Buscar

ava II Gestão de Carreiras

Prévia do material em texto

1.
	Atualmente verificamos na organização a interação de gestores envolvidos nas decisões que envolvem as carreiras dos funcionários. Esse processo de interação envolve planejamento e administração de carreira, em que cada um tem suas responsabilidades específicas. Sobre as responsabilidades do chefe com relação à administração de carreira, analise as sentenças a seguir:
I- Disponibilizar um sistema de informações que contenha dados suficientes para prover os chefes de informações para a tomada de decisão.
II- Informar aos funcionários sobre as oportunidades existentes nas vagas sob sua responsabilidade.
III- Apontar as oportunidades existentes para o desenvolvimento de carreira, bem como a existência de novas vagas, oportunidades de treinamento e rodízios de funções aos colaboradores.
IV- Acompanhar os indicadores de promoções e o encarreiramento de seu pessoal, mensalmente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	Dentro da gestão de carreiras, os conceitos de autolíder e autoliderança são relativamente novos, porém seu estudo é de suma importância, pois os líderes exercem um papel fundamental no processo de gestão de carreiras. Autores como Charles Manz e Henry Sims (1993) afirmam que ninguém pode dirigir outras pessoas de maneira efetiva se não souber conduzir a si próprio. Portanto, dentro desse contexto, a respeito da definição de autolíder, pode-se afirmar que:
FONTE: MANZ, C.; SIMS, H. Superliderazgo. Barcelona: Edit. Paidos, 1993.
	 a)
	É o indivíduo que necessita de um cargo formal de chefia para desenvolver o seu potencial de liderança.
	 b)
	É o indivíduo que se autodesenvolve e busca a motivação e o potencial que necessita para isso, mesmo sem possuir um cargo formal de chefia.
	 c)
	É o indivíduo que procura capacitação contínua para conquistar e melhorar suas habilidades de liderança.
	 d)
	É o indivíduo que, mesmo sem ter um cargo formal de chefia, busca incessantemente ser promovido, a qualquer custo.
	3.
	Com o empreendedorismo, desenvolvem-se competências e habilidades de criações e execuções. É tornar alguém diferente na dedicação de cada necessidade para estar apto a assumir riscos financeiros. Consequentemente, empreendedor não é somente aquele que modifica, renova, é o possuidor de habilidades e práticas com a capacidade de ser versátil. Ser empreendedor é ter capacidade de gerar seu próprio negócio, dando início a uma nova organização, correndo riscos. Com isso, empreender é o sentido de dar início ao seu novo empreendimento, assumindo um comportamento próprio, único e exclusivo. Sobre os atributos das pessoas comuns que têm a habilidade de empreender, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manifestam persistência; possuem aptidões e habilidades nas tolerâncias e nas incertezas; atuam com recursos.
(    ) São voltados aos desfechos e bons resultados; estão focados em estabilidades empregatícias; aproveitam oportunidades na carreira empreendedora.
(    ) São criativos, engenhosos e construtivos; correm riscos amenos; são voltados aos desfechos e bons resultados.
(    ) Possuem aptidões e habilidades nas tolerâncias e nas incertezas; são criativos, engenhosos e construtivos; estão focados em estabilidade empregatícia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	O termo "competência" é muito usado no cotidiano, embora, algumas vezes, não haja compreensão do seu significado. Habitualmente, o conceito de competência está muito próximo do conceito de capacidade. Isso acontece quando nos referimos à condição que alguém possui para realizar certas funções ou tarefas. Dentro desse contexto, é correto afirmar a respeito da competência:
	 a)
	A competência é um conceito ligado ao mecanicismo Taylorista, por isso, algo um pouco ultrapassado. A gestão por competências é algo que comprova isso, por ser um conceito desatualizado.
	 b)
	Competência significa apenas capacidade, então, uma capacidade sutil e não notada na prática.
	 c)
	Outro entendimento acerca da competência está relacionado ao questionamento, quando a pessoa opta por se rebelar contra as convenções sociais, que se refletem na organização.
	 d)
	O termo competência refere-se a uma premissa necessária para o bom desempenho, desenvolvida provavelmente a partir de aptidões já presentes no indivíduo.
	5.
	A carreira pode ter vários significados ao ser humano; entretanto, pode ser avaliada de forma objetiva e de forma subjetiva, que representam, respectivamente, aspectos externos e aspectos internos, conforme apresentado pelos autores Arthur e Rosseau (1995). Analise as sentenças a seguir:
I- Na forma de avaliação subjetiva, são envolvidos elementos como autoimagem, sentimento de identidade, as atitudes e a sua afinidade com o trabalho.
II- A forma de avaliação objetiva se caracteriza como uma avaliação baseada no regozijo e realização das pessoas.
III- A forma de avaliação objetiva representa aspectos como status e remuneração.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	A "Carreira em Rede" tem como característica principal um conjunto de várias opções para cada posição da empresa, portanto, muitas possibilidades de encarreiramento. Dessa forma, há permissão à pessoa para estabelecer sua trajetória a partir de critérios estabelecidos. Dentro desse contexto, sobre a "Carreira em Rede", analise as seguintes sentenças:
I- Trajetórias profissionais ilimitadas, fora das organizações (a trajetória da carreira em rede é desvinculada das empresas).
II- Impossibilidade de escolha, pois na "Carreira em Rede" não há opções de escolha da trajetória.
III- Apresenta a possibilidade de múltiplas escolhas de trajetória, porém são demarcadas, conduzindo para a alta gerência.
IV- O caminho é único e preestabelecido pela empresa, restando à pessoa muitas opções de interferência. Portanto, há poucas opções, e a pessoa tem que seguir sua própria definição de carreira, com apoio do RH da própria organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Os autores Arthur e Rousseau (1995) e Hall (2002) apresentam duas diferentes maneiras de se avaliar carreiras. Uma delas diz respeito ao entendimento pessoal da carreira, e a outra é a compreensão da carreira perante a sociedade. Referente a esses dois tipos de carreira, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
HALL, D. T. The study of careers. Careers in and out of organizations. Thousand Oaks: Sage, 2002.
	 a)
	Carreira Objetiva e Carreira Proteana.
	 b)
	Carreira Subjetiva e Carreira Objetiva.
	 c)
	Carreira Inteligente e Carreira Proteana.
	 d)
	Carreira Subjetiva e Carreira Inteligente.
	8.
	De acordo com o professor Tim Hall (2002), no modelo Proteano de carreira há uma clara ruptura com relação aos modelos mais tradicionais de encarreiramento. Sobre as características desse modelo de encarreirramento, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza a carreira proteana:
FONTE: HALL, D. T. The study of careers. Careers in and out of organizations. ThousandOaks:
Sage, 2002.
	 a)
	Desenvolvimento é atender às expectativas da empresa; portanto, a empresa se torna a carreira.
	 b)
	A carreira é gerenciada pela organização.
	 c)
	A carreira é formada pelo amadurecimento do indivíduo através de experiências, aquisição de novas habilidades e aprendizados ao longo da vida.
	 d)
	A responsabilidade da gestão da carreira recai exclusivamente na área de RH da empresa, pois cabe a ela o desenvolvimento do plano de cargos e salários.
	9.
	Num passado não muito distante, as organizações detinham total responsabilidade com relação ao futuro dos seus empregados, decidindo sobre sua vida profissional através de promoções que não consideravam tempo de casa e nem competências desenvolvidas. Com relação aos novos modelos de carreira e às características de cada um, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Carreiras sem fronteiras.
II- Carreira proteana.
III- Carreira caleidoscópica.
IV- Carreiras inteligentes.
(    ) São constituídos por três competências com relação ao saber a respeito do: por que (knowing why), como (knowing how) e com quem (knowing whom).
(    ) Apresenta uma nova forma de entender a carreira, que é criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando os aspectos profissionais, pessoais e familiares.
(    ) Os propósitos pessoais estão acima das necessidades da empresa e neste padrão de carreira há mudanças profissionais, autonomia e autogerenciamento.
(    ) Constitui um amplo conjunto de trajetórias profissionais, adequadas pelo mercado de trabalho, permitindo que o indivíduo construa sua trajetória de maneira flexível, em que a remuneração é pela competência e inteligência, aplicando-se na resolução de problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	10.
	São determinadas atividades em nosso cotidiano que envolvem a avaliação de desempenho das pessoas em fazer parte da gestão de carreiras dentro de uma organização. Portanto, são definidas por três palavras, no entanto cada uma tem sua característica específica. Estas características são baseadas em Lacombe e Heilborn (2003). Sobre elas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tarefa.
II- Função.
III- Cargo.
(    ) É a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa.
(    ) É a parcela mínima de esforço profissional, porém exige certa habilidade mental ou física.
(    ) Representa o conjunto de esforços, deveres e responsabilidades que requerem o empenho do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.

Continue navegando