Buscar

ESTAGIO 462

Prévia do material em texto

1) Introdução
O estágio supervisionado é uma atividade que visa colocar em pratica o conhecimento acadêmico e a realidade da graduação, aprimorando o relacionamento e a vivencia em sala de aula.
A disciplina de estagio supervisionado do ensino médio – no curso de licenciatura em história em E a D no centro Universitário Internacional Uninter, tem como objetivos gerais: proporcionar ao acadêmico de historia que envolve ações docência no ensino médio, possibilitando a analise das políticas educacionais do curso de formação de professores no ensino médio.
Bem como compreender as organizações históricas desenvolvendo os conhecimentos e os aspectos metodológicos do planejamento das aulas e da disciplina de história. 
Ao observar o processo de ensino – aprendizagem é também para refletir sobre a pratica pedagógica observada,
Considerando que a realidade em uma sala de aula é uma forma do saber que é o desafio, muito maior que imaginamos, este processo possibilita a vivencia em sala de aula com a aproximação e a importância fundamental de formação com o ambiente de trabalho e também preparar o estudante para exercer uma realidade necessária com a escola e o professor e com a inserção na realidade e no cotidiano preparando para uma vida profissional.
O estagio supervisionado é um momento fundamental no processo de uma formação, constitui-se em treinamento e na aproximação da escola, aluno e ambiente de trabalho.
E com esse contato direto a classe faz uma participação e planejamentos e desempenho que venha contribuir e desenvolver nas formações complementares na escola, e uma importante referenciam nas relações de ensino/ aprendizagem.
 2) ESTAGIO SUPERVISIONADODE ENSINO MEDIO 
2.1IDENTIFICAÇÃODA ESCOLA DE ENSINO MEDIO JOÃO NEVES DA FANTOURA
O Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura esta situado na rua: Ramiro Barcelos nº2230, no bairro Centro, CEP: 96508-070, na cidade de Cachoeira do Sul, O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (51)3722-35-87.
email: joaoneves24cre@educaçao. rs.gov.br,blog:institutojoaoneves.blogpot.com.br.
A instituição atende um total de 1090 alunos divididos entre, educação infantil, ensino fundamental, e o ensino médio, curso normal, em nível médio politécnico magistério com 18 alunos inclusos.
A escola possui secretarias em todos os turnos. possui biblioteca, sala laboratório , labim , sala multifuncional, auditório, serviço, orientação escolar, coordenação pedagógica, secretaria , uma responsável e biblioteca merendeiras ,serventes, possui porteiras sendo para o período da manhã / tarde e um para turno da noturno.
O prédio da escola é feito de três pisos mais subsolo, no terceiro e segundos pisos estão às salas de aulas com banheiros feminino-masculinos, bebedouros em cada corredor.
No primeiro piso estão às salas de direção, coordenações pedagógicas, labim, biblioteca, auditório, secretaria e portaria, e o subsolo salas de educação infantil. O acesso a escola acontece pelo primeiro piso para todos.
2.2 Concepções pedagógicas da escola
Na metodologia da escola a resolução de problemas que são desenvolvidos através de acompanhamentos e organizações como forma de um principio fundamental para uma vida profissional.
De acordo com esta fase de idade do ensino médio a escola deve desenvolver um direcionamento com proposta pedagógica, e projeto e uma construção coletiva estimulando um convívio social que venha colaborar para pratica do trabalho sempre relacionado em conhecimento e o dialogo.
È fundamental o interesse social e o dever do cidadão para contribuir para comunidade escolar, sempre utilizando formas interdisciplinares para integrar áreas de conhecimentos e praticam avaliativas, respeitando o ritmo e as diversidades socioculturais.
O professor tem a necessidade de aprendizagem continua que lhe possibilita acompanhar a dinâmica na cultura nas informações para garantir o desenvolvimento e a capacidade que permite compreender a aprendizagem dos conteúdos que garante desenvolver nova competência e novos saberes para que se tenha um profissional que possa lidar com novas tecnologias. 
E para que isso aconteça é necessária uma escola com um processo de educação continua e permanente é como uma proposta pedagógica com reflexão, equipe e ação planejada, todo aluno deve desenvolver as habilidades para compreensão da realidade e participação social.
A partir daí a escola pode atuar com um plano de trabalho para auxiliar a discussão no coletivo da escola.
O projeto pedagógico é feita de varias demandas e segmentos que são realizados através dele é feito uma construção e reconstrução.
Entendemos que o processo educativo é necessário para obter uma teoria e um conjunto de objetivos e atividades educacionais que ocorrem em determinadas estruturas entre as relações entre classes e grupos sociais.
O conceito pedagógico tem um conceito buscando garantir um referencia de especialidades e técnicas. 
Buscando superar todo tipo de opressão, discriminação e exploração, conhecimentos e valores éticos, e educar para transformar
2.3. DESCRIÇÕES E ANÁLISE REFLEXIVADAS ATIVIDADES DO ESTAGIO
2.3.1. CARACTERISTICAS ESTRUTURAL
A educação infantil é dividida por pré Aeb, ensino fundamental, 1° ao 9°ano e o ensino médio do 1° ao 3°ano e o politécnico- magistério. Seu calendário cumpre com 800 horas e os 200 dias letivos.
A instituição atende nos três turnos, manhã, ensino médio, e fundamental.
À tarde educação infantil, ensino fundamental e médio e noite ensino
A instituição atende nos três turnos, manhã, ensino médio, e fundamental.
À tarde educação infantil, ensino fundamental e médio e noite ensino médio.
A instituição possui turnos inversos da manhã e tarde.
A escola possui secretarias em todos os turnos. possui biblioteca, sala laboratório , labim , sala multifuncional, auditório, serviço, orientação escolar, coordenação pedagógica, secretaria , uma responsável e biblioteca merendeiras ,serventes, possui porteiras sendo para o período da manhã / tarde e um para turno da noturno.
O prédio da escola é feito de três pisos mais subsolo, no terceiro e segundos pisos estão às salas de aulas com banheiros feminino-masculinos, bebedouros em cada corredor.
No primeiro piso estão às salas de direção, coordenações pedagógicas, labim, biblioteca, auditório, secretaria e portaria, e o subsolo salas de educação infantil. O acesso a escola acontece pelo primeiro piso para todos. A instituição atende um total de 1090 alunos divididos entre, educação infantil, ensino fundamental, e o ensino médio, curso normal, em nível médio politécnico magistério com 18 alunos incluso A escola contem uma estrutura bem grande toda feita em alvenaria, com pátio murado, arborizado, floridos, pracinha pré-escola e bancos distribuídos nas sombras.
Tem uma quadra de vôlei e outra de futebol de salão.
Na parte interior da escola toda bem cuidada, arejada iluminada.
Na sala de aula bem conservada, iluminada, arejada, bem ampla, janelas grandes com cortinas com ventilador, quadro branco com canetas livro dicionários, fotos e mapas contem oito lâmpadas fosforescente em casa a sala comporta 45 mesa e cadeira limpas e bem conservadas.
Os inclusos. Horário das aulas de Historia das 13h: 30minutos as!7h: 30 minutos. A turma é bem grande tem desenvolvimento bom participa sempre durante a aula, questiona muito com perguntas sobre o conteúdo proposto, os alunos buscam atendimentos também com livros e pesquisas, filmes, sugeridos pela professora titular, ela tem bom relacionamento com os alunos. 
2.3.2.característica dos profissionais que atuam na escola
 Equipe Pedagógica /Administrativa
A Instituição Estadual de Ensino Médio é composta de:
Diretora: Ana Maria da Anunciação Bembom, Geografia plena;
Tecnologia em Gestão Publica-!Cinco anos.
Vice-Diretora: Jaqueline Schneider Somavilla; Letras
LÍNGUA Portuguesa-24anos.
Vice Diretora: Tânia Teresinha Friedrich Arbelo. História
Pòs graduação Educação /Informática: 29 anos.Vice Diretora: Claudia Goulart Effel: Ciências
Matemática plena- 21 anos
ORIENTAÇÕES
Isabel Cristina Teixeira de Andrade-Pedagogia-OE
Especialização psicopedagoga
Rosane Silva de Figueiredo- pedagogia Oe-
Especialização- psicopedagoga
Marlete Leonir Zillmer Pasqualini- Pedagogia 
Maristela Bartmann da Silva- Pedagogia- supervisora orientação 
SUPERVIÇÃO
Tânia Teresinha Friedrich Arbelo- Historia
Catiele da Silva Canto- Pedagogia Especialização Direitos Humanos;
Raquel Lopes Alves- Ciências – Biologia
Adriana da Silva Sartorio- Psicopedagogia- (coordenadora pedagógico
 Pós):- Supervisão escolar-Pedagogia.
O contato com os alunos e os demais da escola é bem tranqüilo, apresentam respeito das ambas às partes.
 A equipe é bastante receptiva e atenciosa em relação à recepção das pessoas e alunos, todo tem sempre acesso facilitado e são atendidos com muito carinho e atenção, todos os problemas recebem tratamento especial e individual onde se procura uma forma satisfatória de resolução, em questões mais delicadas reuniões são convocadas para a discussão e resoluções a serem tomados relativos ao caso, os pais e responsáveis são convocados sempre que é necessária uma decisão que envolva um tema amplo e que precise das opiniões de toda a comunidade escolar. A direção da escola manter uma postura democrática e participativa em relação a decisões e planejamentos, leva em consideração as interferências e sugestões do CPM, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, docentes, discentes e comunidade em geral, visando à transparência e o fortalecimento
.
	2.3.3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA DO ESTAGIO
A turma observada foi no total de 38 alunos, sendo 15 sexos femininos e 17 do sexo masculinos, sendo que só 32 estão comparecendo em aula, tem muitos que faltam as aulas. são todos jovens alguns demonstram mais interesse nas aula a outros muito pouco , conversam falam sobre outros assuntos, parte deles sempre fazem as lições de casa tem comprometimentos e tem vários alunos que prestam atenção na aula fazem perguntas , questionam o conteúdo com a professora.
É uma turma grande de bom aspecto todos representam ser de uma classe social media para alta.
Eles sempre copiam que a professora escreve no quadro, fazem debates sobre os conteúdos na sala, revisam entre eles os resultados das questões ou exercícios colocados no quadro.
Os alunos sempre trazem material pedido pela professora, sempre com exceções daqueles que não vem à escola para estudar e sim para tirar o lugar de um que precisa estudar perto de casa e não consegue ,também foi visto que a maioria tem receio da disciplina historia , dizem não entender muito bem, e que não gostam de ler, não tem hábitos de leitura e por isso, não gestão também de falar em publico devidos erros, citam a disciplina historia muito importante. 
 Horário das aulas de Historia das 13h: 30minutos as!7h: 30 minutos. A turma é bem grande tem desenvolvimento bom participa sempre durante a aula, questiona muito com perguntas sobre o conteúdo proposto, os alunos buscam atendimentos também com livros e pesquisas, filmes, sugeridos pela professora titular, ela tem bom relacionamento com os alunos
A professora uma um método diferente para correção de lição de casa que é um carimbo que contém nome dela, data, visto.
Praticamente quase todos os alunos fazem a lição de casa e cobram pela correção.
Tem um grande numero de alunos demonstra interesse em participar entender os questionamentos da professora.
Também como toda a escola tem alguns que estão para perturbar os que querem aprender 
Os alunos apresentam um perfil socioeconômico de media a boa, são bem falantes atuantes, revisão os conteúdos com a professora no inicio de cada aula.
Os alunos não muitos participantes a professora sempre coloca eles em buscar conhecimentos fazendo perguntadas para responder oral em aula para compartilhar e comunicar-se entre si.
2.3.4 O PERFIL DO PROFESSOR REGENTE
 Atuando desde a sua graduação na disciplina de história faz do professor um profissional experiente e atuante em relação à pesquisa e a metodologia mais eficaz na disciplina em que trabalha. Observando as primeiras aulas dia, pode-se perceber um grande contentamento com os alunos, sempre atencioso e receptivo da melhor forma possível deixá-los tranqüilos e a vontade, apresentando-se a eles e expondo seus métodos de ensino e como serão suas avaliações, com muita calma e fornecendo explicações detalhadas e de fácil entendimento. Em um primeiro momento fez um resumo da aula anterior e também sobre o conhecimento dos alunos em relação ao tema que seria trabalhado e explicando quais ele irá trabalhar durante o semestre, deixando-os a vontade para questionamentos e estimulando-os para questões referentes aos temas,sempre acessível e solicito quando questionado responde a todos. Com as dificuldades dos alunos em relação à disciplina comentou que a principal era relacionada a competências e habilidades básicas no processo de ensino aprendizagem foi colocada quais os temas que seríamos desenvolvidos em primeiro momento e da forma que ela propõe suas aulas, para eles não venham a ter menos dificuldades, apenas faz com que suas aulas não se tornem cansativas, a professora busca entendimento dos alunos através de conversas compartilhadas e explicações, os conteúdos são colocados no quadro negro, com tópicos tarefas e provas 
Usa pesquisa como tema de casa elabora tópicos nas pesquisas para serem analisados e respondidos.
A avaliação é feita de formas de trabalho e prova, e corrigido oral por todo o aluno
Na metodologia da professora sempre uso livros, quadro negro usando tópicos e vai analisando um a um.
A professora demonstra grande conhecimento sobre a matéria de historia tem vários métodos que usa durante a aula.
Foram citados alguns filmes para serem vistos com O nome da rosa, O cavalo de Tróia, Escalibur, Cruzada: Espartacos;
Todo inicio de aula a professora inicia com um discurso sobre o conteúdo do tema de casa e assim vai buscando o raciocínio dos alunos e a mentes deles para que contribuam para um conhecimento compartilhado.
A professora conversa com os alunos sobre avaliação foi feito trabalhos e provas.
O trabalho foi feito de dois a dois, e a prova individual teve alunos foram muito bem nas provas outros obtiveram mais dificuldades
 
: 
2.2.3, CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA
A turma observada foi no total de duas turmas que corresponde e segundo ano do ensino médio
Um primeiro momento o tema foi a Roma Antiga, como a crise no império, cultura romana, arquitetura e escultura, religião, cristianismo.
Logo após Império bizantino, Constantinopla expansão Bizantina, o código Justiniano, condições sociais, religião, crise do Império.
Logo Mundo Islâmico, Antes e depois de Maomé, era do politeísta, Corão
Expansão Islâmica
Sempre iniciando suas aulas com comentários e questões aplicadas na aula anterior, síntese sobre tópicos e conceitos. Diversificando suas aulas foram desenvolvidas varias atividades durante a semana, como leitura de textos procurando promover uma análise de seu contexto histórico e sua relação com o presente, desenvolvendo nos alunos a habilidade de comparação do período histórico com a realidade atual. 
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
ROSANA BITENCOURT DA SILVA, RU 1275531, 2015/8
ESTAGIO SUPERVISIONADO ENSINO MEDIO: PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS 
 CURITIBA
 2017
 SUMARIO
 
 
 Centro Universitário Internacional Uninter
 Rosana Bitencourt da Silva, RU: 1274531 2015/8
 Relatório de estagio
 Relatório de estagio supervisionado-ensino médio:Pesquisa do contexto escolar e observação de aulas,
 Apresentando ao curso de licenciatura em historia do
 Centro universitário internacional UNINTER.
 CURITIBA
 2017 
 
 3) CONSIDERAÇÃO FINAIS
Durante este período de vivencia na escola, percebi que vários motivos levam ao aluno a ter certa dificuldade em se relacionar ou ate mesmo sentir vontade de ter certa comunicação entre aluno e professor.
São muitas as dificuldades do que se apresentam em uma instituição de ensino, muitos abandonam as salas de aulas a procura de experiências novas por motivos desconhecidos, por desigualdade social, muitos a procura de trabalho esquece que precisam do ensino para traçar suas metas e seus objetivos.
Nossa escola demonstra um sistema de ensino de qualidade, onde todos os direitos iguais e condições sociais para se tornar um profissional competente e ético.
Nesta realidade de estagio pude perceber que a vida escolar tem uma importância no conhecimento, nas rotinas diárias, da escola e no trabalho.
A educação envolve e depende de envolvimento de ações de grupos sociais com vinculo educacional.
Vivenciei na escola diretamente com os funcionários, professores e alunos que demonstram suas frustrações e angústias e expectativas e alegrias.
Senti que com esta realização e convívio no estagio, tudo mais claro e objetivo. Como professora, espero sempre novos rumos, conhecimentos e novos convívios sociais com a comunidade escolar para que todos obtenham sucesso em sua vida social e profissional.
Teremos que usar a escola para fazer uma transformação no nosso Brasil no nosso mundo.
Algumas décadas atrás Darci Ribeiro disse: que se não fizéssemos mais escolas em pouco tempo iria faltar penitenciarias. Dito e feito, mas ainda é tempo e nos professoras somos a alavanca propulsoras para essas mudanças.
 4) REFERENCIAS
 GONSALVES, Nádia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil, ED. Intersaberes, Curitiba, PR. 2012.
MELO, Alessandro. Fundamentos socioculturais da educação. Ed. Intersaberes, Curitiba, PR, 2012.
 . GONSALVES, Nádia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil, ED. Intersaberes, Curitiba, PR. 2012.
MELO Alessandro. Fundamentos socioculturais da educação. Ed. Intersaberes, Curitiba, PR, 2012.
5)Apêndice
 Para os professores uma consciência crítica é dos processos históricos estudados em um desenvolvimento estruturado com a função de reflexão principalmente em uma identidade pessoal e social, estabelecendo um vinculo entre distinto e dominante assumindo uma liderança intelectual e cultural.
Um processo de elaboração, e um esforço de definir anunciam a variedade e a diversidade sobre valores e categoria necessita de torna rum conhecimento organizado com aspectos e teorias amplo e com mudança disciplinar para o professor obter um embasamento e um extenso trabalho histórico.
 6) ANEXOS
O professor necessita de uma perspectiva critica e compartilhada para compreender a percepção do saber e especificar os diversos movimentos sociais e culturais.
E relacionar um principio na condição de poder recorrer a diversos questionamentos ligados ao significado compreensão e resolução o no entendimento da historia suas ciências e temas.

Continue navegando