Buscar

Alimentação infância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEMA: Alimentação saudável na Primeira infância:
Data: 19/02/20019
Introdução:
A alimentação saudável sem dúvidas é de total importância para o desenvolvimento infantil, através de uma boa alimentação podemos prevenir doenças e evitar deficiências nutricionais, que podem ser extremamente prejudiciais à saúde. 
Os primeiros anos de vida de uma criança são caracterizados por rápida velocidade de crescimento e desenvolvimento, tendo a alimentação um papel fundamental para assegurar que nesta fase da vida tudo ocorra de forma correta e adequada principalmente nos aspectos nutricionais onde se faz necessário a ingestão correta de nutrientes assim como vitaminas e minerais. 
(Rev:Pediatria. 2015)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a criança seja alimentada exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade, após o sexto mês de vida da criança dar-se início à alimentação complementar, uma vez que a quantidade e a composição do leite materno já não são suficientes para atender às necessidades nutricionais do bebe. Segundo o Ministério da Saúde (MS) a alimentação complementar deve ser realizada de forma lenta e gradual ,mantendo o aleitamento materno ate a criança completar dois anos de idade. ( BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE.2015)
Um estudo realizado com crianças menores de dois anos, notou-se que muitas menores de seis meses já fizeram ou fazem ingestão de alimentos com baixa densidade nutricional, enquanto os maiores de seis meses já fazem o consumo de alimentos calóricos. (IBGE:2015)
Este estudo ainda apontou o aumento do sobrepeso infantil, estimando que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) uma em cada três crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos estão com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Ministério da Saúde mostra que o problema de obesidade já afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma futura geração de hipertensos, diabéticos, problemas renais, cardiovasculares e cerebrais.( Fonte: POF2009)
Objetivo Geral: Incentivar a promoção da alimentação saudável infantil.
Objetivos específicos: 
Orientar sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. 
Divulgação dos dez passos para alimentação saudável infantil.
Esclarecer dúvidas sobre a alimentação complementar. 
Público Alvo: Usuários da UBS do jardim veleiros em São Paulo capital (SP).
Metodologia: 
A atividade foi desenvolvida nas salas de espera da Unidade básica de saúde (UBS) do jardim veleiros onde os pacientes participaram de uma palestra sobre o tema a importancia da alimentação saúdavel na primeira infância, a ilustração deste trabalho foi realizada através de cartazes explicativos e a distribuição de folders como material informativo.
Duração: A atividade proposta teve a duração de dez a quatorze minutos. 
Materiais: Flip Chart, canetas pilot,Cartolinas, folha A4 para montagem do folder.
Avaliação da atividade:Foi realizada três palestras nas salas de espera da UBS, observamos durante a conversação que os pacientes tinham muitas dúvidas a respeito da escolha correta dos alimentos,assim como dúvidas sobre suas melhores formas de preparo. Os pacientes foram bem receptivos em relação ao tema abordado.
	
Conclusão da atividade
Participaram desta palestra cerca de 25 pacientes, sendo a sua maioria mulheres. Observou-se que as pessoas estavam bem interessadas no tema,onde perguntas eram feitas a todo tempo por parte dos participantes da palestra nutricional. Todo planejamento da atividade seguiu de acordo com o previsto,tornando a bem-sucedida.
FIGURA 1- Apresentação da palestra utilizando o Flip Chart.
 
Figura 2 - Folders
Figura 3 – Distribuição do material informativo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando