Buscar

Simulado Av1 Penal

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804076564)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Defensoria Pública/SP ¿ FCC ¿ 2009) Assinale a alternativa correta.
		
	
	Os tipos penais são criados pelo legislador, excepcionalmente, entretanto, o juiz pode, usando analogia, criar tipos penais.
	 
	Nos tipos penais abertos a conduta não é totalmente individualizada.
	
	A lei penal em branco é inconstitucional por conter delegação de competência.
	
	O tipo penal define condutas e personalidades criminosas.
	
	Bens jurídicos relevantes são penalmente tutelados independentemente de tipo penal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804148011)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Qual delito abaixo cabe tentativa:
		
	
	Crimes culposos
	 
	Crimes dolosos
	
	Crimes habituais
	
	Crimes preterdolosos
	
	Crimes omissivos próprios
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804067073)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRF-4ªR.-2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. Com base na orientação jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal: I. Das várias teorias que buscam justificar o dolo eventual, sobressai a teoria do consentimento (ou da assunção), consoante a qual o dolo exige que o agente consinta em causar o resultado, além de considerá-lo como possível. A questão central diz respeito à distinção entre dolo eventual e culpa consciente, que, como se sabe, apresentam aspecto comum: a previsão do resultado ilícito. II. O direito penal brasileiro encampou a teoria da ficção jurídica para justificar a natureza do crime continuado (art. 71 do Código Penal). Por força de uma ficção criada por lei, justificada em virtude de razões de política criminal, a norma legal permite a atenuação da pena criminal, ao considerar que as várias ações praticadas pelo sujeito ativo são reunidas e consideradas fictamente como delito único. III. Embora, em rigor, o indulto só devesse ser dado ¿ como causa, que é, de extinção de punibilidade ¿ depois do trânsito em julgado da sentença condenatória, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal inclina-se pelo cabimento da concessão do indulto antes de a sentença condenatória transitar em julgado, desde que não mais caiba recurso de apelação. IV. A insignificância, enquanto princípio, se revela, conforme a visão de Roxin, importante instrumento que objetiva, ao fim e ao cabo, restringir a aplicação literal do tipo formal, exigindo-se, além da contrariedade normativa, a ocorrência efetiva de ofensa relevante ao bem jurídico tutelado.
		
	
	Estão corretas apenas as assertivas I e IV.
	 
	Estão corretas todas as assertivas.
	
	Estão corretas apenas as assertivas I e II.
	
	Estão corretas apenas as assertivas II e III.
	
	Estão corretas apenas as assertivas III e IV.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803893041)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No que diz respeito às fontes do direito penal brasileiro, assinale a opção correta.
		
	
	Na norma penal em branco ao avesso, o preceito secundário fica a cargo de norma complementar, que, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, pode ser legal ou infralegal.
	
	As fontes materiais revelam o direito; as formais são as de onde emanam as normas, que, no ordenamento jurídico brasileiro, referem-se ao Estado.
	
	A analogia, método pelo qual se aplica a lei de algum caso semelhante ao que estiver sendo analisado, é classificada como fonte formal mediata do direito penal.
	
	O complemento da norma penal em branco considerada em sentido estrito provém da mesma fonte formal, ao passo que o da norma penal em branco considerada em sentido lato provém de fonte formal diversa.
	 
	As fontes de cognição classificam-se em imediatas ¿ representadas pelas leis ¿ e mediatas ¿ representadas pelos costumes e princípios gerais do direito.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804146510)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	5. O Art. 33 da Lei n. 11.343/06 (Lei Antidrogas) diz: ¿Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Pena ¿ reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.¿ Analisando o dispositivo acima, pode-se perceber que nele não estão inseridas as espécies de drogas não autorizadas ou que se encontram em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Dessa forma, é correto afirmar que se trata de uma norma penal:
		
	
	em branco inversa (ou ao avesso).
	
	incompleta (ou secundariamente remetida).
	 
	em branco heterogênea.
	
	Nihil
	
	em branco homogênea.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201803808823)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Qual das alternativas traz o correto conceito do princípio da irretroatividade da lei penal?
		
	 
	A lei posterior mais severa tem efeito "ex nunc".
	 
	Para que haja crime e seja imposta pena é preciso que o fato tenha sido cometido depois de a lei entrar em vigor.
	
	O direito penal só deve ser aplicado quando a conduta defende um bem jurídico, não sendo suficiente que seja imoral ou pecaminosa.
	
	Apesar de uma conduta se subsumir ao modelo legal, não será considerada típica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto é, se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada.
	
	O direito penal intervém somente nos casos de maior gravidade, protegendo uma parte dos interesses jurídicos.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804146487)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em razão do aumento do número de crimes de dano qualificado contra o patrimônio da União (pena: detenção de 6 meses a 3 anos e multa), foi editada uma lei que passou a prever que, entre 20 de agosto de 2015 e 31 de dezembro de 2015, tal delito (Art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal) passaria a ter pena de 2 a 5 anos de detenção. João, em 20 de dezembro de 2015, destrói dolosamente um bem de propriedade da União, razão pela qual foi denunciado, em 8 de janeiro de 2016, como incurso nas sanções do Art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal. Considerando a hipótese narrada, no momento do julgamento, em março de 2016, deverá ser considerada, em caso de condenação, a pena de
		
	
	6 meses a 3 anos de detenção, pois a Constituição prevê o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica ao réu.
	
	6 meses a 3 anos de detenção, pois aplica-se o princípio do tempus regit actum (tempo rege o ato).
	 
	2 a 5 anos de detenção, pois a lei temporária tem ultratividade gravosa.
	
	Nihil
	
	2 a 5 anos de detenção, pois a lei excepcional tem ultratividade gravosa.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803747786)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um ¿mal necessário¿ à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade. Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:
		
	 
	o Direito Penal tem como fim limitar o poder punitivo do Estado e garantir que o cidadão não sofra arbitrariedades por parte do Estado, o qual sempre deverá agir segundo a lei.
	
	o Direito Penal visa tutelar todos os bens jurídicos, relevantes ou não, dando uma satisfação e uma sensação de segurança à sociedade;
	
	o Direito Penal possui como missão castigar as condutas lesivas e perigosas, excluindo o infrator do convívio social para que a sociedade de bem possa evoluir num ambiente saudável.o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas;
	
	nenhuma das alternativas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803770516)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Delegado de Polícia Civil/SP ¿ 2011) A ideia de que o Direito Penal deve tutelar os valores considerados imprescindíveis para a sociedade, e não todos os bens jurídicos, sintetiza o princípio da:
		
	
	a) adequação social.
	
	b) culpabilidade.
	 
	c) fragmentariedade.
	
	d) ofensividade.
	
	e) proporcionalidade.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803186298)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação ao princípio da insignificância, é correto afirmar:
		
	 
	Quando reconhecido, tem o condão de afastar a tipicidade material.
	
	Tem por objetivo afastar a culpabilidade por ausência de potencial consciência da ilicitude
	
	Não pode ser reconhecido quando estivermos diante de alguma excludente de ilicitude
	
	Incide nos crimes da Lei de Drogas, no caso de ser ínfima a quantidade de droga apreendida.
	
	Incide nos crimes patrimoniais, praticados com ou sem violência à pessoa, e leva em consideração o pequeno valor do proveito do crime

Continue navegando