Buscar

RELATÓRIO VOLUMETRIA Copia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Campus da Grande Florianópolis -Unidade Pedra Branca
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – Análise química Profª Elisa Helena Siegel Moecke
Grupo: 
 Volumetria – Reagente C
RESUMO
( em media 10 linhas )
Palavras-chave: Análise Química. Volumetria. Solução.
INTRODUÇÃO
Análise Volumétrica, também chamada de volumetria ou titulometria, de acordo com Ricardo Feltre, é o processo pelo qual determinamos a concentração de uma solução (ou a quantidade de soluto nela existente), pela medição do volume de uma segunda solução, de concentração já conhecida (solução titulante), que reage com a primeira. 
Da-se o nome de solução a mistura homogênia de duas ou mais substâncias, onde o componente com menor quantidade recebe o nome de soluto (é o disperso), enquanto o componente de maior quantidade é chamado de solvente (dispersante).
Segundo Ricardo Feltre, a operação mais importante da volumetria, é chamada de titulação, um procedimento analítico onde são feitas as medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas. Para realização da titulação devemos dispor de uma bureta (tubo de vidro graduado em militros e provido de uma torneira em sua parte inferior). Para dar início a titulação enchemos uma bureta com uma solução de reagente (de concentração conhecida) e em um Erlenmeyer adicionamos a solução problema e um indicador que serve para indicar o final da reação. Em seguida a torneira da bureta é aberta para o gotejamento da solução de concentração conhecida (solução titulante) na solução problema que durante o procedimento estara sendo agitada. 
A concentração da solução em mols por litro ou molaridade, é a quantidade, em mols, do soluto existente em 1 litro de solução. 
Esse método volumétrico foi o procedimento realizado em laborátório como forma de experimento com o objetivo de aproximar e ensinar os academicos sobre as rotinas laboratóriais.
MÉTODOS
Realizou-se a padronização de uma solução de NaOH a partir da titulação de uma solução de KHC8H4O4. Em seguida preparou-se uma solução de HCl e com a solução padronizada de NaOH, realizou-se a titulação de alíquotas desse ácido, com objetivo de se descobrir sua concentração.
Realização da padronização de uma solução de NaOH a partir da titulação de uma solução de KHC8H4O4.
Utilizou-se o biftalato de potássio seco em estufa a 110ºC por 2 horas, e cálculou-se a massa de biftalato de potássio necessária para reagir com aproximadamente 12,5 mL da solução de NaOH que estava na nossa bancada. Sendo a massa molar do biftalato: 204,23g
Pesou-se, em balança analítica, o biftalato de potássio em um béquer pequeno e em seguida transferiu-se quantitativamente para um erlenmeyer, utilizando cerca de 25 mL de água. Adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína (indicador). 
Adicionou em uma bureta de 25 mL a solução de NaOH e titulou-se com a solução de biftalato de potássio contida no erlenmeyer. Deu-se início ao gotejamento da solução de NaOH no erlenmeyer, sob agitação constante. Uma leve coloração rosada na solução do erlenmeyer indicou o final da titulação. 
Anotou-se o volume da solução de NaOH consumido para o cálculo da concentração e calculous-se a concentração real da base.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
(media 8 linhas)
CONCLUSÃO
A
REFERÊNCIAS (PADRÃO ABNT)
1

Continue navegando