Buscar

ED DE PSICOLOGIA SOCIAL respondida

Prévia do material em texto

1- O texto apresenta a psicologia social sociológica enquanto uma vertente que se relaciona com a antropologia e com a sociologia, relacionando os fenômenos psíquicos aos sociais e compreendendo o homem de forma integradora.
2- O texto parte de uma leitura da psicologia social psicológica que, no trecho citado, compreende o estudo do ser humano a partir de uma perspectiva individual e não coletiva. Dessa forma, é falsa afirmar que o texto defende uma psicologia de grupos quando ele apresenta exatamente o contrário, a individualização da psicologia social.
3- os Ideais positivistas são o parque da psicologia social hegemônica ter em mente a ideia de que ela de construir uma matriz disciplinar e científica para toda a psicologia social. Dentre as alterações apresentadas, as ideias de oposição (a e b), não inspiração do positivismo (d) e consequência (e) não se aplicam.
4- Conceito de atitude surge dentro da psicologia social psicológica (de origem cognitivista) e se constitui pela relação entre o indivíduo e seu meio. Uma organização mental interna, que não se for manifestada pelo comportamento, nunca será conhecida pelos observadores.
5- As duas afirmativas são verdadeiras, mas não apresentam uma relação de causalidade entre si. Na primeira e na segunda uma afirmação acercada discriminação.
6- A ação nem sempre acompanha a atitude. Atitude e comportamento não são sinônimos, e, portanto, temos atitudes que nunca se tornarão um comportamento.
7- A leitura Lewiniana do comportamento critica o modelo de isolamento dos grupos e dos indivíduos de seus contextos sociais, sugerindo uma leitura do todo com base na Gestalt, na qual toda sua pesquisa seja uma ação-social, e não individual.
8- A perspectiva de grupos para Lewin é a da própria Gestalt, que compreende que o grupo deve ser visto como um todo no qual ele ultrapassa a mera soma de indivíduos, tendo uma interdependência entre suas partes.
9- A perspectiva de grupos para Lewin é a da própria Gestalt, que compreende que o grupo deve ser visto como um todo no qual ele ultrapassa a mera soma de indivíduos, tendo uma interdependência entre suas partes.
10- Mead rompe com a perspectiva social norte americana, lendo o comportamento pela vertente sociológica e, sendo assim, compreendendo a origem do comportamento no social e não no indivíduo.
11- A leitura de Mead que se denomina "Interacionismo simbólica” parte da vertente da psicologia social sociológica, e não psicológica.
12- A afirmativa II é falsa já que a Psicologia Social que se constitui como funcionalista é a Norte Americana, e não a Européia como apresentado.
13- A socialização primária se encerra no momento em que vamos tomando contato com os demais grupos sociais e um outro tipo de socialização se inicia, a socialização secundária.
14- A alternativa se faz falsa por apresentar o conceito de forma invertida. Teríamos sua escrita de forma correta se assim fosse: A realidade de um conhecimento interiorizado na socialização primária (e não secundária) é mais dificilmente criticável do que a interiorizada na socialização secundária (e não primária).
15- A escola é uma agencia de socialização secundária (e não primária), e suas características de identidade e papéis sociais são compreendidas também nesse contexto. Dessa forma o que se afirma em I é falso, tornando verdadeiro a alternativa ‘’D’’.

Continue navegando