Buscar

APOL NOTA 100 Artes Visuais Historia e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL NOTA 100 Artes Visuais, História e Sociedade
Questão 1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a citação a seguir: 
“O principal artista desse estilo neoclássico foi o pintor Jacques Louis David (1748–1825), que foi o ‘artista oficial’ do Governo Revolucionário e desenhou os trajes e cenários para tais eventos de propaganda, como o ‘Festival do Ser Supremo’ em que Robespierre oficiava como Sumo Sacerdote autonomeado. Essas pessoas achavam estar vivendo tempos heroicos e que os acontecimentos de seus próprios dias eram tão dignos da atenção do pintor quanto os episódios da história grega e romana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 380. 
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclassicismo, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os artistas do período Neoclássico consideravam mais eficiente a observação das pinturas renascentistas e das esculturas gregas do que ter a natureza como modelo.
II. ( ) O Neoclassicismo estava alinhado ao pensamento Iluminista, no qual o progresso e a perfeição humana eram elementos primordiais.
III. ( ) No Neoclassicismo, artistas como Leonardo da Vinci desenvolveram importantes técnicas de pintura, como o sfumato.
IV. ( ) Jacques-Louis David foi um pintor neoclássico e também um dos responsáveis pelo surgimento das academias de arte. 
Agora assinale a opção que apresenta a ordem correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – F – F – F
	
	E
	V – F – V – F
0:31:06
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Para Giotto, essa descoberta não era apenas um estratagema a ser exibido como tal. Ela capacitou-o a modificar toda a concepção da pintura. Em vez de usar os métodos de escrita pictórica, pôde criar a ilusão de que a história sagrada estava acontecendo diante de nossos próprios olhos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p.149. 
Considerando este fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a obra do artista Giotto di Bondone (1267-1337), assinale a alternativa correta:
	
	A
	O artista produziu uma obra considerada medieval, pois esta foi realizada no período denominado Idade Média e traz elementos bem característicos do período, como o contorno destacado.
	
	B
	A obra de Giotto tem características do Renascimento porque demonstra alguns elementos da arte desse período, como, por exemplo, a representação da ilusão de profundidade.
	
	C
	A obra do artista italiano Giotto demonstra a eficácia da história da arte em classificar os diferentes períodos históricos a partir da cronologia.
	
	D
	A obra de Giotto era mais realista que a de todos os artistas do período Renascentista.
	
	E
	A obra de Giotto demonstra a aderência de artistas cristãos primitivos que apresentavam uma história bíblica com todas as figuras sendo representadas, ao estilo dos egípcios.
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para a imagem a seguir:
A morte de Socrátes – Jacques-Louis David, 1787. Óleo sobre tela, 1, 30m x 1, 96 m. Metropolitan Museum of Art, Nova York.
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/15/911982/conheca-morte-socrates-jacques-louis-david.html>. Acesso em: 16 fev. 2016. 
Considerando a reprodução da obra indicada e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclássico, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A obra em questão apresenta elementos neoclássicos, como o uso de cores sóbrias, a imponência de suas dimensões e o próprio tema, que é grego.
	
	B
	A obra em questão apresenta características da arte do estilo Barroco, pois trata da principal temática deste estilo: as cenas históricas.
	
	C
	A obra em questão apresenta características do estilo Rococó, por tratar de um tema cotidiano e banal de forma naturalista.
	
	D
	A obra em questão pode ser considerada moderna, pois apresenta características inovadoras, como a estilização das formas.
	
	E
	A obra em questão apresenta características do estilo Gótico, como, por exemplo, a obscuridade da cena representada, além do tema, que é mórbido.
uestão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para o seguinte trecho: 
“Os artistas latino-americanos se inspiraram em várias dessas correntes, mas pretendo mostrar que mesmo os discípulos dos defensores da arte pela arte, não se identificaram com essa perspectiva. A maioria deles revelou preocupação com os problemas da sociedade a que pertenciam. Procuraram romper com o passado, mas a produção nova, geralmente, representou respostas as suas inquietações sociais e/ou políticas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19012>. Acesso em: 12 fev. 2017. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte da Argentina no final do século XIX, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Alguns artistas na Buenos Aires do final do século XIX utilizavam como modelo o nu feminino enquanto forma de atacar os pudores, a vergonha e o decoro da época.
	
	B
	Os artistas argentinos não buscavam inovações em suas pinturas, pois o modernismo demorou a chegar na América Latina.
	
	C
	Os artistas do final do século XIX na Argentina reproduziam cenas da Bíblia no estilo Barroco, que ainda predominava no país.
	
	D
	A pintura da Argentina do final do século XIX era baseada em princípios Neoclássicos, que acabavam de chegar ao país a partir de artistas que viveram na Europa.
	
	E
	Os artistas argentinos do final do século XIX rompiam com o passado negando a pintura e utilizando novas linguagens em seus trabalhos.
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para o seguinte extrato de texto: 
“Principal estilo de época do século XVIII europeu, [...] se desenvolve como uma sutilização à complexidade formal e aos excessos do barroco, apelando para a leveza, graça e para os coloridos suaves”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo65/rococo 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte do século XVIII, assinale qual alternativa apresenta a escola que corresponde às características descritas no extrato:
	
	A
	Surrealismo
	
	B
	Barroco Protestante
	
	C
	Rococó
	
	D
	Renascimento
	
	E
	Barroco Católico

Continue navegando