Buscar

Apol sistema de ensino e politica educacionais

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Considere o seguinte excerto:
“Em maio de 2011, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprova parecer que estabelece novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio no Brasil. A medida é apresentada como uma atualização das diretrizes de 1998, entendida como necessária diante das diversas mudanças ocorridas na legislação relativa ao ensino médio nos últimos anos, bem como das transformações em curso na própria sociedade, no mundo do trabalho e no ensino médio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOEHLECKE, Sabrina. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira Educação,  Rio de Janeiro ,  v. 17, n. 49, p. 39-58,  abr.  2012. p. 39. < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n72/a10v19n72.pdf >. Acesso em: 18 jul. 2017.
Levando em consideração o excerto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito do ensino médio, analise as assertivas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.  ( ) O docente do ensino médio deve ter formação superior.
II. ( ) O docente do ensino médio não precisa de graduação em licenciatura plena.
III.( ) A oferta do ensino médio é principalmente de responsabilidade dos sistemas estaduais.
IV. ( ) A função profissionalizante do ensino médio visa à formação para o vestibular.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V 
	
	C
	F – V – V – F 
	
	D
	V – F – V – F 
	
	E
	F – V – V – V  
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Leia a citação a seguir:
“Embora a EJA [Educação de Jovens e Adultos] continue a ocupar lugar secundário na agenda da política educacional do governo, houve um incremento na colaboração da União com os estados e municípios, por meio da institucionalização da modalidade no sistema de ensino básico, com sua inclusão nos mecanismos de financiamento e nos programas de assistência aos estudantes (alimentação, transporte escolar e livro didático)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade,  Campinas ,  v. 31, n. 112, p. 939-959,  set.  2010. p. 945-946. <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/15.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2017.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA), o público-alvo do EJA
	
	A
	são os trabalhadores abaixo de 18 anos que completaram 12 anos de estudo ou mais.
	
	B
	são os não-alfabetizados abaixo de 15 anos.
	
	C
	são os adolescentes entre 14 e 17 anos que não completaram 12 anos de estudo.
	
	D
	são os adolescentes entre 14 e 17 anos que completaram 12 anos de estudo ou mais.
	
	E
	são os trabalhadores acima de 18 anos que não completaram 12 anos de estudo.
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Considere a seguinte citação: 
“Com o objetivo de aprimorar as informações disponíveis sobre as diferentes modalidades de ensino e preencher as lacunas existentes, o Inep realiza levantamentos especiais, sempre em parceria com as instituições públicas e organizações não-governamentais diretamente envolvidas com as políticas públicas das respectivas áreas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, MARIA HELENA GUIMARÃES DE. Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo em Perspectiva,  São Paulo ,  v. 14, n. 1, p. 121-128,  Mar.  2000. p. 123. <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9809.pdf>. Acesso em: 11 Jul. 2017.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito das modalidades da educação básica no Brasil, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características: 
Educação especial
Educação de Jovens e Adultos
Educação do campo
Educação escolar quilombola
( ) Atende prioritariamente a população que mora e trabalha na área rural.
( ) Atende alunos com deficiências diversas.
( ) Destina-se às pessoas acima de 18 anos que não completaram ainda 12 anos de estudos.
( ) É resultado, em grande parte, das lutas dos movimentos sociais negros e pode ser considerada uma conquista na educação brasileira. 
Agora, selecione a sequência correta: 
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2 – 4
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Leia o seguinte excerto:
“A atual Constituição explicita um gênero de escola e ao fazê-lo deixa um outro implícito. Trata-se da dualidade entre escolas regulares e escolas livres. As regulares são as que, além de se submeterem às leis gerais do país, também se submetem ao sistema de diretrizes e bases da educação nacional, inclusive para o reconhecimento formal de seus atos e diplomas. Com isto, fica implícito, por oposição, o gênero das escolas livres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, C. R. J.. A educação escolar como concessão. Em Aberto, v. 50/51, n. 51, p. 51-56, 1991. p. 1. <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1812/1783>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Levando em consideração o excerto e as informações contidas no livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, com respeito a concepção de escola livre, analise as seguintes asserções:
I. O ensino fundamental tem papel basilar na constituição da cidadania plena de todos os indivíduos da sociedade.
                                                  PORQUE
 
II. O ensino fundamental está relacionado à alfabetização e letramento dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:  
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta       da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa   correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
“É na educação infantil que a maioria de nossas crianças terá o seu primeiro contato com uma educação formal, que pretende complementar a educação recebida no seio familiar e na sociedade. Por isso, esse nível de educação requer profissionais competentes que possuam as habilidades necessárias para lidar com as especificidades dessa faixa etária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Maria Izete de. Educação infantil: legislação e prática pedagógica. Psicologia e Educação,  São Paulo,  n. 27, p. 53-70, dez.  2008. p. 54.<http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/04.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre regras comuns da educação infantil segundo a LDBEN n. 9.394/1996, é correto afirmar que:
	
	A
	a carga horária mínima anual é de 1000 (mil) horas, distribuída por um mínimo de 300 (trezentos) dias de trabalho educacional.
	
	B
	o atendimento à criança deve ser de no mínimo 8 (oito) horas diárias para o turno parcial ede 10 (dez) horas para a jornada integral.
	
	C
	a avaliação deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, a fim de promover o acesso ao ensino fundamental.
	
	D
	a instituição pré-escolar exige a frequência mínima de 90% (noventa por cento) do total de horas.
	
	E
	a expedição de documentação é feita de modo que se permita atestar os processos de desenvolvimento da aprendizagem da criança.

Continue navegando