Buscar

Teoria Comportamental - apostila

Prévia do material em texto

Abordagem Comportamental da Administração
A Escola Comportamentalista surgiu no final da década de 1940, com uma redefinição geral de conceitos administrativos no momento em que passou a criticar as escolas anteriores. A Escola Comportamentalista amplia e diversifica os conteúdos já explorados pelos estudiosos mecanicistas e humanistas.
A Escola Comportamentalista ou Behaviorista da Administração vai se preocupar com as ciências do comportamento e abandonar as posições normativas e prescritivas das teorias anteriores. As pessoas continuam sendo o foco de estudo dentro de uma perspectiva mais ampla.
A Teoria comportamental define o Comportamento como a maneira pela qual um individuo ou uma organização reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.
As ciências comportamentais aportaram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano, a saber:
O homem é um animal social dotado de necessidades: Dentre as necessidades humanas sobressaem às necessidades gregárias, isto é, o homem desenvolve relacionamentos cooperativos e interdependentes que o levam a viver em grupos ou em organizações sociais e conviver com outras pessoas. 
O homem é um animal dotado de um sistema psíquico: O seu sistema psíquico permite uma organização perceptiva e cognitiva particular no seu conteúdo, mas comum a todas as pessoas quanto à sua estrutura.
O homem tem capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato: O homem tem capacidade de abstração da realidade e de comunicação com as outras pessoas.
O homem é um animal dotado de aptidão para aprender: Ele pode mudar seu comportamento e atitudes em direção a padrões cada vez mais elevados, complexos e eficazes.
O comportamento humano é orientado para objetivos: Os objetivos individuais são complexos e mutáveis. Daí a importância dos objetivos humanos básicos a fim de compreender claramente o comportamento das pessoas.
O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento: Ele tanto pode cooperar como competir com outros. Coopera quando seus objetivos individuais precisam ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros. O conflito torna-se parte virtual de todos os aspectos da vida humana.
Abordagem Comportamental
Teoria Geral da Administração 
Prof. Henderson Carvalho Torres
 hendersontorres@uol.com.br 
Pessoas
X
Organização
Comportamento Humano
X
Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional
Para explicá-lo, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana.
Verificou-se que o Administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
Necessidades Humanas
Fisiológicas: alimentação, repouso, abrigo, desejo sexual, etc.
Segurança: estabilidade, proteção contra ameaça ou privação, etc.
Sociais: associação, participação, aceitação, amizade, afeto e amor.
Estima: auto-apreciação, autoconfiança, aprovação social, status, prestigio e consideração.
Auto-realização: realização do próprio potencial desejo de auto-desenvolvimento contínuo.
Hierarquia das necessidades
As necessidades humanas obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o individuo realiza uma necessidade surge outra em seu lugar, exigindo que as pessoas sempre busquem meios para satisfazê-la.
A hierarquia das necessidades mostra que somente quando o individuo consegue suprir uma necessidade de um nível inferior é que surgem outras necessidades de níveis superiores. Quando uma necessidade é suprida, ela deixa de atuar como força motivadora.
	
A Teoria dos dois fatores
A teoria dos “dois fatores’ foi formulada para explicar melhor o comportamento das pessoas em uma determinada situação no trabalho. Existem dois fatores que contribuem para o comportamento das pessoas: os higiênicos e os motivacionais
	
Os fatores higiênicos dizem respeito às condições de ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre direção e empregados, os regulamentos internos, entre outros. Os fatores higiênicos apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação.
Os fatores motivacionais são aqueles relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa desenvolve. Para proporcionar continuamente a motivação no trabalho, Herzberg propõe o enriquecimento das tarefas ou enriquecimento de cargo, que consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas.
Teorias X e Y
McGregor procurou comparar dois estilos opostos e antagônicos de administrar, ou seja, de um lado, a concepção da teoria tradicional (Teoria X) e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (Teoria Y)
Bibliografia utilizada
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7º Ed. Rio de Janeiro. Campus, 2004. 
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes, AMBONI, Nério. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 
Perguntas para revisão
1 – Quais as origens da teoria comportamental na Administração?
2 – Explique porque as necessidades humanas se apresentam de forma hierárquica na visão de Maslow.
3 – Explique a teoria dos dois fatores segundo Herzberg.
4 – Comente as teorias X e Y de McGregor.
*
*
*
Abordagem comportamental
Hierarquia das necessidades - Maslow
fisiológicas
Auto-realização
estima
sociais
segurança
Secundárias
Primárias
*
*
*
Abordagem comportamental
Hierarquia das necessidades - Maslow
Fisiológicas
Auto-realização
Estima
Sociais
 Segurança
Participação decisões
Reconhecimento
Interação
Estabilidade
Conforto físico
*
*
*
Abordagem comportamental
Teoria dos dois fatores - Herzberg
fisiológicas
Auto-realização
estima
sociais
segurança
Prazer no trabalho
Prestígio
Interação alta
Políticas estáveis 
Remuneraç. adequada
 Frustrações 
Satisfações
Desprazer no trab.
Baixo salário
Baixa interação
Políticas da empresa
Remuneração
*
*
*
Fatores
Motivacionais Higiênicos
Conteúdo do Cargo
Sentimento em relação ao seu cargo
 1 – O trabalho em si 
 2 – Realização
 3 – Reconhecimento
 4 – Progresso 
 5 – Responsabilidade 
Contexto do Cargo
Sentimento em relação a sua empresa
1 – As condições de trabalho
2 – Administração da empresa
3 – Salário
4 – Relações com o Supervisor 
5 – Benefícios e incentivos sociais
*
*
*
Abordagem comportamental

Continue navegando