BIODIREITO - FADI - REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA
13 pág.

BIODIREITO - FADI - REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA


DisciplinaProfª Ana Laura Vallarelli Gutierres Araujo7 materiais108 seguidores
Pré-visualização6 páginas
BIODIREITO 
ROTEIRO - RHA/2014
Ana Laura Vallarelli Gutierres Araujo
	
	
Primeiro bebê de proveta 
Louise Joy Brown (n. 25 de Julho de 1978,, em Oldham, Inglaterra)
Terminologia:
A diferença entre infertilidade e esterilidade nem sempre é feita com precisão e nem sempre se baseia em critérios idênticos. Daquilo que se depreende do conceito acima, podemos dizer que um casal é infértil se tem apenas uma diminuição das chances da gravidez, que podem ser contornadas por medidas médicas, e que é estéril quando a capacidade de gerar filhos é nula. (http://www.abc.med.br/p/309845/qual+a+diferenca+entre+infertilidade+e+esterilidade+quais+sao+as+causas.htm)
Criopreservação \u2013 Técnica de congelamento e armazenamento em nitrogênio líquido, a ultra-baixa temperatura (igual ou inferior a 135°C negativos), cujo processo é lento e delicado, pois deve evitar a formação de cristais de gelo no interior das células, que poderiam destruí-las. (http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Sangue+Tecidos+e+Orgaos/Assunto+de+Interesse/Conceitos,+glossarios,+siglas/Criopreservacao) No Brasil há pelo menos 21.254 embriões congelados, conforme dados da ANVISA.
Declaração de Nascido Vivo - é um documento de identidade proviório dos recéns nascidos, aceito em todo o território nacional. Desde junho de 2012, a Lei nº 12.662 instituiu valor oficial ao documento, reforçando o direito de acesso aos serviços públicos que cada brasileiro tem ao nascer, até que a certidão de nascimento seja registrada em cartório. Com a lei, é obrigatório que o número de identificação da DN conste na certidão de nascimento. O documento deve ser emitido pelo profissional de saúde responsável por acompanhar a gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ou no respectivo conselho profissional. A DN não substitui o registro civil de nascimento, que permanece obrigatório e gratuito, mas fortalece a coleta de informações dos recém-nascidos. (www.ibdfam.org.br) [1]
Diagnóstico Pré-Implantacional (DPI) ou Pré-Implantation Genetic Diagnosis (PGD) - é um exame que pode ser utilizado no processo de FIV \u2013 Fertilização \u201cIn Vitro\u201d, com o objetivo de diagnosticar nos embriões a existência de alguma doença genética ou cromossômica antes da implantação no útero da mãe. Assim, casais com chances de gerar filhos com problemas como Síndrome de Down, Distrofia Muscular, Hemofilia, entre outras anomalias genéticas, podem descobrir se o embrião possui tais doenças por meio deste exame. Essa técnica utilizada em tratamentos de fertilidade, consiste na retirada de uma ou mais células do embrião (biópsia embrionária), em laboratório e encaminhada para análise, antes mesmo de ele ser colocado no útero. Este procedimento não afeta o futuro bebê e o resultado pode ser obtido em poucas horas.( Arnaldo Schizzi Cambiaghi, http://www.ipgo.com.br/diagnostico-pre-implantacional-pgd-dpi/)
Embriões excedentes ou excedentários ou supranumerários \u2013 são aqueles produzidos in vitro e não implantados no mesmo momento no útero materno. São congelados para futura implantação. 
Esterilidade: Incapacidade para conceber (ficar grávida) por meios naturais. Suas causas podem ser masculinas, femininas ou do casal. (http://www.abc.med.br/p/309845/ qual+a+diferenca+entre+infertilidade+e+esterilidade+ quais+sao+as+causas.htm)
Eugenia \u2013 ciência que investiga os métodos pelos quais a composição genética dos seres humanos pode ser aperfeiçoada. (Andrew C. Varga)
FIVETE \u2013 Fertilização in vitro - transferência do embrião ao útero.
GIFT \u2013 Gamete Intrafallopian Transfer - a fecundação ocorre nas trompas.
ICSI \u2013 Intracytoplasmic Sperm Injection \u2013 injeção intracitoplasmática de Espermatozoide.
Infertilidade - refere-se principalmente à incapacidade biológica de uma pessoa para contribuir para a concepção. A infertilidade também pode se referir ao estado de uma mulher que é incapaz de levar uma gravidez a termo. (http://www.news-medical.net/health/Infertility-What-is-Infertility-(Portuguese).aspx) Infertilidade é, portanto, frequentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção. (http://www.abc.med.br/p/309845/qual+a+diferenca+entre+infertilidade+e+esterilidade+quais+sao+as+causas.htm)
Oócitos ou Ovócito - são células germinativas femininas resultantes do processo determinado Oogênese (processo de maturação). Gameta feminino que ainda não atingiu a maturidade.
Prole eventual \u2013 todo ente humano que pode vir a ser concebido. É o ente humano futuro. 
Reprodução humana assistida \u2013 conjunto de operações para unir, artificialmente, os gametas feminino e masculino, dando origem a um ser humano (Maria Helena Diniz). \u201cConjunto de técnicas que têm como fim provocar a gestação mediante substituição ou a facilitação de alguma etapa que se mostre deficiente no processo reprodutivo\u201d (Mônica Sartori Scarparo)
Tecidos gonádicos - fragmentos de ovários e testículos. 
ZIFT \u2013 Zygote Intrafallopian Transfer - fecundação fora do corpo da mulher.
Interesses em jogo
Autonomia privada; direitos reprodutivos; 
Auto-instrumentalização do homem (Habermas); dignidade da pessoa e respeito em relação às gerações futuras (Roberto Andorno); Convenção sobre os Direitos da Criança, art. 7 (1. A criança será registrada imediatamente após seu nascimento e terá direito, desde o momento em que nasce, a um nome, a uma nacionalidade e, na medida do possível, a conhecer seus pais e a ser cuidada por eles.)
\u201cOs sujeitos envolvidos nessas mudanças estão muito mais predispostos a angústias, que surgirão a partir do momento em que eles começarem a questionar-se de onde vieram. Essa seria a pergunta-chave do ser humano. A reprodução humana estaria mexendo na questão da origem do homem.\u201d
 (Sócrates Nolasco, professor de Psicologia da UFRJ)
Saúde reprodutiva
Saúde reprodutiva é um estado de completo bem-estar físico-mental e social em todas as matérias concernentes ao sistema reprodutivo, suas funções, processos, e não a simples ausência de doença ou enfermidade. A saúde reprodutiva implica, por conseguinte, que a pessoa possa ter uma vida sexual segura e satisfatória, tendo a capacidade de reproduzir e a liberdade de decidir sobre quanto e quantas vezes deve fazê-lo. Está implícito nesta última condição o direito de homens e mulheres de serem informados e de terem acesso aos métodos eficientes, seguros, aceitáveis e financeiramente compatíveis de planejamento familiar, assim como a outros métodos de regulação de fecundidade a sua escolha e que não contrariem a Lei, bem como o direito de acesso a serviços apropriados de saúde que propiciem às mulheres as condições de passar em segurança pela gestação e parto, proporcionando aos casais uma chance melhor de ter um filho sadio." (Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento \u2013 Programa de Ação - § 7.2)
Direito reprodutivo: Compreende o \u201cacesso a um serviço de saúde que assegure informação, educação e meios, tanto para o controle da natalidade, quanto para a procriação sem riscos para a saúde\u201d (PIMENTEL; DI GIORGI e PIOVESAN, 1993:168)
Direitos Sexuais e Reprodutivos
1. Direito à vida: implica que nenhuma mulher deve ser colocada sob risco ou perigo em razão de gravidez.
2. Direito à liberdade e segurança: reconhece que as pessoas têm o direito a poder desfrutar e a controlar sua vida sexual e reprodutiva e que nenhuma mulher deverá estar sujeita a gravidez, esterilização ou abortos forçados.
3. Direito à igualdade: de estar livre de todas as formas de discriminação, incluindo sua vida sexual e reprodutiva.
4. Direito à privacidade: significa que todos os serviços de atenção à saúde da mulher deverão ser confidenciais e que todas as mulheres tenham o direito a fazer escolhas autônomas com respeito à procriação.
5. Direito à liberdade de pensamento: significa que todas as pessoas têm o direito de estar livre da interpretação restritiva de textos religiosos, crenças, filosofias