Buscar

A casca do ovo é formada por carbonato de cálcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A casca do ovo é formada por carbonato de cálcio (CaCO3), um sal presente também no calcário, gesso, mármore, giz, corais, carapaças de animais marinhos, estalactites e estalagmites existentes em cavernas, entre outros lugares. Esse composto é usado principalmente para a produção de vidro, mas também é usado na produção de cimento e na calagem para diminuir a acidez do solo e aumentar a produtividade das plantações.
O fato de o carbonato de cálcio diminuir a acidez do solo já indica que esse sal possui caráter básico. O vinagre, por outro lado, é composto por uma solução aquosa de ácido acético (H3C-COOH), geralmente a 4% em volume.
Todo carbonato reage na presença de ácidos, gerando gás carbônico (dióxido de carbono – CO2). No caso do experimento do ovo no vinagre, isso pode ser observado pela efervescência (bolhas) que se forma ao redor da casca do ovo.
A reação química entre o carbonato de cálcio e o ácido acético pode ser representada pela seguinte equação:
CaCO3(s) + 2 CH3COOH(aq) → Ca(CH3COO)2(aq) + H2CO3(aq)
ou
CaCO3(s) + 2 CH3COOH(aq) → Ca(CH3COO)2(aq) + H2O(l) + CO2(g)↑  
O ácido carbônico (H2CO3), na verdade, nunca foi isolado como tal e é considerado por muitos autores como uma solução aquosa de gás carbônico (H2O + CO2).
Observe que o carbonato de cálcio que compunha a casca do ovo desfaz-se, e a membrana que fica ao redor do ovo na parte interna não reage, tornando-se elástica.
Outro fator que pode ser observado nesse experimento é que o ovo aumenta de tamanho. Isso ocorre graças a um fenômeno denominado osmose, no qual as moléculas de água do vinagre passam pelos poros da membrana semipermeável ao redor do ovo. Desse modo, a água sai do meio menos concentrado (vinagre) para o mais concentrado (interior do ovo), inchando-o.
MEMBRANA INTERNA E EXTERNA=> Situado entre a casca ea clara de ovo, essas duas membranas proteínas transparentes proporcionar uma defesa eficiente contra a invasão bacteriana. 
surpreendentemente fortes. Eles são feitos em parte de queratina, uma proteína que é também no cabelo humano.

Outros materiais