em promover a política básica educacional. São obrigados a oferecer uma rede regular de ensino em todos os âmbitos e cuidar da gestão dessa rede. Portanto, nunca desista e persista que as vitórias chegarão, e seu filho terá uma educação com mais qualidade, que ele tanto necessita. 
Um grande abraço.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
- ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO/Organizadora Ana Catarina Angeloni Hein. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

Continue navegando