Buscar

Aula 1 A Psicologia Institucional como Psico Higiene

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia Institucional
Aula 1 A Psicologia Institucional como Psico-higiene
		1.
		Bleger recuperou a dimensão institucional nos processos grupais. Para ele nas Instituições as pessoas trabalham em grupos e nestes há conflitos e é preciso resgatar a saúde mental ou o bem estar dos grupos.
Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Um conceito que tem a ver com o bem estar é o de psico-higene.
		2.
		Partindo da estruturação da personalidade, Bleger considera a existência da comunicação grupal como derivada desta estruturação para considerar uma intrincável relação entre o sujeito, a organização grupal e a institucional. A personalidade ou a identidade do sujeito se dá, sempre, pelo jogo:
	
	
	
	
	
	de um ego sincrético e um ego organizado
		3.
		É inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos em uma equipe de trabalho. Assim, faz-se necessário reconhecer que o conflito existe e precisa ser enfrentado. Considere as afirmativas abaixo quanto aos conflitos em equipes de trabalho:
I. Considera-se a procura pelo entendimento entre os membros da equipe um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das equipes, pois o exercício do diálogo e o estímulo à expressão abrem caminho para o respeito às diferenças pessoais e de pontos de vista.
II. Os conflitos passam a ser uma grande oportunidade para praticar a busca do consenso. Neste sentido, deve-se procurar a decisão por votação, ou que uma ¿instância superior¿ decida pelas pessoas em divergência.
III. Para conciliar, é preciso que os membros da equipe sejam ¿assertivos¿ e cooperativos, na tentativa de satisfazer os interesses de todos os envolvidos no conflito.
Estão corretas:
	
	
	apenas as afirmativas I e III
		4.
		O termo Psicologia Institucional foi criado por Bleger e segundo ele, este ramo da Psicologia deve recorrer ao que já foi acumulado pela Psicologia: teoria, método, técnicas. Especificamente irá utilizar as contribuições da Psicologia Social e da Psicanálise. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta. I- O papel do psicólogo deve ser o de investigador das relações interpessoais, ele deve conhecer e buscar a compreensão das variáveis manifestas e latentes que determinam o comportamento humano nessas relações. II- . O objetivo mais geral do psicólogo no campo institucional, segundo Bleger, é o da psico-higiene, ou seja, conseguir a partir de sua intervenção uma melhor organização no ambiente de trabalho e promover maior bem-estar para os integrantes da Instituição. III- Para Bleger , a sociedade como um todo, na sua forma objetiva apresenta em sua estrutura uma alienação fundamental onde o que é produzido socialmente (bens de consumo, cultura) é distribuído de forma desigual entre seus membros.
	
	
	
	Todos os itens estão corretos
		5.
		No campo institucional, de acordo com Bleger, o psicólogo tem como objetivo promover a psico-higiene que tem como proposta as seguintes afirmações, exceto:
	
	
	
	ser um agente de mudança e um catalisador ou depositário de conflitos a fim de reconhecê-los e não agir em função deles, mas agir sobre eles.
	
	
	conseguir melhor organização e condições que tendam a promover saúde e bem-estar dos integrantes da instituição;
	
	
	ser o técnico da explicitação do implícito, ajudando a compreender os problemas e todas as variáveis possíveis dos mesmos;
	
	
	ser um técnico das relações interpessoais ou um técnico dos vínculos humanos;
	
	
	contribuir para a solução dos conflitos, na condição de funcionário na instituição para um maior envolvimento afetivo com os integrantes.
		6.
		A proposta de Bleger nas Instituições é a psico-higiene, isto significa dizer que:
	
	
	A psico-higiene é a promoção da saúde e do bem -estar dos integrantes da Instituição.
		7.
		Para José Bleger, alguns requisitos são indispensáveis para que os conceitos da Psicanálise possam ser utilizados na atuação do psicólogo institucional. Entre eles temos como elemento relevante
	
	
	
	
	
	O enquadramento da atuação
		8.
		José Bleger tornou-se um autor conhecido com seus trabalhos sobre Psicanálise, Psicologia, Grupos e Instituição na década de 60. O diferencial de seus estudos estava, sobretudo, na proposta de uma atuação profissional:
 
	
	
	para além dos limites do consultório e também na importância que deu à saúde mental ou à psico-higiene nos grupos e nas atividades da vida diária.
		1.
		Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que corresponde a resposta correta em relação à definição de grupo.
I- O grupo realiza as regras e promove os valores. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras.
II- É o sujeito responsável pela produção das regras dentro das organizações e pela singularidade - ora controlado, submetido de forma acrítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
III- Na dinâmica de construção social da realidade é o grupo que realiza a instituição.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
		2.
		Como decorrência de sua visão do papel centralizador do Estado em todas as instâncias da vida social, Lapassade discorre sobre as relações da burocracia com o poder. Das afirmativas a seguir, apenas uma não corresponde à ideia de burocracia no pensamento de Lapassade:
	
	
	
	uma organização democrática que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer, a fim de organizar a sociedade;
	
	
	uma forma de organização do poder em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano em favor de grupos ou dirigentes;
	
	
	uma estrutura onde decisões são tomadas por instâncias anônimas, a comunicação é descendente, o poder alimenta-se da ideologia do saber (na cúpula, os que ¿sabem¿, na base os que ¿ignoram¿).
	
	
	uma forma determinada de estruturação das relações de poder;
	
	
	uma fonte de resistência à mudança, reação às críticas, forma de perpetuação da heteronomia.
		3.
		A técnica de grupos operativos caracteriza-se por estar centrada em uma:
	
	
	tarefa.
		4.
		Em psicologia, a ética precisa coincidir com a técnica. Analise as afirmativas abaixo quanto às técnicas de enquadramento do psicólogo nas instituições:
 
I. Cabe ao psicólogo institucional se identificação com os fatos e pessoas, mas garantir a manutenção de certo distanciamento para evitar implicação pessoal.
 II. Cabe ao psicólogo institucional o estabelecimento de relações claras e profissionais.
 III. Cabe ao psicólogo institucional aceitar a função de direção da instituição por ser mais vantajosa financeiramente.
 IV. Cabe ao psicólogo institucional fazer intervenções nos grupos, abrindo espaço para que os integrantes se manifestem.
Estão Corretas as afirmativas:
	
	
	somente I , II e IV
		5.
		As relações intra e intergrupais que ocorrem nas instituições apresentam dinâmicas inconscientes que são abordadas por Bleger na perspectiva:
	
	
	
	Psicoanalitica
		6.
		6. Em psicologia institucional, interessa a instituição em sua totalidade, o psicólogo institucional pode até se ocupar de parte dela, mas sempre em função da totalidade. Em relação ao regime de contratação e ao trabalho do psicólogo institucional, podemos afirmar de acordo com Bleger (1984): I. O trabalho do psicólogo institucional é definido após a realização do diagnóstico II. O psicólogo institucional é um consultor, para ter autonomia na realização do seu trabalho III. O psicólogo institucional deve ser contratado seguindo o regime de trabalho estabelecido pela CLT, ou seja, deve ser registrado como funcionário da empresa. IV. O psicólogo institucional deve realizar as atividades pré-estabelecidas pela empresa contratante. É correto o que se
afirma em:
	
	
	
	I e II apenas
		7.
		A Psicologia Institucional é um modelo que difere da Psicologia Individual porque:
	
	
	utiliza categorias adequadas ao caráter dos fenômenos das agrupações humanas para explicar o indivíduo;
		8.
		Segundo Bleger, a Psicologia Institucional constitui-se num capítulo novo no desenvolvimento da ciência psicológica, e isto requer um olhar mais demorado quanto aos aspectos implicados neste contexto. Para Bleger a Psicologia Institucional representa:
	
	
	
	um campo psicológico de extraordinário avanço.
		1.
		"O estudo dos fatores psicológicos que se acham em jogo na instituição, pelo mero fato de que nela participam seres humanos e pelo fato da mediação imprescindível do ser humano para que ditas instituições existam". Define, segundo Bleger, o conceito de:
	
	
	Psicologia Institucional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando