Buscar

Cap. I A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Libâneo inicia o texto nos explicando a importância das estratégias de modernização e de busca de eficácia têm no sistema educativo.  Por esta razão, “estratégias de ação como a autonomia das escolas, o projeto pedagógico, a gestão centrada na escola, a avaliação institucional” (p. 29) têm sido implantadas por reformas educacionais de vários países.
A partir da visão sociocrítica de análise sobre a escola, passou-se a perceber esta como um espaço educativo, uma comunidade em que os profissionais podem decidir sobre o trabalho e aprender mais sobre a sua profissão. Assim, todas as pessoas que trabalham no ambiente escolar participam da tarefa educativa, mesmo que não seja de forma igual.
Fatores como forma de gestão, atendimento, distribuição de merenda, normas de funcionamento e atitudes de diretores e professores, ou seja, as características organizacionais da escola, têm um peso determinante na qualidade do trabalho e no nível de aprendizado dos alunos.
O autor afirma que a escola é um lugar de intercruzamento de culturas, entre elas a cultura escolar, que se inclui os significados, modos, valores, etc, que mostram as características de uma determinada escola. Essa cultura organizacional molda os indivíduos que nela estão inseridos, mas também é por eles moldada. Assim, Libâneo afirma que “há uma dimensão cultural que caracteriza casa escola, para além das prescrições administrativas e das rotinas burocráticas” (p. 34).
Segundo o autor, para o professor participar ativamente da cultura escolar, é necessário que ele busque participar da organização e da gestão do trabalho escolar. Assim, ele necessita “aprender a sua profissão”. Este aprendizado não acontece somente nos cursos de formação docente, mas, principalmente, com o compartilhamento de experiências entre professores, com a formação continuada no exercício do magistério.
A necessidade da formação continuada para o professor ocorre devido ao fato desta ser uma profissão na qual os saberes e competências do profissional não podem ser reduzidos as meras destrezas técnicas, ou seja, ao saber fazer. Necessita-se não de um professor que repasse os conteúdos aos alunos, mas sim de um profissional que também use o intelecto para a compreensão da sua prática e para a transformação da mesma.
Assim, Libâneo, afirma que é na escola, no exercício docente, que o professor coloca em prática suas visões de mundo, suas convicções. Somente conhecendo a realidade na qual está inserido o professor terá capacidade de perceber a sua importância para a transformação das condições sociais ora existentes.
Entretanto, para que os professores possam realizar transformações em si e no contexto social é preciso que eles saibam lidar com as mudanças. Atualmente, vivemos em um período de constante mudanças, como, por exemplo, com a inclusão de novos recursos didáticos nas escolas.
Para saber lidar com estas mudanças, Libâneo afirma ser necessário que os professores sejam formados não somente com a prática docente, mas também com a reflexão sobre esta. Para ele, estas duas práticas estão entrelaçadas, pois pode-se refletir sobre a ação transformando a ação em pensamento. Assim, o que se propõe é uma articulação entre prática e reflexão sobre a prática docente.
�
Para que serve a Escola?
A escola é parte essencial na formação de cidadãos. Para Libâneo (2017), os principais objetivos da educação básica são: preparação para o mundo do trabalho, formação para cidadania crítica, preparação para a participação social e formação ética. 
A escola não pode mais ser vista como uma agência de transmissão de conhecimento;  
A escola deve ser repensada; 
A transformação da escola depende da transformação da sociedade, pois a forma de organização do sistema socioeconômico interfere no trabalho escolar e no rendimento dos alunos. 
A escola é um meio insubstituível de contribuição para as lutas democráticas, na medida em que possibilita as classes populares, ao terem acesso ao saber sistematizado e as condições de aperfeiçoamento das potencialidades intelectuais, participarem ativamente no processo político, sindical e cultural.
Precisa ser um lugar de análises críticas e produção de informações e atribuições de significados e desta forma, não perderá lugar para as tecnologias e meios de comunicação;
A escola deve ser valorizada na sua totalidade, deve ser o lugar onde há a construção diária do conhecimento.
�
 Cap. I A escola como organização de trabalho e lugar lugar de aprendizagem do professor
Aluno(a): Rafael da Rocha Lopez Data: 01/03/2019
Disciplina: Coordenação do trabalho Pedagógico e Prática 
Professor(a): Machado Curso: PEDAGOGIA				 
Nota
___________
Ass. Prof.

Outros materiais