Buscar

Gestão e Organização do Tempo; Desenvolvimento de Pessoas; Doenças Ocupacionais; Qualidade de Vida no Trabalho ; Recrutamento e Seleção

Prévia do material em texto

Relatório Apresentações Trabalhos
Aluna: Vanessa Minuzzi RA: 11410577
Professor: Evandro Balbinotti Matéria: Psicologia Organizacional
Grupo 01- Recrutamento e Seleção
Recrutamento Interno: oportunidade para pessoas que já estão dentro da empresa. Efetivar alguém. Vantagem é mais rápido, mais econômico, é motivação para o funcionário, e o investimento de treinamentos já feitos. As desvantagens é que pode gerar conflitos entre a os funcionários, pois um pode pensar “por que ele foi efetivado e eu não”. 
Recrutamento Externo: preenchimento de uma vaga através de uma pessoa de fora da empresa. As vantagens é que tem um maior leque de escolhas, e pode ser mais exigente com o candidato. Desvantagens é que é um processo mais lento; insatisfação da equipe. 
Empresa necessita colocar pessoas especificas na área de recrutamento, e para isso existem profissionais como: Recrutador: aquele que faz a parte de seleção dos currículos, análise das experiências, ver se a pessoa se encaixa na vaga para entrar em contato com ela. O Business partner: é aquele que faz a função de a empresa e o funcionário novo se sentir mais a vontade. Headhunter: profissional que tem uma visão grande 
Grupo 02- QVT 
Qualidade de Vida no Trabalho é conjunto ou pratica adotada como uma forma de melhoria do ambiente do trabalho. É a preocupação e bem estar dos trabalhadores de forma geral para o desempenho de suas tarefas. 
Programa QVT: ações das empresas que visam atender as necessidades dos funcionários.
Seus beneficio é a melhoria da produtividade, empregados mais alertas e motivados, melhoria da imagem corporativa, baixas taxas de enfermidade.
Teoria X: indivíduos que não gostam de trabalhar; evitam assumir responsabilidades; precisam ser coagidos, ameaçados e manipulados. Teoria Y: trabalho para eles se torna algo prazeroso; pessoas criativas; possui autocontrole.
Grupo 03- Doenças Ocupacionais
Doenças que de alguma forma alteram a saúde do trabalhador, independente da sua função, seja ela simples ou mais elaborada. Doença ocupacional esta sempre relacionada a alguma função que o trabalhador exerce. Pode ser adquirida quando o trabalhador está exposto a agentes nocivos.
Asma Ocupacional: é geralmente causada pela inalação acidental de substancias alérgica. 
DORT/LER: atividades que exigem esforço repetitivo. PAIR: perda auditiva pelo ruído, trabalhador exposto ao barulho muito alto. Câncer de pele: só pode obter auxilio inss caso seja causa do trabalho mesmo. Catarata: responsável por metade de perca total da visão; no Brasil é muito comum principalmente aos metalúrgicos pelo fato da exposição muito alta ao calor.
Como evitar doenças: ir ao medico para prevenir; exames ocupacionais; uso de epi.
Doença Psicossocial: pode ser causada por isolamento, pressão psicológica, ritmo agressivo de trabalho. São doenças da mente, exemplo, depressão, ataque de pânico.
Doença ocupacional X Acidente de trabalho: Doença ocupacional ocasiona quando você é exposto a algum grau de risco, por curto, médio ou longo tempo. Acidente de trabalho é algo que acontece no momento, como por exemplo, machucar um braço, quebrar um dedo.
Grupo 04- Desenvolvimento de Pessoas
Capacitar pessoas para haver melhorias nas organizações. É preciso que a cultura organizacional aceite mudanças e tolere erros, permita que as pessoas interajam mais para trocar ideias. Processo de mudança organizacional requer algumas ações como: rotação de cargos ou de pessoas; treinamento; assessoria; desenvolvimento. Três estágios: congelar (quando você percebe que precisa mudar em algo); mudar (motivação para mudar); recongelar (quando você percebe que conseguiu mudar).
No desenvolvimento das carreiras a empresa tem mais recursos e cabe a ela ter a iniciativa de proporcionar estratégias que motivem ou incentivem o desenvolvimento de seus funcionários. Assim como no treinamento o desenvolvimento de pessoas precisa de um diagnostico para estabelecer metas e prazos de implementação, critérios e ferramentas de execução.
Grupo 05- Emoções no Contexto Organizacional.
Grupo 06- Gestão e Organização do Tempo
Gerir o tempo e saber como usa-lo para realizar as atividades. Para a gestão do tempo é necessário entender como você organiza seu tempo; conhecer o tipo de problema que confrontamos; identificar a fonte desse problema.
Para controlar a gestão do tempo é necessário visualizar o que tem a ser feito e ver se é possível. Possibilita: antecipar atividades; focar esforços com maior produtividade. Estabelecer prioridades necessita do sistema ABC: A é aquela tarefa que necessita ser feita imediatamente. B aquela que é importante mas não precisa de pressa. C é aquela que não possui tanta urgência.

Continue navegando