Buscar

Educação Alimentar e Nutricional 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201703555085)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O nutricionista, enquanto profissional competente para realizar projetos e ações de educação alimentar e nutricional, deve considerar o comportamento alimentar
		
	 
	Um processo construído por representações, significados e simbolismos presentes desde a escolha até a ingestão dos alimentos.
	
	Um processo determinado apenas pelas condições ambientais em que o indivíduo está inserido.
	
	Um aprendizado modulado pela imitação, raciocínio e mitos.
	
	Fixado na infância, transmitido pela família e sustentado por tradições.
	
	Um condicionamento simples modulado pelo raciocínio e a imitação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703555001)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O nutricionista de um programa de alimentação escolar de um município verificou, em entrevista com um grupo de estudantes de uma escola pública, um elevado consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e frituras, e um baixo consumo de produtoss lácteos, frutas e verduras, o que deixou evidente a necessidade de implementação de estratégias de educação nutricional para o grupo. Na mesma entrevista, foi também constatado que os estudantes não tinham a intenção de mudar seu comportamento alimentar, pois consideravam adequados, práticos e saborosos os alimentos que consumiam com maior frequência. Além disso, não identificavam risco em sua prática alimentar. Em que fase do modelo transteórico os mesmo se encontram?
		
	 
	pré-contemplação
	
	preparação
	
	ação
	
	manutenção
	
	contemplação
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703555098)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um nutricionista, ao prestar atendimento nutricional a um paciente que, por meio da anamnese alimentar, demonstra-se arraigado a crenças alimentares, deve:
		
	
	Proibir categoricamente a manutenção das crenças alimentares que possam trazer prejuízo à saúde do paciente.
	
	Mostrar ao paciente que a crença na cura e/ou prevenção de doenças atribuída aos alimentos não é real, persistindo como uma lenda pelos tempos.
	
	Repudiar as crenças e práticas populares relativas aos hábitos alimentares, pois elas influenciam de forma significativa o estado nutricional das pessoas.
	 
	Valorizar as práticas e percepções populares, porém, observando a adoção de práticas que podem acarretar distúrbios nutricionais com sérias implicações para a saúde e o bem-estar do cliente, problematizando-as junto a esse e sua família.
	
	Ensinar ao paciente, com o uso do conhecimento científico, como a crença nas qualidades mágicas ou maléficas de algum tipo especial de alimento causa erros alimentares que podem prejudicar sua saúde.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703555231)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com cada uma das situações apresentadas, relacione a situação com o elemento que compõe o comportamento alimentar:
a. Fernanda, após receber o diagnóstico de intolerância à lactose, agenda consulta com a nutricionista para adequar sua alimentação.
b. Sr. João, que mora na área rural, faz sua compra de alimentos, só uma vez por mês. 
c. Estudante, que quer passar no vestibular para medicina, ingere duas barras de chocolate todos os dias.
1. Afetivo
2. Cognitivo
3. Situacional
Marque a alternativa correta:
		
	 
	c-1, a-2, b-3
	
	a-1, b-2, c-3
	
	b-1, a-2, b-3
	
	b-1, a-2, c-3
	
	a-1, c-2, b-3
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703555195)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação as mudanças no padrão alimentar do Brasileiro, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recentemente, mostrou um padrão alimentar inadequado pela maioria dos brasileiros, caracterizado pelo alto consumo de alimentos ricos em:
		
	
	Bebidas alcoólicas
	 
	Gorduras, Açúcar e Sódio
	
	Frutas e verduras
	
	Frutas, verduras, Sódio, Gorduras e Açúcar.
	
	Arroz e feijão e carnes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando