Buscar

Educação Alimentar e Nutricional Questionário II AVA

Prévia do material em texto

Educação Alimentar e Nutricional – Questionário II – AVA
· Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A EAN está ativa desde a década de 30, embora fosse somente como Educação Nutricional, mas já dava seus sinais de vida. A profissão do nutricionista também ampliou muito, principalmente nas últimas décadas. Considere a EAN e as áreas de atuação do profissional nutricionista e assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
O nutricionista pode e deve realizar EAN em: saúde coletiva; nutrição clínica; alimentação coletiva; esporte e exercício físico; na cadeia de produção, na indústria e no comércio de alimentos e no ensino, na pesquisa e na extensão.
	Respostas:
	a. 
O nutricionista pode e deve realizar EAN, mas esta atuação restringe-se à saúde coletiva.
	
	b. 
O nutricionista pode e deve realizar EAN, mas as únicas áreas em que ele não consegue realizar são: ensino, na pesquisa e na extensão.
	
	c. 
O nutricionista pode e deve realizar EAN, mas esta atuação restringe-se à alimentação coletiva.
	
	d. 
O nutricionista pode e deve realizar EAN em: saúde coletiva; nutrição clínica; alimentação coletiva; esporte e exercício físico; na cadeia de produção, na indústria e no comércio de alimentos e no ensino, na pesquisa e na extensão.
	
	e. 
O nutricionista pode e deve realizar EAN em: saúde coletiva; nutrição clínica; alimentação coletiva e no esporte e exercício físico.
	Comentário da resposta:
	Resposta: D
Comentário: A Resolução CFN nº 600 (2018) define as áreas de atuação, subáreas e segmentos e suas respectivas competências:
I. Área de Nutrição em Alimentação Coletiva
Competências: planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.
II. Área de Nutrição Clínica
Competências: prestar assistência nutricional e dietoterápica; promover educação nutricional; prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos; prescrever suplementos nutricionais; solicitar exames laboratoriais; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição a coletividades e indivíduos, sadios e enfermos, em instituições públicas e privadas, em consultório de nutrição e dietética e em domicílio.
III. Área de Nutrição em Esportes e Exercício Físico.
Competências: avaliar e acompanhar o perfil antropométrico, bioquímico e a composição corporal; elaborar o plano alimentar; manter registro evolutivo; promover a educação e orientação nutricional; estabelecer estratégias de reposição hídrica e energética.
IV. Área de Nutrição em Saúde Coletiva
Competências: organizar, coordenar, supervisionar e avaliar os serviços de nutrição; prestar assistência dietoterápica e promover a educação alimentar e nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas ou privadas, e em consultório de nutrição e dietética; atuar no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios; participar de inspeções sanitárias.
V. Área de Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos.
Competências: elaborar informes técnico-científicos; gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios; atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição; proceder a análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados; e prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.
VI. Área de Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.
Competências: dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos; ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins; realizar estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Diversas políticas públicas destacam a importância da promoção de ações de EAN no contexto da alimentação adequada e saudável. Dentre essas políticas e programas públicos, destacamos alguns, mas identifique qual política/programa não contempla a EAN:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
	Respostas:
	a. 
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
	
	b. 
Política Nacional de Atenção Básica e Programa Nacional de Alimentação Escolar.
	
	c. 
Programa de Alimentação do Trabalhador e Política Nacional de Assistência Social.
	
	d. 
Política Nacional de Alimentação e Nutrição e a Política Nacional de Assistência Social.
	
	e. 
Política Nacional de Promoção da Saúde e o Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil.
 
	Comentário da resposta:
	Resposta: A
Comentário: Diversas políticas públicas destacam a importância da promoção de ações de EAN no contexto da alimentação adequada e saudável. Dentre essas políticas destacamos a Política Nacional de Alimentação e Nutrição; a Política Nacional de Promoção da Saúde; o Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil; a Política Nacional de Atenção Básica; Política Nacional de Assistência Social; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Todas as políticas mencionadas contemplam em suas diretrizes a EAN através de processos permanentes de institucionalizados. Não temos ações de EAN previstas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, por mais que sejam áreas em que o nutricionista tenha atuação direta ou indireta.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Como profissionais da saúde, assumindo o papel também de educadores nutricionais, não podemos nos esquecer de uma premissa muito importante: a educação em saúde deve ser tratada como um processo e não como uma ação pontual ou várias ações pontuais desconectadas entre si. Para tanto, é necessário o planejamento desse processo. Sendo assim, identifique a sequência correta para o desenvolvimento de um programa de EAN.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Diagnóstico – objetivo – conteúdo programático – avaliação.
	Respostas:
	a. 
Por quê? – sobre o quê? – com quem? – onde? – como?
	
	b. 
Diagnóstico – objetivo – conteúdo programático – avaliação.
	
	c. 
Avaliação inicial – avaliação dos recursos – estratégias – avaliação final.
	
	d. 
Objetivo – conteúdo programático – estratégias – avaliação.
	
	e. 
Diagnóstico – objetivo – avaliação dos recursos – avaliação.
 
	Comentário da resposta:
	Resposta: B
Comentário: Um planejamento adequado deve apresentar as seguintes etapas, nessa ordem de execução: diagnóstico – objetivo – conteúdo programático – avaliação.
O diagnóstico é a fase inicial do planejamento, deve identificar o problema e suas possíveis causas, para posteriormente permitir a formulação das hipóteses e objetivos. A partir do diagnóstico realizado, define-se o que se espera alcançar com as ações de EAN, ou seja, quais são os objetivos do programa educacional.
Objetivo é o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar. O conteúdo programático é o conjunto de temas que devem ser tratados no programa de EAN para a realização dos objetivos previamente definidos. E, por último, a avaliação, sendo que avaliar um programa significa realizar uma análise crítica, objetiva e sistemática dos efeitos e dos resultados do projeto, a partir dos objetivos, estratégias e recursos utilizados.· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	
Um grupo de graduandos em Nutrição foi até uma escola pública para fazer um trabalho de EAN. Chegando na escola, a diretora os recebeu com toda atenção, mostrou toda unidade escolar (UE) e disse que eles poderiam trabalhar com uma turma de crianças de 12 anos. Os alunos correram para formular o projeto e decidiram fazer uma palestra, depois fariam um teatro e uma degustação para finalizar. A coordenadora não aceitou essa proposta de projeto. Escolha a alternativa com a(s) frase(s) que justifique a negativa dela, considerando que ela é uma coordenadora pedagógica e não nutricionista.
 
I. As ações educativas devem ir além de somente palestras e transmissão de informações, fugindo da pedagogia tradicional.
II. O uso de jogos é recomendado, sendo que diversas atividades para o público infantil são válidas para os adolescentes.
III. É imprescindível elaborar projetos a partir de uma escuta ativa.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as afirmativas são verdadeiras.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	e. 
Todas as afirmativas são falsas.
	Comentário da resposta:
	Resposta: D
Comentário: Todas as afirmativas justificam a recusa da proposta do projeto, pois considera-se que palestras não são estratégias de EAN que permitam a interação com o público-alvo, persistindo na pedagogia tradicional em que há somente a transmissão do conhecimento sem que haja a participação do educando. Jogos são indicados para esta faixa etária e, no caso do teatro, deve se pensar no texto, personagens e tempo de atividade para que haja interação com o público e fixação do conteúdo trabalhado. E, por fim, a escuta ativa é importante para definir o tema que deve compor o projeto e, assim, entender se a degustação é melhor estratégia do que uma oficina culinária, por exemplo.
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Método é o caminho e a técnica é a maneira como percorrê-lo. Ambos são utilizados para melhorar a eficiência da aprendizagem. Mais abrangente que técnicas, o termo “estratégia” compreende os meios que o educador utilizará para facilitar aprendizagem. Sendo assim, correlacione as estratégias destacadas abaixo:
I. Demonstração
II. Estudo de caso
III. Dramatização
IV. Oficina
 
(  ) Os educandos encenam determinados papéis orientados pelo educador. O enfoque será dado pelo educador, que irá direcionar os assuntos e as situações que quer tratar com seu público.
(  ) Consiste na apresentação de um objeto ou de um processo para que o educando conheça suas características ou aprenda a realizar uma série de operações que compõem a tarefa.
(  ) Prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma atividade prática para ser guiada pelo educador.
(  ) Apresenta-se uma situação-problema baseada em uma experiência verdadeira. Os participantes podem emitir e comparar opiniões, sugerindo soluções. O mediador deve evitar emitir sua opinião para não influenciar as respostas. Ao final, faz-se um fechamento com as conclusões.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III; I; IV; II.
	Respostas:
	a. 
I; IV; III; II.
	
	b. 
II; III; I; IV.
	
	c. 
III; I; IV; II.
	
	d. 
IV; II; III; I.
	
	e. 
I; II; III; IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário: A associação correta consiste em:
I. Demonstração: bastante comum com grupos, consiste na apresentação de um objeto ou de um processo para que o educando conheça suas características ou aprenda a realizar uma série de operações que compõem a tarefa. É um modo prático de explicar como realizar uma atividade específica, como, por exemplo, mostrar a correta higienização das mãos e dos alimentos, entre outros;
II. Estudo de caso: apresenta-se uma situação-problema baseada em uma experiência verdadeira. Os participantes podem emitir e comparar opiniões, sugerindo soluções, o que leva a aprender com as diferenças e semelhanças. O mediador deve evitar emitir sua opinião para não influenciar as respostas. Ao final, faz-se um fechamento com as conclusões.
III. Dramatização: trata-se da representação teatral de determinada situação. Os “atores” são os educandos, que encenam determinados papéis orientados pelo educador. O enfoque será dado pelo educador, que irá direcionar os assuntos e as situações que quer tratar com seu público. Pode ser feito um script
prévio com as falas de cada personagem.
IV. Oficina: a oficina é uma metodologia que prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma atividade prática para ser guiada pelo educador. Normalmente, em EAN, se faz oficina culinária para a execução de receitas, em que os participantes produzem juntos os pratos a serem apresentados e degustados. O ideal é separar os participantes em pequenos grupos para execução das receitas. Esse tipo de atividade requer espaço físico adequado e recursos materiais e humanos
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em uma roda de conversa de nutricionistas que atuam no PNAE, iniciou-se uma discussão sobre temas comuns e complexos, vivenciados no cotidiano. Ana disse: — Gente! O tema sobre custo de uma alimentação saudável é muito interessante, porque para eles (os alunos), aparentemente, o custo de alimentos in natura ou minimamente processados é sempre maior do que o de ultraprocessados. Esses estão sempre em “promoção” e têm um forte apelo na mídia!
Lívia, completou: — E temos que lembrar que a oferta de alimentos ultraprocessados, em algumas localidades, pode ser maior do que a de alimentos in natura ou minimamente processados. Nem sempre é fácil achar perto de casa alimentos saudáveis com qualidade e preço acessível.
— Falta de tempo e de organização pessoal e ou familiar para as atividades que envolvem a aquisição e preparo de uma alimentação saudável também interferem muito no hábito alimentar deles (dos alunos) – retrucou Bia.
Carol, fica indignada e diz: — Meninas! Mas vamos ser práticas, né? Não temos como atuar na mídia ou em instalação de novos locais de abastecimentos, vamos ser realistas e mudar os temas para esse nosso projeto!!
Ana, Lívia e Bia pararam por um tempo, refletiram e responderam:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Esses temas devem ser trabalhados com a população exatamente pela dificuldade, seja a deles ou a nossa.
	Respostas:
	a. 
Carol tem toda razão e esses temas fogem ao nosso alcance!
	
	b. 
Podemos trabalhar somente com a questão de planejamento de tempo e refeições.
	
	c. 
O Guia Alimentar para a População Brasileira já discute esses pontos e propõe soluções para a superação dessas dificuldades, então não precisamos mais nos preocupar com isso e vamos achar novos temas!
	
	d. 
Esses temas devem ser trabalhados com a população exatamente pela dificuldade, seja a deles ou a nossa.
	
	e. 
É possível trabalharmos com a rotulagem de alimentos, ensinando somente como identificar os alimentos ultraprocessados.
	Comentário da resposta:
	Resposta: D
Comentário: As atividades propostas para os projetos de Educação alimentar e nutricional para adolescentes, jovens e adultos devem contemplar temas comuns e complexos, vivenciados no cotidiano desses ciclos da vida, tais como:
· Informações confiáveis sobre alimentação saudável: há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis – como discernir as informações relevantes e verdadeiras;
· Custo de uma alimentação saudável: aparentemente o custo de alimentos in natura ou minimamente processados é maior do que o de ultraprocessados. Esses estão sempre em “promoção” e têm uma forte propaganda;
· A oferta de alimentos ultraprocessados, em algumas localidades, pode ser maior do que a de alimentos in natura ou minimamente processados. Nem sempre é fácil achar perto de casa alimentos saudáveis com qualidade e preço acessível;
· Falta de habilidades culinárias: não saber como preparar e combinar alimentos para fazer refeições saudáveis pode levar a um maior consumo de alimentos prontos e ultraprocessados;
· Falta de tempo e de organização pessoale familiar para as atividades que envolvem a aquisição e preparo de alimentação saudável;
· A publicidade de alimentos ultraprocessados: muito presente na mídia, e nem sempre veicula informações corretas ou completas sobre os produtos que oferece, atingindo mais fortemente adolescentes e jovens;
· Como identificar locais de acesso a alimentos saudáveis com preços acessíveis e boa qualidade;
· Rotulagem de alimentos: como identificar alimentos ultraprocessados;
· A importância da comensalidade e o comer com atenção plena;
· De onde vem os alimentos in natura que consumimos e a quantidade de agrotóxicos que possuem.
Por mais que haja dificuldades em alguns temas, sempre há alguma forma de atuação, conforme apresentado no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014).
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A estagiária de Nutrição, Paula, participa de um programa de EAN em uma rede de escolas particulares. Certo dia, a diretoria da tal rede a chamou para ver como andam os resultados e ela ficou muito aflita e envergonhada quando percebeu que não se lembrava dos conceitos de avaliação que estavam cobrando. Deste modo, ajude Paula a relembrá-los e escolha a alternativa que corresponde ao tipo de avaliação:
 
a-Avaliação diagnóstica.
b-Avaliação em curso ou formativa.
c-Avaliação terminal ou somativa.
d-Avaliação posteriori.
e-Autoavaliação.
 
(  ) Diagnosticar pontos fortes e fracos e o alcance dos objetivos e expectativas.
(  ) Nesse momento, poderão ser mensurados os resultados das ações realizadas, além de proporcionar subsídios para planejar ações futuras, como a continuidade do próprio projeto, ou sua extensão para outros temas, ou a necessidade de reforçar conceitos em uma outra ação.
(  ) Visa a analisar o impacto das ações sobre a população, se de fato alterou a prática alimentar diária do participante ou da população.
(  ) É a análise de validade, da eficiência e da efetividade das atividades e dos resultados, identifica dificuldades operacionais e ajuda a fazer os ajustes que forem necessários nos objetivos, conteúdo pragmático, estratégias ou em qualquer aspecto.
(  ) Determina os componentes do comportamento alimentar (cognitivo, afetivo, situacional) e as características da população.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
E; C; D; B; A.
	Respostas:
	a. 
A; B; C; D; E.
	
	b. 
A; C; B; D; E.
	
	c. 
E; D; C; B; A.
	
	d. 
E; B; C; D; A.
	
	e. 
E; C; D; B; A.
	Comentário da resposta:
	Resposta: E
Comentário: A sequência correta é E; C; D; B; A, sendo:
Avaliação diagnóstica à é feita no início do programa e fornece subsídios para a elaboração de tudo. Determina a situação-problema, os componentes do comportamento alimentar (cognitivo, afetivo, situacional) e as características da população.
Avaliação em curso ou formativa à é a análise de validade, da eficiência e da efetividade das atividades e dos resultados, feita durante o desenvolvimento do projeto. Essa avaliação identifica dificuldades operacionais e ajuda a fazer os ajustes que forem necessários nos objetivos, conteúdo pragmático, estratégias ou em qualquer aspecto, para concretizar com sucesso os objetivos propostos no planejamento.
Avaliação terminal ou somativa à ocorre na conclusão do programa, ou um pouco antes do seu término. Nesse momento, poderão ser mensurados os resultados propriamente ditos das ações realizadas, além de proporcionar subsídios para planejar ações futuras, como a continuidade do próprio projeto, ou sua extensão para outros temas, ou a necessidade de reforçar conceitos em uma outra ação.
Avaliação a posteriori à deve ocorrer após um tempo decorrido da finalização do programa definido no projeto educativo. É diferente da avaliação final, aquela que ocorre logo após o término do projeto, pois avalia a efetividade do programa a longo prazo, tendo em vista as dificuldades presentes no cotidiano para mudanças de atitudes. Visa a analisar o impacto das ações sobre a população a longo prazo, se de fato alterou a prática alimentar diária do participante ou da população.
Autoavaliação à é uma importante reflexão do profissional sobre sua prática, para diagnosticar pontos fortes e fracos, e o alcance dos objetivos e expectativas. O autoconhecimento e a reflexão sobre a práxis é um fator primordial para o aprimoramento pessoal e profissional. Propicia diagnosticar falhas, potencialidades, objetivos e expectativas alcançadas, realizando uma crítica do trabalho produzido, ajudando os envolvidos a analisar a amplitude do contexto e as implicações do seu próprio desempenho.
	
	
	
· Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em uma Unidade Básica de Saúde, a nutricionista Josi recebeu um grupo de idosos para trabalhar com EAN. Qual alternativa não corresponde a aspectos específicos para esta faixa etária na elaboração de estratégias de um programa de EAN?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Entendimento por imitação.
	Respostas:
	a. 
Baixa integração e isolamento social.
	
	b. 
Entendimento por imitação.
	
	c. 
Acesso dificultado a meios de transporte.
	
	d. 
Mastigação dificultada pela ausência de elementos dentários ou uso de próteses impróprias.
	
	e. 
Redução da motilidade intestinal.
	Comentário da resposta:
	Resposta: B
Comentário: As crianças apresentam boa resposta quando aplicamos atividades que exigem imitação ou mesmo pela imitação do cotidiano dos pais, irmãos ou alguém mais velho que essa criança tenha amplo contato e confiança. No caso dos idosos, o entendimento é facilitado quando há a reprodução, simulação ou representação de algum processo, como, por exemplo, a elaboração de alguma receita.
	
	
	
· Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Um nutricionista foi chamado para prestar uma consultoria em uma empresa, porque o nutricionista local não obteve sucesso em seu programa de EAN e precisavam ajustar o programa com urgência. O consultor detectou algumas falhas e apontou para o nutricionista local:
 
I. Toda abordagem teórica manteve-se no tema alimento-nutriente.
II. Duração das palestras (1h) e com o complemento de textos.
III. Tema do programa divergente do tema escolhido pelos participantes.
Ao apresentar as falhas, o nutricionista local tentou confrontar o apontamento e você foi chamado para mostrar se realmente existiu falha(s) no programa, considerando as “regras” para o sucesso na elaboração de um programa de EAN. Então, assinale a alternativa que representa a sua arguição referente à(s) falha(s) apontada(s) no programa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as falhas estão corretas.
 
	Respostas:
	a. 
Somente a falha I.
	
	b. 
Somente a falha II.
	
	c. 
Somente a falha III.
	
	d. 
Exceto a falha I.
	
	e. 
Todas as falhas estão corretas.
 
	Comentário da resposta:
	Resposta: E
Comentário: Todas as falhas correspondem ao insucesso de um programa de EAN. Para tanto, ressalta-se que a EAN deve considerar os aspectos ligados aos nutrientes e ao alimento (aspectos estritamente biológicos), mas também a consideração da comida e do comer como um todo, de modo que estes fatores atendam às reais necessidades de populações. Nesse sentido considerar aspectos como cultura, tradições familiares, experiências, disponibilidade de alimentos, custo deles, além de funções fisiológicas, como mastigação absorção de nutrientes, a maneira como a pessoa come e com quem come são pontos fundamentais para se considerar em um programa de EAN. É importante salientar também que os temas abordados devem ser relevantes para a população-alvo, para despertar a conscientização e promover a participação dos educandos, facilitando o desenvolvimento de práticas saudáveis. A informação transmitida deve ser a mínima necessária para atingir os objetivos, por isso, cuidado com a transmissão excessiva de conceitos e informações considerados importantes pelo nutricionista, mas inacessíveis ao receptor.
	
	
	
· Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em uma prefeitura, reuniram um grupo de nutricionistas para definirem as melhores estratégias de EAN que seriam aplicadas no programa deste ano, comcrianças da educação infantil.
Maria, iniciou dizendo: — A imitação do cotidiano dos pais funciona muito bem quando queremos identificar o consumo de determinados alimentos, como, por exemplo, simular um mercado ou uma feira. Laís complementou: — Sim, podemos marcar uma visita monitorada à uma feira próxima também, as crianças adoram o passeio e teriam a oportunidade de ver novos alimentos ou como eles são em sua forma mais natural!
— Que legal! E durante algumas degustações que ocorrem na feira, poderíamos incentivar aqueles que recusarem esses alimentos utilizando frases motivacionais, como, por exemplo: “é bom para sua saúde”; “vai deixar você bonita”; “você vai ficar forte como o super-herói”; “você vai parecer uma princesa se comer...” – disse Bruna.
Luísa diz: — E tem também a dinâmica da caixa surpresa, podemos decorá-la com algum personagem-tema do programa e colocar os alimentos aceitos e rejeitados dentro dela, para que eles possam ter mais contato com os alimentos.
 
Essas ideias foram colocadas no papel e se transformaram no projeto de EAN. Entretanto, a nutricionista coordenadora do programa pediu a reformulação, dizendo que não concordava com alguma(s) coisa(s). Ajude a equipe de Nutrição a encontrar o que pode ter gerado essa discordância:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A ideia da Bruna não é indicada.
	Respostas:
	a. 
A ideia da Maria não é indicada.
	
	b. 
A ideia da Laís não é indicada.
	
	c. 
A ideia da Bruna não é indicada.
	
	d. 
A ideia da Luísa não é indicada.
	
	e. 
Todas as ideias são condizentes e faltou explicar melhor para a nutricionista coordenadora.
 
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário: O incentivo a experimentar novos alimentos é muito importante. Tão importante que devemos tomar alguns cuidados com frases, tais como: “é bom para sua saúde”; “vai deixar você bonita”; “você vai ficar forte como o super-herói”; “você vai parecer uma princesa se comer...”. Esse tipo de fala não é a mais indicada, não funciona como incentivo, muito pelo contrário, pois ainda reforça alguns estereótipos de gênero para meninos e meninas. Do contrário, para ser efetivo, o incentivo ao consumo de alimentos deve valorizar os aspectos sensoriais, o prazer de comer, usando expressões como: “está uma delícia”; “que salada bonita, deu vontade de provar”; “que cheirinho bom”. Valorizar sempre a experimentação, explorar a cor, o cheio, a textura, usando o alimento como ferramenta para ações de EAN.
	
	
	
image1.gif
image2.gif

Continue navegando