Buscar

EST.concluido SUPERVISIONADO RELATORIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 JOSE EVERALDO JOHANN, RU 1365396, TURMA 2016/09
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MEDIO: PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA
	CASCAVEL 2017
 CENTRO UNIIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 JOSE EVERALDO JOHANN, RU 1365396, TURMA 2016/09
 
 RELÁTORIO DE ESTÁGIO 
Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Médio: planejamento e docência, apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Internacional Uninter.
 CASCAVEL 
 2017
Introdução: 
O estágio supervisionado em estado de observação tem como objetivo tirar a tenção e compreender a dinâmica funcional da relação entre o professor, aluno e conteúdo ministrado, tirando lições de posturas de alunos, métodos de abordagem, pois aulas noturnas e diurnas tem aspectos comportamentais com diferenças, o conhecimento pós observatório faz com que o estágio tenha relevância na escolha de como se portar diante de uma turma de alunos e saber que são várias atitudes diante de um contesto pelo qual o objetivo final é lecionar com qualidade superando a si mesmo, essa experiência além do enriquecimento na atuação da docência faz refletir e muito sobre os desafios que surgirão, a instituição a ser observada tem uma grande importância dentro do que oferece de apoio tanto em relação ao docente quanto ao aluno a funcionalidade depende de todos cada qual com a sua função, o estagiário de identificar problemas em que depois possa resolver com serenidade e tranquilidade, a equipe pedagógica de dar um bom suporte para que o professor possa ministrar com base e segurança.
 Os problemas cotidianos em que as instituições enfrentam é de competência da direção. O estágio de observação do espaço físico da instituição, da equipe de coordenação do professor em que concedeu essa oportunidade é de um enriquecimento imprescindível para quem pretende seguir na área da docência é sem dúvida o que de real acontece entre a parte técnica e a didática dando a dimensão de atuação de como vai lecionar e conduzir alunos de várias condições emocionais, cognitivas etc. 
A realização do estágio é a busca pelo conhecimento, através da interação entre a teoria e a pratica, atitude que deve ser continua mesmo após o termino do curso Passine (2007), a geografia é disciplina de conhecimento constante por tanto a formação passa por observação mas também atuação, sabendo que a produção é indissociável entre teoria e pratica, os conhecimentos de geografia dentro da formação acadêmica são de grande conhecimento técnico associados ao estágio mais prático é indispensável.
ESTAGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO MEDIO II
2.1.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado Ensino Médio: planejamento de aulas e docência foi realizado no COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTÓRIO EMANUEL ABROZINO
Endereço: Rua Francisco Bartinik, 2147	CEP: 85.807–550
Município: Cascavel - Paraná 	 Fone/Fax:(45)3226-8563/ 3226-8466
E-mail: cscvictorioabrozino@seed.pr.gov.br 
Núcleo Regional de Educação: Cascavel
Código do Estabelecimento: 0975
Dependência Administrativa: Estadual 
Entidade Mantenedora: 	Governo do Estado do Paraná
Secretaria de Estado da Educação – SEED 
Núcleo Regional de Educação de Cascavel
Regime de Tempo Escolar: Seriado
Organização Curricular: Por disciplinas
Distância do Estabelecimento até o NRE: 
Via BR-467: 12,1 Km
Via Rua Manaus e BR-467: 10,7 Km
Via Rua Manaus, Av. Barão do Rio Branco e BR-467: 10,6 Km
HISTÓRICO DO ESTABELECIMENTO
O Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino foi criado e autorizado pela Resolução 839/99 de 12/03/99 e está localizado à Rua Francisco Bartinik, 2147 – CEP 85807-550 – Jardim Cristal – Cascavel - Pr.
O colégio oferta o Ensino Fundamental - anos finais (6º ao 9º ano), o Ensino Médio Regular e a Educação Profissional - Integrado e Subsequente.
O nome deste estabelecimento de ensino foi escolhido mediante solicitação da comunidade do Colégio Polivalente Pedro Boaretto Neto, atualmente Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP / Cascavel. Iniciativa que recebeu apoio de outras instituições de ensino, para homenagear o Professor Victório Emanuel Abrozino, docente da Rede Pública Estadual, neste município, que faleceu no ano de 1997.
2.1.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 
O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino explicita os marcos: situacional, conceitual e operacional que fundamentam as ações desta unidade escolar, entendendo-o como um documento dinâmico nas relações cotidianas do ensino e da aprendizagem, com base no materialismo histórico dialético. 
No marco situacional, explicitamos a caracterização socioeconômica da comunidade escolar e o princípio da organização curricular que parte da realidade social em que este estabelecimento de ensino está inserido. Os marcos conceituais e operacionais explicitam a intencionalidade da prática pedagógica, garantindo a unidade e a coerência nas posturas metodológicas, nos objetivos, no tipo de organização, nas formas de implementação e avaliação nas diferentes disciplinas, tendo por base as reais condições da equipe escolar e da comunidade, bem como, os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis para a efetivação do processo educacional.
O presente projeto assegura a gestão democrática, enquanto forma de gestão, quando propõe em sua concepção de educação o mesmo enfrentamento do desafio posto à sociedade, o de democratizar as relações sociais mais amplas nas esferas política, econômica e cultural. Extrapola assim, os muros da escola. E ao mesmo tempo, recoloca no interior deste Estabelecimento, o debate e o desafio de transmitir o conhecimento cientificamente acumulado pela humanidade, buscando a qualidade do ensino. 
Nesta perspectiva, a condução do trabalho escolar se dá de forma coletiva e participativa, em que o todo da organização se volta para a efetivação do processo educativo, estando explicitada a natureza política da ação de todos os envolvidos para que, conscientes da sua não neutralidade, possam assumir posturas comprometidas com a organização do trabalho escolar. 
Dessa forma, busca-se superar a divisão interna das funções educativas, promovendo a prática da participação, bem como, sentimentos de pertencimento e de integração no trabalho escolar. 
Para que haja a concretização da dimensão educativa é necessário, o equilíbrio entre os setores da escola, fazendo uso dos princípios de gestão democrática na busca de atendimento efetivo às questões pedagógicas da escola, entendendo que cada setor tem suas especificidades, mas que todos estão voltados para uma educação pública de qualidade. 
O setor administrativo é responsável pelas ações que visam organizar o tempo e o espaço escolar para o processo pedagógico. Abrange, portanto, a organização do espaço físico; a distribuição do tempo de estudos no calendário escolar da instituição; a organização e distribuição do trabalho dos Agentes Educacionais I e II; o serviço de compra e distribuição de material, bem como a administração, em parceria com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF, dos recursos advindos da contribuição voluntária, das promoções, de verbas estaduais / federais e a prestação de contas.
Dentro do setor administrativo, a busca de parcerias em projetos pedagógicos, a articulação do Conselho Escolar, do Grêmio Estudantil e da APMF; a organização da documentação escolar; o gerenciamento do patrimônio escolar; a coordenação de projetos de integração da escola com a comunidade, com empresas e Instituições de Ensino Superior; a elaboração e viabilização de projetos que contemplem a formação integral do educando. 
No âmbito pedagógico encontram-se as ações relacionadas
diretamente aos processos do ensino e da aprendizagem e que são determinantes na qualidade de ensino: a elaboração dos planos curriculares por modalidade de ensino, contemplando os fundamentos filosóficos e epistemológicos, os conteúdos, a metodologia de ensino e a avaliação, em consonância com as Diretrizes Estaduais Orientadoras da Educação Básica para a Rede Pública Estadual do Paraná; a determinação de critérios para a organização das turmas, por período de funcionamento; a coordenação de complementos curriculares; o intercâmbio com as Instituições de Ensino Superior e outras entidades de cunho educativo; coordenação de projetos de formação para a família; a elaboração e efetivação de propostas de formação continuada para o coletivo escolar; e a dinamização das práticas educativas.
O trabalho articulado e indissociável dará conta da totalidade que se quer imprimir no fazer do estabelecimento escolar. São elementos indispensáveis para a efetivação deste projeto: a equipe escolar, a comunidade representada no Conselho Escolar, na APMF e no Grêmio Estudantil. Cada órgão promovendo a integração com os demais, supera a divisão de tarefas que resulta da fragmentação inerente à sociedade capitalista.
Ao projetar os rumos que se quer perseguir, evidenciamos quem somos. Assim, estabelecemos as metas em cada um dos setores e contemplamos os projetos que entendemos serem necessários para alcançar nossos objetivos.
Este é um projeto que ao ser sistematizado já não é mais o mesmo, uma vez que reflete a necessidade de revisão permanente e a convicção de que somos sujeitos históricos, frutos das nossas ações e relações, determinados e determinantes, portanto, construídos e reconstruídos a cada instante.
 
2.1.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
Como o objetivo do estágio é primeiro observar para ter uma real noção do que é docência e conviver no cotidiano com alunos e outros professores, podendo ver situações diversas e soluções diversas dentro do contesto escola, tive como grande valia a experiência compreendendo a dinâmica da função, o estágio é de suma importância, pois a realidade entre o estudo mais técnico real de um acadêmico com um conteúdo bem aprofundado e um conteúdo didático mais selecionado voltado para o ensino fundamental e médio a uma diferença, e ainda tem que buscar a melhor forma de transformar esse conhecimento em transmissão para uma boa absorção dos alunos, contudo, observei as aulas de um professor com grande conhecimento e experiência na docência, mesmo com a experiência mediante a alguns alunos se coloca em momentos difíceis pois sendo uma sala de aula de um tamanho não adequado para quarenta alunos, onde muitos tem dificuldade de entender a matéria principalmente quando se trata de cálculo e interpretação o professor precisa ir em classes individuais para melhor explicar ai o tempo é que se faz dificultoso, pois em um período aula fica inviável lecionar muito conteúdo, a criatividade tem que se fazer presente aliando tempo, conteúdo e as normas da instituição.
Essa escola em que fiz as observações em estágio, tem como organização dentro da sala de aula um mapa dentro de uma ordem numérica, norma de difícil cobrança sendo que os alunos não cumprem, outra é a questão do não uso do celular em sala sabendo em que os alunos vão desafiar, disciplinar mostrando autoridade com respeito educação simpatia buscando um bom entendimento deixando claro que cumprir normas faz parte do trabalho é tarefa difícil, no horário noturno dessa escola o espaço físico é bom tem poucas turmas de ensino médio mas a instituição oferece outros cursos técnicos e específicos nesse tempo em que fiquei observando os profissionais da instituição juntamente com o professor observado teve-se problemas com disciplina de alunos com as normas da escola a direção chamou pais de alunos para conversar sobre a questão do celular, me fiz presente na reunião dos profissionais com pais e alunos envolvidos, tratados de forma individual pois também eram casos diferentes ouviram-se os lados e foi encontrado a melhor solução, tudo conduzido na forma do diálogo, notei que a um bom suporte da equipe de coordenação na interação do professor e normas, é sempre difícil ter a ração, e pondera com a cobrança, tendo que agir de forma serena, conduzindo de uma forma responsável as questões. 
O colégio estabelece uma nova visão de educação, voltada para o atendimento a todos, onde cada aluno é respeitado em suas dificuldades, motivados e acompanhados a crescerem social e intelectualmente.
 Os profissionais da escola possuem as formações exigidas pela legislação, assim como demonstram bom censo em suas atitudes, a convivência entre eles é boa, o ambiente de trabalho agradável. Percebi durante o período de observação que todos respeitam os limites de suas funções, bem como respeitam o trabalho dos demais. A interação entre professores e coordenação pedagógica, por exemplo, é muito boa e sincronizada.
 Realizei o estágio nas três turmas do ensino médio, primeiro ano do ensino médio as aulas em que observei foram sobre fusos horários com todos seus cálculos incluindo latitude longitude e depois foram os gráficos, no segundo ano do ensino médio passamos pelas transnacionais e a localização geográfica das empresas em países pelo mundo buscando no mapa com a utilização de atlas e muita interação dos alunos, já no terceiro ano foram as questões regionais do brasil juntamente com os ciclos econômicos e suas problemáticas.
 Em entrevista com a equipe pedagógica e direção tive a seguinte declaração, a consciência do que somos nos permite projetar o que precisamos ser para alcançar a efetivação da tarefa educativa neste estabelecimento escolar, a escola que almejamos cumprirá sua função social na medida em que se torna democrática, que esteja a serviço de todos os cidadãos, rompendo com a seletividade e atingir o equilíbrio entre os valores, a práxis e o conhecimento científico. Torna-se necessário, portanto, definir o que precisamos ser, e colocar em ação os princípios da gestão democrática de participação, autonomia e consenso, a direção escolar é responsável pela efetivação da gestão democrática, e assegurar o alcance dos objetivos educacionais no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino ,a direção escolar é composta pelo diretor(a) e diretor(a) auxiliar, escolhidos democraticamente entre os componentes da comunidade escolar.
Sobre o professor observado licenciado e pós-graduada em geografia, com grande experiência na docência, me deixou à vontade para auxiliar e interagir com os alunos, foi de grande valia observar didática e o método de condução de aula busquei aproveitar o máximo pois em vários momentos o professor me deu dicas e instruções de como conduzir e lecionar geografia. Na maioria das aulas a professora passava exercícios no quadro e utilizava livros didáticos para explicar o conteúdo e assim ia tirando dúvidas dos alunos e para manter a ordem aplicava as normas da escola.
A cada conteúdo e a cada noite eu via novidades e a importância do estágio e também como a pratica faz com que eu que almejo à docência tenho que conversar com todas as matérias assim a interação com colegas fica mais acessível, pois eu que curso geografia em (E A D), com recurso de mídias preciso mediar com alunos, colegas e coordenação da instituição os conhecimentos em que essas ferramentas trazem, só que esse conhecimento de uma forma um pouco menos verbal causa um “desconforto” a formação a distância assusta um pouco . Observei que a uma certa resistência quanto ao conhecimento vasto em que a tecnologia proporciona, mesmo a escola tendo pouco recurso acredito em que os alunos que tem pouco interesse em estudar as matérias somente do modo formal tem sede da novidade tecnológica e assim associar problema e solução.
Durante o meu estagio de observação e assistência
ao professor cedente eu via uma dificuldade dos alunos em cumprir algumas normas como o uso do celular, a cada matéria ministrada os alunos queriam pesquisar no celular e não nos livros didáticos, atlas e outros materiais nas três turmas em que tive presente fui abordado algumas vezes com perguntas desse tipo porque não posso pesquisar em outro recurso, como são jovens e dispõem desse aparelho por vezes ficou difícil controlar uma aula já que o tempo e curto a turma grande e sala pequena essa conciliação de comportamento carências e dificuldades é um desavio do ensino público.
2.1.4.PLANOS DE AULA:
PLANO DE AULA 1º ANO
1) IDENTIFICAÇÃO
a- Estagiário: José Everaldo Johann
b- Escola/instituição: Colégio Estadual Victório Emanuel Abrozino 
c- Disciplina/curso: Geografia
d- Turma: 1º ano
e- Sala: c
f- Prof. Regente: Nazare
g- Horário da aula: 19:00 às 19:50 
2) CONTEÚDO:
Gráfico de barras, colunas setores e linhas.
 
3) OBJETIVOS
Apresentar aos alunos como fazer a leitura de gráficos geográficos.
Mostrar aos alunos como construir um gráfico em geografia.
4) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA.
O conteúdo abordado, leitura de gráficos e construção de gráficos que tem basicamente sua representação em quatro tipos de gráficos que são colunas, barras, linhas e setores mostram que praticamente todo conhecimento pode ser transformado em dados e estas podem ser tabulados e representados em forma de gráficos este conhecimento faz parte da estatística, ciência quantitativa usada como forma de mostrar a realidade.
Será realizado com os alunos uma aula na qual será feita uma explicação sobre o assunto abordado e na sequência a realização de alguns exercícios sobre o tema, exercícios com dados colhidos sobre a própria escola dirigido pelo professor construído pelos alunos incluindo perguntas, usando papel milimitrado será feito o gráfico e posteriormente a correção dos exercícios.
5) DESENVOLVIMENTO DA AULA
A aula inicia-se com uma breve introdução ao tema, aberta a questionamento por parte dos alunos, até ser realizada uma breve explicação sobre o assunto e apresentar aos alunos o conteúdo, logo após será distribuído aos alunos uma folha com gráfico para a interpretação saber como ler um gráfico e também uma folha de papel milimitrado para a construção de um gráfico com dados da escola. 
6) RECURSOS
Será utilizado durante a aula dados colhidos na escola com a supervisão da professora de geografia cedente, papel milimitrado, quadro negro para fornecer dados tabulados e demais materiais para a construção do gráfico. 
7) REFERÊNCIAS 
MOREIRA, João Carlos. Geografia geral do Brasil. São Paulo USP,2015, 2º ed.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade. São Paulo, Bacharel e Licenciado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) SELEÇÃO LOCAL BAURU- SP, 2015,2016, 2017 2º ed.
8) APÊNDICE 
Exercício: 
 
Questão 1:Segundo pesquisa realizada com alunos na escola o gráfico acima representa a porcentagem de itens em que os alunos tem em sua casa. Observando o gráfico assinale qual é o tipo de gráfico representado?
( ) linhas 
( ) barras 
( ) setores
( ) colunas
( ) circular
Questão 2: observando o gráfico acima qual é o item de maior e os de menor representação no gráfico e sua porcentagem? 
( ) radio 11%, DVD 13%, telefone fixo 8%
( ) TV 15%, computador 14%, internet 16%
( ) TV por assinatura 8%, celular 15%,radio 11%
( ) telefone fixo 8%, internet 16%, TV por assinatura 8%
( ) internet 16%, DVD13%,telefone fixo 8%
Questão três: Observando a tabela a baixo construa um gráfico de linhas e colunas com escala de um centímetro, tendo uma variação de chuvas durante o ano de 2015 em uma determinada região dados levantados pela instituição clima monitoramento do brasil.
	MESES
	TENPERATURA EM GAUS
	CHUVAS EM MILIMITROS
	Janeiro
	30
	200
	Fevereiro
	35
	100
	Março
	35
	300
	Abril
	25
	200
	Maio
	20
	100
	Junho
	10
	100
	Julho
	0
	100
	Agosto
	10
	0
	Setembro
	20
	200
	Outubro
	30
	300
	Novembro
	30
	200
	Dezembro
	35
	100
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Durante a realização deste estagio, pode-se perceber como a instituição escolar funciona como é o andamento diário do trabalho dos professores e dos demais funcionários da escola. 
No decorrer do período de estagio foi possível perceber que as estruturas físicas da instituição estão em boas condições estruturais e de conservação, a instituição fornece ainda materiais e boas condições de trabalho aos seus funcionários. Os funcionários trabalham de acordo com as normas da instituição e o Projeto Político Pedagógico da escola. O ambiente de trabalho é bom, com todos envolvidos nos projetos escolares, e o clima entre os funcionários é agradável, tornando o trabalho mais fácil.
Os alunos das turmas observadas demonstram pouco empenho e comprometimento com os estudos, porem o trabalho da equipe pedagógica juntamente com os professores os traz a sala de aula, tentando fazer com que se interessem mais. A professora em que acompanhei demonstra um bom controle do comportamento das turmas em suas aulas, uma boa convivência com os alunos, e um ótimo domínio do conteúdo, não deixando em suas aulas duvidas pendentes de esclarecimentos. Ela demonstra ainda um interesse em estar sempre inovando nas atividades para buscar uma maior atenção por parte dos alunos. Realizando atividades variadas como mapas, exercícios no caderno, tabelas entre outros, sempre atribuindo nota as atividades para estimular os alunos a realiza-las.
Durante a realização da aplicação dos planos de aulas, ou seja, a regência pode ser percebida como os alunos se comportam em ambientes diferentes, sendo que a participação deles nas aulas foi excelente, realizaram questionamentos, eles prestaram atenção às explicações, deram opinião sobre os assuntos tratados em sala. Com os exercícios propostos se demonstraram interessados em fazê-los, mostraram interesse no assunto e na aula. Foi possível ainda perceber que o comportamento deles melhorou em relação às aulas do professor titular, provavelmente pelo fato de ser uma novidade uma pessoa que eles não estavam acostumados a administrar a aula.
O planejamento das aulas a serem aplicadas, foi realizado em sequência ao conteúdo da disciplina, para manter o foco dos alunos, e não dispersar a atenção deles. Foi realizado em acordo com o professor titular, buscando a melhor administração do tempo de aula.
	Com a elaboração e a aplicação das aulas, foi possível perceber ainda, que a rotina de um professor não é fácil, pois são vários os fatores que podem interferir no dia a dia. Uma das dificuldades sentidas foi à administração do tempo de aula, e manter os alunos com atenção ao conteúdo. 
	Porem a experiência foi importante e gratificante, trazendo ainda mais a certeza de que o caminho a ser seguido realmente é este mesmo, deixando claro o quanto importante é o estágio.
REFERÊNCIAS 
MOREIRA, João Carlos. Geografia geral do Brasil. São Paulo USP,2015, 2º ed.
ABROZINO, colégio estadual professor Victorio Emanuel. PROGETO POLITICO PEDAGOGICO Volune I. CASCAVEL,2017.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade. São Paulo, Bacharel e Licenciado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) SELEÇÃO LOCAL BAURU- SP, 2015,2016, 2017 2º ed.2013
PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino
de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
 SENE, EUSTAQUIO DE, ESPAÇO GEOGRAFICO E GLOBALIZAÇÃO, Bacharel e licenciado em geografia pela Universidade de São Paulo,2015,2º ed.
MENDONÇA, CLÁUDIO, Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 2º ed.2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais