Buscar

relatório hormonios vegetais giberelina.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

PRÁTICA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Prof. Hediberto Nei Matiello Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: 6º
Aluno: Jackson Gurtler_____________________________________ Data 30/09/2012
Título: Hormônios vegetais - Geberelina
N◦ da prática: 12
1-Resultados e Discussão
É um fitormônio produzido na zona apical, nos frutos e nas sementes. Dentre suas funções estão: incrementar o crescimento dos talos, interromper o período de latência das sementes fazendo-as germinar, induzindo a brotação de gemas e promovendo o desenvolvimento dos frutos.
Fatores exógenos e endógenos regulam a biossíntese das giberelinas. Dentre os fatores exógenos destaca-se o fotoperíodo, que aumenta a concentração de giberelinas e a produção de floração (em plantas de dia longas, que requerem uma determinada duração da noite para crescer); e a temperatura, em determinadas espécies é necessário que a planta passe por uma época fria para que ocorra a germinação ou a floração. Entre os fatores endógenos está o sistema de retroalimentação das giberelinas, quando a concentração de giberelinas é baixa, sua síntese é induzida, e quando é alta ela inibida. Incrementam ainda a divisão e o crescimento celular. 
2- Conclusão
Concluímos assim que este fitormônio retarda o amarelecimento dos frutos de limão (garantindo um maior valor comercial) inibindo as clorofilases, que são enzimas que degradam a clorofila ao contrário do que faz o etileno que induz a clorofilase a agir degradando-as igualmente. 
A Giberelina atua ainda alterando a disposição das microfibrilas celulósicas favorecendo o crescimento celular em apenas um lado da célula geralmente para cima, favorecendo o alongamento do caule.