Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 7

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
GST0574_A7_201708237471_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: MARIA SIMONILDES SILVA
	Matrícula: 201708237471
	Disciplina: GST0574 - PSICOLOGIA NAS ORG. 
	Período Acad.: 2017.2 - F (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		São algumas das condições favoráveis ao aprendizado, assinale apenas a alternativa correta: ( ) Política e clima organizacional que desmotivem a aprendizagem. ( ) Abertura nos canais de comunicação entre a empresa e o colaborador. ( ) Conteúdo significativo e aprendizagem com sentido e aplicabilidade. ( ) Oportunidade de socialização. ( ) Desrespeito às diferenças individuais.
		
	
	
	
	
	F F V V F
	
	
	F V V V F
	
	
	F F F F F
	
	
	V V V V V
	
	
	V V V V F
	
	
		2.
		Candido é colaborador da Empresa XYZ, o seu superior imediato solicitou a realização da contratação de um novo funcionário, ordenando que utilizasse o instrumento de dinâmica de grupo e não a entrevista para a seleção dos candidatos. Candido discorda da ordem recebida, pois prioriza a entrevista. Podemos afirmar que está ocorrendo:
		
	
	
	
	
	Conflito de Relacionamento;
	
	
	Conflito de Processo;
	
	
	Conflito de Competência.
	
	
	Conflito de Função;
	
	
	Conflito de Tarefa;
	
	
		3.
		As organizações constituem meios de aprendizado permanentes, promovendo melhora técnica e interpessoal nos colaboradores. Existe um processo com objetivos específicos a cumprir e planejado para ocorrer num período específicoque promove estas melhoras para o colaborador nos meios corporativos. A este processo chamamos:
		
	
	
	
	
	Treinamento de pessoas;
	
	
	Processo de feedback;
	
	
	Avaliação desempenho;
	
	
	Dinâmica de grupo;
	
	
	Avaliação por competências.
	
	
		4.
		O gestor de departamento de uma empresa está com nível muito elevado de estresse, fadiga e cansaço. No último treinamento do qual participou teve grande dificuldade de assimilação. Segundo Davidoff, processos como estes são comuns porque:
		
	
	
	
	
	O aprendizado organizacional independe da memória e das condições físicas da pessoa.
	
	
	Cansaço e doenças podem reduzir nossa capacidade de memória e cancelar aprendizados.
	
	
	A capacidade de aprendizagem tem relação apenas com níveis de cansaço. Portanto, há outro tipo de problema com gestor.
	
	
	O foco no trabalho de gestão nada tem a ver com treinamentos organizacionais.
	
	
	O estresse é um facilitador de potencialização de recursos para o aprendizado.
	
	
		5.
		Gerson sabe que os conflitos existem desde o início da humanidade, que fazem parte do processo de evolução dos seres humanos. Mas ele não consegue visualizar a conotação positiva quando existe um conflito em seu setor, ele não consegue perceber as possibilidades que podem surgir, um exemplo é:
		
	
	
	
	
	Que pode gerar um ambiente improdutivo, sem características de mediação e sinergia da equipe
	
	
	Que pode servir como ¿sensor¿, para que ele perceba o que não havia se manifestado
	
	
	Que pode levar á agressão entre os membros da equipe
	
	
	Que causa tensão no ambiente de trabalho
	
	
	Que impossibilita a motivação pela busca de soluções
	
	
		6.
		As organizações fazem grandes investimentos em treinamento para seus funcionários, objetivando manter sempre atualizadas suas habilidades e competências. Em relação ao treinamento, podemos dizer que: 1- O treinamento informal é estruturado e planejado com antecedência. 2- Um tipo de treinamento no trabalho é o rodízio de tarefas. 3- As organizações costumam investir muito pouco no treinamento formal fora do trabalho. 4- O compartilhamento de informações entre funcionários de uma organização é um exemplo de treinamento formal. 5- Um tipo de treinamento formal fora do trabalho são as palestras ao vivo.
		
	
	
	
	
	As afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
	
	
		7.
		1. A fórmula apresentada a seguir serve para calcular qual índice dentro de uma organização? Nº de pessoas/dias de trabalho perdidos por ausência no mês ______________________________________ = Índice de ...................... Nº médio de colaboradores x Nº de dias de trabalho no mês
		
	
	
	
	
	Desligamento
	
	
	Rotatividade.
	
	
	Clientes
	
	
	Abstentísmo
	
	
	Funcionários.
	
	
		8.
		Segundo Robbins (2005), muitos colaboradores são extremamente bons tecnicamente, mas inábeis no contato interpessoal. Este autor afirma que o bom trabalho em grupo depende da compreensão das pessoas quanto ao papel que desempenham e, ao mesmo tempo, da tolerância à diversidade. Neste caso, a dificuldade maior está no aspecto:
		
	
	
	
	
	Interpessoal;
	
	
	Individual.
	
	
	Intrapapéis;
	
	
	Interpapéis;
	
	
	Intrapessoal;

Continue navegando