A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
Relatório Estagio

Pré-visualização | Página 1 de 4

2
SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA. – SOREC
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL – FACIMED
CURSO DE PSICOLOGIA 
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO DE TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA
CACOAL-RO
2020
SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA. – SOREC
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL – FACIMED
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO DE TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA
Relatório Apresentado à disciplina Estágio Básico de observação e entrevista sob a Supervisão da Prof. Michele Romão, no 2º Período do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal- Facimed para Obtenção de nota.
CACOAL-RO
2020
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Marciely Cristiane Campos Quinellato
Endereço: Linha 208 km 04, Lado Norte
Cidade: Rolim de Moura
Telefone: 993980610
Informações sobre o estágio:
Data de início: 11.02.2020
Data de término: 16.06.2020
Duração em horas: 40
Orientação e supervisão: Michele Romão
Coordenador de Estágio do Curso: Leila Gracieli
Orientador (Professor da disciplina) Michele Romão
INTRODUÇÃO
O presente relatório foi produzido para a de disciplina de Estágio básico em técnicas de observação e entrevista do curso de psicologia da faculdade de ciências biomédicas de Cacoal – Facimed. Essas atividades tiveram como objetivo desenvolver as habilidades de observação e entrevista, identificando sua importância na atividade profissional do Psicólogo. As atividades foram realizadas na residência de familiares, em virtude da negativa de estar fazendo as observações na instituição devido a pandemia do COVID 19.
O Psicólogo quando atua como cientista ou mesmo na área clínica lida principalmente com informações a respeito do comportamento e das mudanças no ambiente físico e social que se relacionam aquele comportamento. (DANNA, MATOS, 2011, pág. 12).
 Por conta disso é necessário que os dados coletados através da observação desses repertórios comportamentais sejam realizados de forma sistemática e objetiva, sendo um instrumento de vital relevância para a realização do trabalho do Psicólogo.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO
A princípio essa observação seria realizada na Unidade Básica de saúde Eni Correia Da Silva, localizado em Nova Estrela, Distrito de Rolim De Moura- Ro, mas devido a Pandemia da COVID 19, as observações de cunho científicos e acadêmicos foram realizadas com dois membros da família, sendo duas crianças de dois e nove anos.
A observação foi realizada no setor rural, na linha 208 km 04, norte, pertencente a cidade de Rolim de Moura. Foram observados L.C.Q, uma criança do sexo feminino de dois anos e sete meses de idade, e K.C.Q, uma criança do sexo masculino, de nove anos.
1 - REVISÃO TEÓRICA
No campo do saber científico, a escolha do método a ser utilizado pelo pesquisador está vinculada ao fenômeno tomado como objeto de estudo. Na Psicologia, uma das opções metodológicas diz respeito ao método observacional. Esse método mostra-se relevante especialmente para entender o que os organismos fazem e sob quais circunstancias (Danna e Matos, 2011), e nos estudos que envolvem interações humanas, visto haver situações que dificilmente poderiam ser captadas ou apresentadas de outra forma (Dessen e Murta,1997; Kreppner, 2011).
Os dados coletados a partir da observação fornecem subsídios para diagnosticar uma situação - problema, facilitar a escolha das técnicas e procedimentos empregados na pesquisa e na avaliação de sua eficácia (Danna & Matos, 2011).Segundo Fagundes (1999), “ a observação comportamental é importante para psicólogos , modificadores do comportamento e pesquisadores, servindo-lhes como um instrumento de trabalho para a obtenção de dados que, entre outras coisas, aumentem sua compreensão a respeito do comportamento sob investigação”.(p.23)
As informações obtidas através da observação cientifica se caracteriza por serem realizadas de forma sistemática e objetiva e por conta disso colocam o Psicólogo sob a influência do que realmente acontece na realidade, e não sob a influência de suposições e interpretações, podendo este ser capaz de identificar as variáveis que afetam o comportamento do seu paciente.
Baseado nessas observações, o psicólogo faz o diagnóstico da situação- problema, isto é, identifica as deficiências existentes, identifica as variáveis que afetam o comportamento e os recursos disponíveis no ambiente. Com esses elementos, ele é capaz de decidir quais a s técnicas e procedimentos mais adequados para obter os resultados que pretende atingir. (DANNA, MATOS. 2011, Pag13)
A observação permite ao avaliador o registro de uma boa descrição dos comportamentos que está observando, no contexto da avaliação psicológica e, em geral, ocorrendo durante a entrevista, a observação, conforme Mackinnon, Michels e Buckley(2008), diz respeito ao comportamento não verbal da pessoa avaliada, comportamento do qual a própria pessoa nem possui consciência de quão importante pode ser; nem tem consciência de que tal comportamento verbal ocorre quando fala. Tal tipo de comportamento pode revelar elementos emocionais do avaliando, através do comportamento motor, de choro, risadas, rubor, assim como outros; importante de se levar em conta, também, as características físicas da voz, seu timbre, a velocidade ou interrupções ou tremores enquanto o avaliando fala. Dessa forma, a observação durante a entrevista, pode capturar elementos para além do conteúdo da informação factual que o avaliando produz em reação as questões colocadas pelo avaliador.
Existem diversas maneiras de se registrar as informações captadas mediante o uso de observação, uma delas é o Registro realizado de forma cursiva, sendo uma forma de relato do que acontece com o sujeito observado na sequência em que os fatos se sucedem, cuidando -se de se seguir as recomendações técnicas para que se tenha uma linguagem cientifica. Outra técnica de registro é o Registro cursivo feito em Período estimulado, também chamado de registro minuto a minuto, assim o observador anota de maneira cursiva todos os eventos que presencia, só que o faz dividindo o tempo em intervalos regulares. O protocolo de observação é um documento onde o observador registra os dados coletados, que abrange informações relevantes para a análise dos comportamentos observados, onde deve-se registrar, descrição do sujeito, relato do ambiente social, ambiente físico e também registrar o diagrama da observação.
Outra ferramenta de pesquisa primordial na atuação do psicólogo é a entrevista que pode ser definida por um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos(individual, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.
Por técnica entendemos uma série de procedimentos que possibilitam investigar os temas em questão. A investigação possibilita alcançar os objetivos primordiais da entrevista, que são descrever e avaliar, o que se pressupõe o levantamento de informações, a partir das quais se torna possível relacionar eventos e experiencias, fazer inferências, estabelecer conclusões e tomar decisões. 
A entrevista pode partir de diferentes enfoques teóricos (psicanalítico, comportamental etc.), ter distintos objetivos (de diagnóstico, de desligamento, de encaminhamento, dentre outros), ter seu formato mais ou menos estruturado e ser conduzida de forma mais ou menos dirigida.
Estrutura da entrevista diz respeito ao roteiro, com o qual o avaliador conduz a entrevista. Nesse sentido, Nunes(1993) discute a entrevista livre ou não estruturada, menos utilizada na avaliação psicológica porque não se trata, como em psicoterapia ou psicanálise, de que o entrevistado fale o que vem a sua mente; mais usual é a existência de um roteiro – esse mais ou menos fechado ou estruturado,