Buscar

Av 1 Cartografia uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os símbolos e as legendas são linguagens cartográficas usadas para compreender e interpretar os mais diversos tipos de mapas. Essas duas formas de linguagens têm como função apresentar a intencionalidade de quem o criou. Desse modo, todos os elementos usados em um mapa por meio de símbolos e legendas têm um significado determinado por convenções geográficas. Nesse sentido, acerca da aplicabilidade dos símbolos e legendas na prática pedagógica, analise as seguintes afirmativas:
I- Todo trabalho pedagógico desenvolvido com símbolos e legendas nos mapas deve ser realizado de maneira que seja entendível a quem o interpreta. 
II- Antes de iniciar a construção de mapa com legendas e símbolos de autoria dos alunos, deve ser feita uma aula de leitura e compreensão da finalidade prática dessas convenções.
III- Ao realizar uma atividade prática com símbolos e legendas, dá-se maior importância ao mapa, e pouca ênfase às convenções e informações geográficas apresentadas. 
IV- Por meio de atividades práticas com símbolos e legendas, é necessário que os alunos usem primeiramente a comunicação verbal para expressar as informações apresentadas no mapa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	2.
	A cartografia hipsométrica é amplamente utilizada por geógrafos, biólogos, engenheiros e órgãos governamentais, para diversas atividades. No Brasil, o IBGE possui um banco de dados com inúmeras cartas hipsométricas que estão disponíveis a qualquer cidadão. Acerca da cartografia hipsométrica, analise as sentenças a seguir:
I- Tem como objetivo transformar dados e fotografias aéreas em cartas com detalhamento do relevo terrestre. 
II- As cartas hipsométricas representam, através das curvas de níveis, a elevação do terreno.
III- Os mapas hipsométricos representam uma parte da cartografia que não necessita da utilização padronizada de cores, pois o relevo é nitidamente visível pelas curvas de nível. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	O ensino da cartografia pode andar com o ensino geográfico, visto que os mapas temáticos são um grande aliado em vários assuntos lecionados no ensino básico. Para tal, os alunos também devem receber uma alfabetização cartográfica para que consigam interpretar um mapa. Sobre o ensino da cartografia em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A linguagem cartográfica em sala de aula pode ser inserida pela utilização de mapas, maquetes, cartas, plantas, globo terrestre e croquis.
(    ) As projeções cartográficas são um assunto muito complexo e não há uma metodologia diferenciada para tratá-lo em sala de aula; assim, o professor deverá utilizar somente o livro didático. 
(    ) Um desenho feito por um aluno sobre algum ambiente que ele conhece bem, como seu quarto ou sala de aula, pode auxiliar o aluno no entendimento de alguns conceitos cartográficos, como a escala. 
(    ) O globo terrestre pode ser utilizado pelo professor para explicar os movimentos do planeta Terra (rotação e translação), as diferenças entre os horários no mundo e as direções norte, sul, leste e oeste. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes, que são múltiplos de 15°. No entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares, devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas. Com relação aos fusos horários, analise as seguintes sentenças:
I- Os países localizados a leste sempre estão com horas adiantadas em relação aos países que estão a Oeste.
II- A Linha Internacional da Data corresponde ao fuso situado a 180° do Meridiano de Greenwich, e é nesta linha que ocorre a mudança de data. 
III- O fato de os países a leste estarem com horas mais adiantadas em relação aos dos países a oeste se explica pelo fato de o sol nascer no leste. 
IV- A cada 15 graus a oeste de Greenwich aumenta-se uma hora, e a cada 15 graus a Leste diminui-se uma hora.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Algumas projeções cartográficas desenvolvidas se tornaram famosas e utilizadas até os dias atuais, destacando-se a de Mercator e Peters. Tanto Mercator como Peters utilizaram a projeção cilíndrica, porém seus mapas ficaram com diferentes ênfases. A projeção de Peters pode ser visualizada na imagem a seguir. Sobre sua projeção, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Prof. Alexei Nowatzki. Disponível em: <http://www.odt.org/Pictures/hdpoutline1240.jpg>. Acesso em: 30 set. 2014.
	
	 a)
	A projeção de Peters deu ênfase ao Hemisfério Norte, deixando-o em um tamanho maior do que suas dimensões reais.
	 b)
	As regiões polares aparecem muito ampliadas ou exageradas, apresentando grandes deformações nessas áreas.
	 c)
	A projeção de Peters não apresenta deformações em qualquer ponto do planeta Terra, obedecendo ao tamanho real dos continentes.
	 d)
	A forma original de alguns continentes foi deformada, ficando mais alongados, principalmente os localizados no Hemisfério Sul.
	6.
	Durante o século VI a.C., na Grécia, surgiu o paradigma de que a Terra era redonda e, nesse mesmo tempo, havia os que defendiam que a Terra era plana. A maioria dos filósofos representavam em seus desenhos o planeta Terra na forma de um plano quadrado. Cismados com isso, os gregos passaram a estudar e analisar essa teoria. Desse modo, um importante filósofo se destacava por ter as características de ser um observador e em suas pesquisas defendia a teoria de que a Terra é naturalmente esférica. O termo refere-se ao filósofo:
	 a)
	Aristóteles.
	 b)
	Mercator.
	 c)
	Pitágoras.
	 d)
	Anaximenes.
	7.
	Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. Sobre a cartografia topográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As cartas topográficas reproduzem de forma gráfica planimétricas (vias e obras) e altimétricas (relevo e curvas de nível). 
(    ) A cartografia temática consiste em mapas, em qualquer escala, direcionadas a representar o relevo terrestre.
(    ) A cartografia topográfica tem como objetivo transformar dados e fotografias obtidos pelos levantamentos de campo, bem como fotografias aéreas, em cartas topográficas.
(    ) A cartografia topográfica, apesar de muito conhecida, é pouco usada, devido à sua escassa utilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	A medição dos diferentes horários do mundo é dada pelos fusos horários que são separados de 15 em 15 graus. As cidades localizadas a leste sempre estarão com horas adiantadas em relação às cidades que se localizam a oeste. Sabendo disso, um ponto B, localizado no continente Africano, no fuso horário de 30° a leste, são 15 horas. Que horas serão em Manaus, situado a oeste, no fuso horário de 60°? A imagem a seguir pode auxiliá-lo.
FONTE: RACHACUCA. Adaptado de: <http://m1.rachacuca.net.br/vestibular/anexo/288-fusos-horarios.png>.
Acesso em: 30 set. 2014.
	
	 a)
	Em Manaus serão 8 horas.
	 b)
	Em Manaus serão 9 horas.
	 c)
	Em Manaus serão 21 horas.
	 d)
	Em Manaus serão 12 horas.
	9.
	A cartografia temática é muito utilizada em sala de aula, pois, através de um mapa, o aluno pode tirar diversas informações sobre o fenômeno tratado pelo mapa. Um aluno que nunca viajou para Santa Catarina, por exemplo, pode saber tudo sobre a vegetação deste estado, somente analisando um mapa sobre o tema. Sobre a cartografia temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consiste em mapas direcionados a um tema específico, que podem servir de base às pesquisas socioeconômicas e/ou ambientais.
(    ) Os mapas temáticos podem oferecer informações sobre numerosos assuntos, muitos em mutação contínua, como, por exemplo, as migrações, áreas de desmatamento e o crescimento urbano.
(    ) A cartografia temática utiliza-se somente de linhas, pois representa as curvas de nível do terreno e os cursos d?água. 
(    ) A cartografia temática se constrói levando em conta métodos adequados às características e às manifestações de cada tema. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	A escala é usada para fazer uma relação matemática existente entre as dimensões reais e a realidade a ser apresentada no mapa ou globo terrestre. Desse modo, a escala pode ser dividida de forma gráfica ou numérica. Acerca da imagem apresentada, analise as sentenças a seguir:
I- A imagem é de um mapa com escala gráfica que representa o mapa do Brasil.
II- A imagem mostra um mapa cuja escala é numérica e que representa o mapa do Brasil. 
III- A imagem é do mapa do Brasil e apresenta os dois tipos de escalas: numérica e gráfica. 
IV- A imagem mostra três mapas do Brasil, cada um representado por escalas numéricas diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando