Avaliando de Psicofisiologia
4 pág.

Avaliando de Psicofisiologia


Disciplina<strong>psicologia da Personalidade</strong>22 materiais30 seguidores
Pré-visualização1 página
Aluno: ANALICE FERREIRA SABINO
	Matrícula: 201402444222
	Disciplina: SDE0151 - PSICOFISIOLOGIA 
	Período Acad.: 2018.2 (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		De acordo com os estudos na temática da Motivação sabemos que a homeostase é definida como a permanente tendência dos organismos de manter a constância do meio interno (Walter Canon, 1871-1945), para tal, diversos ajustes fisiológicos são continuamente realizados, de forma a garantir o bom funcionamento do corpo. Dentre as opções abaixo qual delas indica os órgãos ou sistemas que participam diretamente da produção e controle das reservas de energia em nosso organismo?
	
	
	
	
	Sistema respiratório.
	
	
	Sistema circulatório.
	
	
	Glândulas endócrinas.
	
	
	Fígado e Pâncreas.
	
	
	Rins.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A hipófise posterior libera hormônios produzidos pelo hipotálamo na corrente sanguínea, qual dos hormônios citados abaixo participa das contrações uterinas no trabalho de parto e da ejeção do leite materno?
	
	
	
	
	Prolactina
	
	
	Corticotropina
	
	
	Tireotropina
	
	
	Ocitocina
	
	
	Vasopressina
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A regulação de nosso comportamento alimentar é bem complexa. Sofisticados mecanismos internos permitem o armazenamento de energia em nosso corpo. Analise as opções abaixo e indique aquela que apresenta claramente a nossa razão fisiológica primária para comer:
	
	
	
	
	Impedir que reservas grandes acumulem-se no corpo.
	
	
	Satisfazer um desejo: comer é prazeroso.
	
	
	Garantir o bom funcionamento de nosso relógio biológico.
	
	
	Manutenção das reservas energéticas em níveis adequados.
	
	
	Ampliar continuamente nossas reservas no tecido adiposo.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Qual hormônio é produzido pelas células beta pancreáticas e que tem como função transportar a glicose para quase todas as células do nosso corpo?
	
	
	
	
	Leptina
	
	
	CART
	
	
	Alfa MSH
	
	
	Insulina
	
	
	CCK
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Um gene chamado (X) está presente na região determinante do sexo no cromossomo (Y), ele é responsável pela produção de uma proteína chamada fator de determinação (Z), participando, junto a outros genes, da formação de organismos geneticamente (W). As incógnitas X, Y, Z e W podem ser adequadamente substituídas por:
	
	
	
	
	SRY, X, ovariana, femininos
	
	
	SRO, Y, testicular, masculinos
	
	
	SRO, X, ovariana, femininos
	
	
	SRX, X, ovariana, femininos
	
	
	SRY, Y, testicular, masculinos
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Conhecedora de seu ciclo menstrual uma jovem decide suspender o uso de pílulas contraceptivas orais e utilizar uma combinação de preservativos do tipo camisinha (masculina ou feminina) com restrição sexual em seu período fértil para evitar uma concepção, já que ela acredita que sua pílula contraceptiva está determinando ganho excessivo de peso. Assinale a alternativa abaixo que indica algo que, de fato, irá ocorrer com a jovem nos próximos meses.
	
	
	
	
	Ela não formará corpos lúteos.
	
	
	A produção de FSH cairá progressivamente.
	
	
	Ela voltará a oocitar (ovular).
	
	
	Ela perderá peso.
	
	
	Ela irá engravidar.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Leia com atenção a seguinte definição: lembrança (ou o acesso à informação) de um dado aspecto armazenado para ser utilizado mentalmente na cognição, na emoção ou mesmo para expressar um comportamento. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
	
	
	
	
	Aquisição
	
	
	Seleção
	
	
	Consolidação
	
	
	Retenção
	
	
	Evocação
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Todos nós sabemos dançar, alguns com mais equilíbrio e leveza que outros, no entanto, não é uma tarefa fácil descrever verbalmente quais são exatamente os movimentos necessários para realizar tal tarefa. Qual o nome do tipo de memória que utilizamos para armazenar esse tipo de informação?
	
	
	
	
	Episódica
	
	
	Representação perceptual
	
	
	Procedimentos
	
	
	Associativa
	
	
	Semântica
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Os machos disputam as fêmeas para reprodução de modo que os mais fortes, atraente e possuidores de bons genes conseguem filhotes saudáveis. Desta forma eles estabelecem uma hierarquia e demarcam áreas seguras para as fêmeas e filhotes. Considerando os estudos de Darwin sobre os mecanismos da emoção, podemos afirmar que o texto acima se refere à sobrevivência:
	
	
	
	
	Das presas
	
	
	Dos indivíduos
	
	
	Dos predadores
	
	
	Das espécies
	
	
	Das populações
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		As emoções representam uma das funções mais complexas de nosso organismo, sendo processadas por nosso sistema nervoso. Segundo diversos autores elas possuem três componentes principais: os sentimentos, os comportamentos e os ajustes fisiológicos específicos. Considerando esses componentes, avalie as três afirmações a seguir: I. Os sentimentos podem ser positivos ou negativos. II. Os comportamentos são representados atos motores específicos de cada emoção. III. Os principais ajustes fisiológicos são a secreção de hormônio e neurormônios. Assinale a opção adequada:
	
	
	
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	
	I e II estão incorretas
	
	
	I, II e III estão incorretas
	
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	
	I, II e III estão corretas