Buscar

Comportamento Organizacional - Carolina Silva AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comportamento Organizacional
Carolina Santana Silva
Entrevista com gestor organizacional:
A importância da motivação para excelência organizacional
Niterói, 2018
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
Carolina Santana Silva
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENTREVISTA COM UM GESTOR ORGANIZACIONAL
Trabalho solicitado pela disciplina de 
Comportamento Organizacional
A Empresa Creche Escola Nossa Infância, estabelecida no bairro do Vital Brazil, em Niterói, é um estabelecimento de educação infantil, com grupos de Berçário, Maternal, Grupo I, Grupo II e Grupo III. É de pequeno porte, possui 15 funcionários e atua há 13 anos no mercado, sendo seu público alvo famílias de classe média. A concorrência é ampla na região, que possui outras empresas do mesmo segmento. A prestação do serviço é inspirada nos princípios da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI/98 e ainda na superação dos desafios de pensar a creche escola como instância de formação cultural e de pensar as crianças como sujeitos de cultura e história e para isso é garantido um espaço estruturado e profissionais qualificados para assegurar às crianças o direito de brincar, criar, aprender e se desenvolver. Além disso, respeito e a valorização à identidade da criança e de sua família, em suas diversas manifestações sem exclusão de gênero, etnia, religião e aspectos econômicos e culturais.
A Creche Escola Nossa Infância, trás em sua perspectiva filosófica o desenvolvimento da ética, do amor ao próximo, buscando em suas ações educativas o desenvolvimento de liberdade e de responsabilidade indispensáveis à construção de conhecimentos e de cidadania.
Luciene Avelar atua como coordenadora administrativa nesta instituição, possui 3º grau completo e mestrado na área de educação e atua há 20 anos no setor, sendo os 13 últimos na empresa atual.
Como gestora dessa organização, acredita que a excelência organizacional está diretamente ligada a gestão de pessoas. As pessoas são o maior bem patrimonial existente numa empresa, são forças fundamentais para que a empresa atinja seus objetivos organizacionais com excelência. É importante reconhecer o verdadeiro papel dos colaboradores que contribuem para o sucesso. Precisa-se haver o comprometimento ético com o desempenho. Para acompanhar a competitividade, as pessoas que fazem parte da organização precisam estar realmente engajadas com o cumprimento das metas organizacionais. Os objetivos dos colaboradores devem estar alinhados com os da empresa, para ambos ganharem. Deste modo a gestão de pessoas é a parte essencial de uma organização que busca excelência.
Contudo é importante que a organização desenvolva e valorize os talentos existentes como forma de motivá-los para um bom desempenho, assim como ele se sinta útil no processo administrativo, que venha a conscientizá-lo como colaborador e como ser humano da sua importância em determinada empresa.
Uma equipe motivada acredita que todas as pessoas que interatuam na organização formam uma rede de apoio, onde são orientadas para crescer compartilhando dos mesmos valores e objetivos. 
Para tanto, oferecemos oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades associadas ao cargo, acredita-se que, na medida em que elevando a capacitação técnica e administrativa das pessoas, elas consideram-se mais capazes para exercer a função, aumentando a auto-estima. Além disto, por terem sido convocadas para um treinamento, acreditam que a empresa está investindo nelas por serem competentes ou por terem potencial, o que desperta a motivação.
Procura-se ainda criar uma ambiente de trabalho em que reine a confiança e a transparência, onde não haja receio de compartilhar ideias e onde ninguém esteja sempre certo.
“Ter uma equipe motivada faz todos acreditarem que o impossível é possível. No fim, todos ganham com isso.” Flavia Lippi (Especialista em Bussiness Mentoring)
E uma equipe alinhada e motivada traz retorno quando existe uma comunicação eficiente, considera-se a comunicação um instrumento estratégico de gestão de pessoas, já que a eficácia da comunicação interpessoal reflete diretamente no comportamento organizacional. Com uma comunicação eficiente, pode-se controlar o comportamento dos colaboradores, esclarecer tarefas, facilitando a motivação. Podemos também tomar decisões mais facilmente por permitir o acesso às informações disponíveis.
Assim que um novo colaborador entra na equipe, ele conhece e é treinado para executar as tarefas delegadas. E esta transmissão deve ser feita de forma estruturada, para que não ocorram problemas por falta de acesso a informação.
Busca-se a prática do ouvir e ser ouvido, para saber das expectativas do colaborador em relação à organização, se ambos têm a mesma visão, para acrescentar algo que pode agregar na vida de todos os colaboradores, para que possam trabalhar com satisfação e prazer em suas funções, pois a comunicação não é capaz somente de transmitir informações, mas sim de causar influências no comportamento dos seres humanos.
De acordo com Matos (2014): “ A comunicação informa, motiva, ensina, distrai, entusiasma, dá status, forma opiniões, orienta, desorienta, faz rir, chorar, inspira, produz até mesmo a incomunicação.”
“A comunicação é mais do que simplesmente transmitir um significado: esse significado precisa ser compreendido.” Robbins (2010)
Precisa-se garantir que a informação seja apresentada corretamente a todos os colaboradores, já que todos tem autonomia para lidar com o público da Empresa, todos precisam possuir o mesmo conteúdo de informação evitando que mensagem chegue distorcida aos nossos clientes. 
Já ocorreu de colaboradores não possuírem informação sobre datas comemorativas e recesso no expediente de trabalho, logo uma informação incompleta foi passada aos nossos clientes. Conclusão: famílias insatisfeitas por problemas de comunicação. E como uma empresa de pequeno porte, cada insatisfação pode gerar cortes, o que não é do desejo da organização.
Portanto, de acordo com Matos (2014), “a boa comunicação é condição básica para a saúde orgânica da cultura de uma organização, que consolida valores voltados para a unidade de pensamento e de ação.”.
Referências
Sites: 
Administradores.com.br
Knowledgeatwharton.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais