Buscar

FPPC - Motivação

Prévia do material em texto

CAMILA SAKAMAE PIETRO
LETÍCIA BATISTA CALDEIRA
NATÁLIA SILVEIRA LISBÔA
PEDRO MISAILIDIS ANTONINI
MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
Relatório apresentado à disciplina de Fenômenos e Processos Psicológicos C, da Faculdade de Psicologia, do Centro de Ciências da Vida, como parte das atividades do laboratório exigidas para aprovação.
Orientador: Prof(a). Dr(a). Karina de Carvalho Magalhães
PUC-CAMPINAS
2018
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Confirmar com a Karina se os títu
2. OBJETIVOS
- Investigar a motivação de praticantes de exercício físico segundo a visão da teoria da autodeterminação.
3. MÉTODO
3.1 SITUAÇÃO
Os participantes 1, 2, 3, 4 e 5 tiveram o questionário BREQ-2 Versão Brasileira aplicado no dia 12 de março de 2018. O questionário foi aplicado em uma sala retangular composta por dois sofás, uma estante com uma televisão (que permaneceu desligada) e uma mesinha ao centro da sala, onde foram colocados papéis e canetas, caso o participante ou o aplicador precisassem. O aplicador sentou-se em um dos sofás e o entrevistado no outro, de forma que ficaram um de frente para o outro. Além disso, a porta e a janela estavam fechadas, a fim de que nenhum ruído externo atrapalhasse a concentração do participante. As luzes permaneceram acessas e as cortinas fechadas. 
Os participantes 6, 7, 8 e 9 tiveram o questionário aplicado no dia 17 de março de 2018. Os participantes 10, 11, 12, 13 e 14 tiveram o mesmo questionário aplicado no dia 18 de março de 2018. O questionário foi aplicado numa sala retangular composta por uma mesa com quatro cadeiras, sendo que só duas foram ocupadas, uma pelo aplicador e outra pelo participante. Optou-se por manter a luz acesa para facilitar a leitura. A porta do local foi fechada para que não ocorresse interferência externa e foi perguntado aos participantes se havia necessidade de ligar o ventilador, opção descartada pelos mesmos. As janelas permaneceram abertas.
Os participantes 15, 16, 17 e 19 tiveram o questionário aplicado no dia 18 de março de 2018. Os participantes 18 e 20 tiveram o mesmo questionário aplicado dia 21 de março de 2018. O questionário foi aplicado em uma sala retangular que era composta por dois sofás, uma estante com uma televisão (que permaneceu desligada) e uma mesinha ao centro da sala, onde foram colocadas canetas, caso o participante precisasse. O entrevistador sentou-se em um dos sofás e o entrevistado no outro, de forma que ficaram um de frente para o outro. Além disso, a porta e a janela permaneceram fechadas, a fim de que nenhum ruído externo atrapalhasse a concentração do participante. As luzes permaneceram acessas e as cortinas fechadas. 
3.2 PARTICIPANTES
Para o experimento foram selecionados 20 participantes ao acaso, todos praticantes de alguma modalidade de atividade física e com idade superior a 18 anos. 
- Participante 1: R. B., 25 anos, sexo feminino.
- Participante 2: G. S. L., 20 anos, sexo feminino.
- Participante 3: S. L. M. L., 51 anos, sexo masculino.
- Participante 4: S. M. L., 33 anos, sexo masculino.
- Participante 5: G. S., 27 anos, sexo masculino.
- Participante 6: B. G. S., 31 anos, sexo masculino.
- Participante 7: F. C., 21 anos, sexo masculino.
- Participante 8: M. C. B., 54 anos, sexo feminino.
- Participante 9: G. G. R., 19 anos, sexo feminino.
- Participante 10: U. P. S., 55 anos, sexo feminino. 
- Participante 11: L. S. G. B., 22 anos, sexo masculino.
- Participante 12: H. B., 19 anos, sexo masculino.
- Participante 13: A. N. F., 21 anos, sexo feminino. 
- Participante 14: F. S., 43 anos, sexo masculino.
- Participante 15: R. B. C., 22 anos, sexo masculino.
- Participante 16: L. S. D., 70 anos, sexo feminino.
- Participante 17: I. C. O., 21 anos, sexo feminino.
- Participante 18: L. C. C. O., 23 anos, sexo feminino.
- Participante 19: R. D. S. B., 48 anos, sexo feminino.
- Participante 20: Y. F. S. P., 18 anos, sexo feminino.
3.3 MATERIAL
- Escala BREQ-2 – Versão portuguesa (Anexo A).
3.4 PROCEDIMENTO
Após todos os participantes do experimento terem sido definidos, o aplicador do teste os chamou individualmente ao cômodo em que o teste seria realizado (de acordo com a disponibilidade dos aplicadores e participantes).
O aplicador sentou-se de frente para o participante e explicou que o procedimento para a entrevista consistiria em o entrevistado responder a Escala BREQ-2 – Versão portuguesa, que consiste em algumas perguntas para avaliação dos motivos da realização de atividade física. Também foi explicado aos participantes que não havia respostas certas ou erradas; o objetivo seria simplesmente investigar a motivação de um grupo de pessoas para a prática de atividades físicas através do instrumento, e por isso as respostas precisariam ser sinceras, baseadas na realidade.
A seguir, foi entregue para cada participante uma cópia impressa da Escala BREQ-2 - Versão portuguesa. Inicialmente, o aplicador pediu ao participante que escrevesse na folha da escala as iniciais de seu nome, a idade, sexo, data, há quanto tempo praticava atividade física, quantos dias por semana praticava atividade física e quanto tempo por dia praticava atividade física. 
Escritas as informações, cada participante pode ler e responder seu próprio questionário, enquanto o aplicador aguardava sentado caso houvesse necessidade de tirar alguma dúvida. O aplicador ficou presente durante todo o tempo junto ao participante caso houvesse necessidade de tirar alguma dúvida. 
Após o término do preenchimento do questionário por parte do participante, o aplicador agradeceu-lhe pela participação e finalizou a entrevista.
4. RESULTADOS 
	A tabela 1 apresenta os resultados dos dois testes obtidos pelas 
5. DISCUSSÃO
Os dois 
6. REFERÊNCIAS
7. ANEXOS
ANEXO A – Escala BREQ-2 – Versão portuguesa

Continue navegando