Buscar

FUND.SOCIOANTRP.SAÚD 2

Prévia do material em texto

FUND.SOCIOANTRP.SAÚD 2
	
	
	
	 
		
	
		1.
		O conceito de sociedade desenvolvido na Sociologia dá ênfase à:
	
	
	
	ideia de que a vida social é resultado da intervenção de forças divinas.
	
	
	noção de indivíduo como o vetor mais forte na relação indivíduo-sociedade.
	
	
	força do fato social na constituição do indivíduo, definindo modos de pensar, agir e sentir.
	
	
	inexistência de uma qualidade específica dos fenômenos sociais que os diferencie daqueles de ordem individual.
	
	
	ideia de que a sociedade se resume ao somatório das ações individuais.
	
Explicação:
A possibilidade da existência humana está condicionada à vida em sociedade. Viver em sociedade significa aprender os modos de agir de forma esperada pelo grupo social. Sendo assim, a vontade individual deve se submeter à força do grupo, isto é, pensamos, agimos e sentimos de acordo com os padrões e modelos socioculturais previstos na estrutura de nossas sociedades.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Recentemente têm provocado reações algumas declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
	
	
	
	Preconceituosa.
	
	
	Xenófoba.
	
	
	Relativista.
	
	
	Paranoica.
	
	
	Etnocêntrica.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"Podemos afirmar tratar-se de uma forma de ver o mundo através de sua cultura atrelada a uma perspectiva de considerar o seu modo de vida como o correto, digno e superior aos demais". Essa citação resume a prática de uma postura de mundo baseada no conceito de:
	
	
	
	diversidade
	
	
	alteridade
	
	
	tolerância
	
	
	homofilia
	
	
	etnocentrismo
	
Explicação:
Etnocentrismo é um conceito antropológico que designa uma visão de mundo na qual considera-se o próprio grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia o texto a seguir: "Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 200).
Podemos concluir do texto que:
	
	
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	
	
	as sensações individuais ligadas aos impulsos biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento, mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	
	a socialização implica no processo de contínua absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do processo de convivência com a sociedade
	
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
Explicação:
A socialização está na base da formação da sociedade. A partir da introjeção de normas e valores sociais, o indivíduo vai aprendendo a ser humano. Não há possibilidade humana fora da sociedade. Todo o tempo somos constrangidos por normas e regras sociais, durante toda a vida. Portanto, é um processo contínuo. Diferentemente das funções biológicas, que não são aprendidas, o comportamento social é aprendido e orientado pelos modelos particulares de sociedades e grupos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"Um sujeito brasileiro estava em um cemitério colocando flores no túmulo de um parente quando vê outro homem, chinês, colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dirige-se ao chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem admirar e cheirar as flores!"
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	O comportamento dos dois homens revela uma atitude religiosa e, portanto, não pode ser discutida.
	
	
	A atitude dos dois homens é evolucionista porque admite vida após a morte.
	
	
	A atitude do brasileiro é relativista porque considerou apenas seu ponto de vista.
	
	
	A atitude do chinês é etnocêntrica porque desconsidera a cultura do brasileiro.
	
	
	A ideia de relativismo cultural permitirá compreender a relação dos dois homens com seu parente falecido.
	
Explicação:
Por etnocentrismo entende-se uma atitude apoiada na consideração de determinado padrão sociocultural como central ou mais correto. A partir dele, as demias culturas são avaliadas e classificadas como inferiores, atrasadas ou erradas. Em contrapartida, o conceito de relativismo cultural procura superar os problemas do etnocentrismo. A atitude relativista tende a considerar de forma equivalente a diversidade das produções culturais. Assim, ainda que diferentes, todas as culturas são coniseradas lógicas, coerentes e positivas. Os personagens de nossa história permitem que pensemos nestes dois conceitos. Ao questionar a logicidade da prática religiosa do chinês, o homem brasileiro assume uma posição etnocêntrica, uma vez que a considera equivocada.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa ¿quase reciprocidade cultural¿. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro. Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre. Identifique a seguir o conceito antropológico que explica a dificuldade de aceitar a diferença:
	
	
	
	multiculturalismo
	
	
	alteridade
	
	
	sincretismo
	
	
	relativismo
	
	
	etnocentrismo
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em seu trabalho diário um profissional de saúde percebe variações nas significações que os sujeitos atribuem a seus males. Para melhor entender seus pacientes, ajudar no diagnósticoe no tratamento, o profissional procura compreender as particularidades de cada uma das interpretações fornecidas por eles sobre seus estados de saúde e doença. Valoriza os aspectos sociais e culturais envolvidos nas histórias dos seus pacientes, permitindo uma atenção em saúde mais próxima de suas necessidades. 
Assinale o conceito antropológico que permite compreender a perspectiva do profissional de saúde.
	
	
	
	darwinismo social
	
	
	humanização da saúde
	
	
	relativismo cultural
	
	
	etnocentrismo
	
	
	evolucionismo cultural
	
Explicação:
A antropologia dispõe de conceitos que permitem entender a diversidade sociocultural. Dois deles são fundamentais: etnocentrismo e relativismo cultural. Por etnocentrismo entende-se uma atitude de avaliação das culturas baseada no ponto de vista de quem a observa. O relativismo cultural, ao contráro do etnocentrismo, procura compreender a diversidade cultural considerando a particularidade do grupo observado. O profissional de nossa história, ao valorizar os sentidos particulares sobre os estados de saúde e doença de seus pacientes, poderá dispensar atenção em saúde de forma a atender suas reais necessidades. Opera, portanto, com as premissas do relativismo cultural.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É verdade biológica bem conhecida que no cruzamento de espécies diferentes o êxito é tanto menor favorável quanto mais afastadas na hierarquia zoológica estão entre si as espécies que se cruzam (...) Tem-se afirmado, é exato, que o cruzamento das raças ou espécies humanas não dão híbridos. Mas os fatos demonstram que se ainda não está provada a hibridez física, certos cruzamentos dão origem em todo caso a produtos morais e sociais, evidentemente inviáveis e certamente híbridos (Nina Rodrigues s/d, p.133) O conceito antropológico que permite entender esta opinião do médico maranhense Nina Rodrigues (1862-1906) é:
	
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	Darwinismo social
	
	
	Socialização primária
	
	
	Etnografia antropológica
	
	
	Socialização secundária

Continue navegando