Buscar

SIMULADO HISTÓRIA DOS POVOS IND.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	
	Simulado: CEL0578_SM_
	� Fechar�
	a
	Matrícula:  9
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 20/05/2015 08:03:18 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301815609)
	
	Compare os discursos monogenistas e poligenistas, analisando sua importância para a formação de um discurso racial no Brasil.
	
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Enquanto monogenistas consideravam que todo homem tinha a mesma origem e que as diferenças entre eles era resultado de uma maior ou menor proximidade do Éden (teoria difundida pela Igreja Cristã), os poligenistas, baseados em recentes estudos de cunho biológico, acreditavam na existência de diversos núcleos de produção correspondentes aos diferentes grupos humanos.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301832727)
	
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
	
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201302229547)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na segunda metade do século XX, a tendência à superação das ideias racistas permitiu que diferentes povos e culturas fossem percebidos a partir de suas especificidades. Grupos de negros pressionaram pela adoção de medidas legais que garantissem a eles igualdade de condições e combatessem a segregação racial. Chegamos então ao ponto em que nos encontramos, tendo que tirar o atraso de décadas de descaso por assuntos referentes à África¿. Marina de Mello e Souza. A descoberta da África. RHBN, ano 4, n. 38, novembro de 2008, p.72-75. A partir deste texto e do conhecimento da sociologia a respeito da questão racial em nosso país, é possível afirma que:
	
	
	apesar de relevante a luta contra o preconceito racial, o estudo da África só diria respeito ao conhecimento do passado, do período do Descobrimento do Brasil até a abolição da escravidão entre nós.
	 
	estudar a África só nos indicaria a captura e a escravidão de diferentes povos africanos, tendo em vista que raça e o racismo são categorias ideológicas as quais servem para encobrir as fortes tensões sociais existentes entre a imensa classe de pobres e o seu oposto a dos ricos.
	
	nenhuma das alternativas está correta.
	
	autores como Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro, entre outros tantos autores, são importantes por chamarem a atenção do país para o papel dos negros na construção do Brasil e da brasilidade, e as formas de exclusão explícitas e implícitas que sofreram.
	 
	a autora quer dizer que devemos hoje operar cada vez mais com categorias tais como a especificidade da raça negra, da raça branca, da raça amarela e outras mais.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201302213632)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Romantismo no Brasil adquiriu características próprias ao consagrar o indígena aldeado, civilizado, como herói tipicamente brasileiro e deu origem ao movimento:
	
	 
	Indianista;
	
	Romântico nacional;
	
	Romântico selvagem;
	 
	Escravagista;
	
	Idealista.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201302208348)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o conceito formulado por Gilberto Freyre no livro "Casa Grande e Senzala" a partir do qual o autor analisou a formação do Brasil.
	
	 
	Equilíbrio de Antagonismos.
	 
	Sentido da colonização.
	
	Modo de produção.
	
	Dialética.
	
	Mais Valia.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201302229548)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que APRESENTA os principais grupos (ou matrizes) raciais que compõem o "brasileiro", de acordo com Gilberto Freyre.
	
	
	Mouro, indígena e africano.
	
	Português, mouro e indígena.
	 
	Português, indígena e negro.
	
	Negro, indígena e europeu.
	
	Português, inglês e negro.
	
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201301832728)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos dizer que a influência da cultura indígena pode ser percebida de forma mais claro em algumas regiões do Brasil, como por exemplo:
	
	
	o centro-oeste e o sudeste.
	 
	o norte e o centro-oeste.
	 
	o sul e o sudeste.
	
	o norte e o sul.
	
	o norte e o nordeste.
	� Gabarito Comentado.�
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301631577)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a a formação da identidade brasileira podemos afirmar que:
	
	
	Sem negar a contribuição cultural de negros e índios, o português, por ser o colonizador, impôs sua cultura sobre as duas outras etnias eliminando qualquer traço das mesmas.
	
	Que índios, negros e brancos desempenharam um papel semelhante pois a relação entre as três etnias se deu de forma pacífica.
	
	A junção das três culturas originou um povo mestiço e orgulhoso do fato das relações entre os três povos terem acontecido de forma pacífica, sem conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações.
	
	Sem negar a contribuição cultural de brancos e negros, a cultura indígena prevaleceu sobre ambas por que os índios enquanto nativos tinham um conheciemento maior da terra.
	 
	Sem negar que diferentes culturas deram origem ao brasileiro é, entretanto, necessário perceber que as relações entre esses diferentes povos não foi pacífica, conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações ocorreram.
	
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201301632251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a participação das comunidades indígenas na ECO-92, é correto afirmar:
	
	
	Não houve participação alguma de indígenas na Conferência, pois eles não reconheciam aquele espaço como legítimo para debater suas questões.
	
	Sua participação não foi permitida, uma vez que a organização do evento não acreditava que poderiam contribuir com o mesmo.
	
	A eco-92 nada acrestou sobre os direitos indígenas e os referentes à terra.
	 
	Sua participação não se limitou a apenas este evento. Os povos indígenas realizaram ações e eventos paralelos para definir estratégias de lutas e de apresentação de suas propostas. Não desejavam ser considerados vítimas, mas sim, assumir responsabilidades sobre suas ações, assim como ser consultados quanto a políticas públicas e decisões que venham a interferir em seu território e sua cultura.
	
	Houve uma participação massiva de indígenas de todas as regiões do país, que viam na Conferência o único canal de negociação possível e legítimo para suas questões.
	� Gabarito Comentado.�
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301632242)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que a ECO-92 representou para as populações indígenas no que diz respeito à sua relação com questões da modernidade?
	
	
	Representou uma série de incentivos financeiros constantes às populações indígenas de áreas preservadas, das quais se tornaram então responsáveis e cuidadoras.
	
	Reconheceu as práticas de cultivo indígenas como preservadoras da biodiversidade e determinou a aplicação das mesmas fora das reservas.
	
	Representou maiores ofertas de trabalho para os indígenas, já que incentivou a transferência de empresas para regiões das reservas.
	
	A ECO-92 ensinou às populações indígenas como lidar com o meio-ambiente de uma maneira contemporânea, desconstruindo velhos hábitos que se mostravam predatórios.
	 
	Dentro do contexto do meio ambiente também foram incluídas temáticas relativas a saneamento básico, tratamento de esgoto, despoluição de rios, lagoas, baías e oceanos,reciclagem de lixo etc., ou seja medidas que possibilitassem não só a proteção do meio ambiente mas também melhorassem a qualidade de vida, inclusive de populações indígenas que estivessem alijadas desses serviços.
	� Gabarito Comentado.�

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes