Buscar

SLIDES Gestão Pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Semestre Flex 1 e 2
MARIA OGLÉSIA PEREIRA DA SILVA
EVERALDO DA SILVA BARBOSA
TASSIA KASSIANA HESSEL
SUSY PEREIRA DE OLIVEIRA
CHRISTIANI DO NASCIMENTO DIAS CARVALHO
CLODOALDO OLIVEIRA BARBOSA
MARIA EDINEIDE DA SILVA
Pólo Rio Branco/Acre 2014
Semestre Flex 1 e 2
*
*
ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL DO BANCO DO BRASIL 
*
*
INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa compreender o diagnostico organizacional da Empresa Banco do Brasil S/A. A empresa está subordinada diretamente ao Banco central do Brasil, deve prestar contas anualmente com os órgãos que controlam o desempenho da gestão dos administradores, as prestações de contas são feitas anualmente pela Controladoria – Geral da União (CGU), através da Secretária Federal de Controle Interno, esse órgão tem como competência fazer auditorias das prestações de contas anuais, analisarem fatos de gestão e atos dos administradores públicos federais, com a finalidade de informar todo o processo de contas é analisado e submetido ao julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU).
*
*
A visão do BB: é ser referência para os brasileiros, empresas, setor público, ganhar credibilidade não só no Brasil, mais também no exterior, satisfazer os desejos dos seus clientes, e manter seu compromisso socioambiental. A missão do BB: é ser altamente competitiva e rentável, pois assim irá promover o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil, fazendo com total eficiência sua função pública. Alguns dos valores do BB são: Ética e transparência, responsabilidade socioambiental, respeito ao consumidor, ascensão profissional baseada no mérito, entre outros.
 O BB foi o primeiro banco a ser fundando no país pelo Príncipe-regente Dom João de Bragança em 12 de outubro de 1808 no Rio de Janeiro, iniciando com o capital de 1200,00 contos de réis, mais só no ano seguinte que teve inicio as suas atividades em 11 de dezembro de 1809
*
*
APRESENTAÇÃO DO DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
No ano de 1808 no Rio de Janeiro foi fundado o primeiro banco do Brasil, mais suas atividades só tiveram inicio em 11 de dezembro de 1809, foi então o primeiro banco do país e o quarto emissor de moedas em nível mundial.
 Aparentemente o banco parecia mais um mercantil, ficava próximo ao um prédio de uma antiga rua direita, com esquina com a Rua São Pedro, no começo o BB atendia de imediato as demandas do governo, agia como principal prestador de auxilio de crédito em situações extraordinárias.
 O BB oferecia diversos serviços bancários, como empréstimos, redesconto (instrumento usado para controlar o sistema monetário no qual o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais com as taxas acima das praticadas no mercado), cuidava de toda parte de fiscalização bancária, do depósito de reservas de bancos privados e cambio.
*
*
IDENTIFICAÇÕES DO SETOR EM QUE A EMPRESA ATUA 
 A empresa Banco do Brasil atua no ramo do mercado financeiro há mais de dois centenários, foi fundado em 12 de outubro de 1808, mais só deu inicio as atividades bancárias em 11 de dezembro de 1809 um ano depois. O BB é uma empresa brasileira constituída na forma de sociedade de economia mista, com 68,7% das ações da União brasileira.
 O BB foi o primeiro banco a ser fundado no país, e o pioneiro em diversos produtos e serviços. Vamos conhecer agora as principais características dos produtos/serviços mais procurados pelo BB.
Conta corrente
Crédito
Cartão de Crédito
MPO (Microcrédito Produtivo Orientado) 
*
*
Crédito rural: destinado a atender as demandas da produção agropecuária, como por exemplo, o PRONAF (O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Investimentos
Seguridade
Capitalização
Consórcios
Previdência
 E muito mais produtos para você e toda sua família.
 São diversos serviços oferecidos pelo BB, tais como: Depósitos (TAA ou guinche de caixa), depósitos Judiciais, depósitos identificados, ordem de pagamento, recebimentos diversos, pagamentos de benefícios sociais, saques (TAA e guinche de caixa) saque sem, bloqueto de cobrança, transferências entre contas BB e para outros bancos utilizando o DOC e TED, senha de auto-atendimento para não correntistas, saque e pagamentos no cartão de crédito etc.
*
*
 No setor de atendimento PJ (Pessoas Jurídicas) as pessoas buscam no BB soluções de crédito para atender as necessidades de sua empresa, assessoria jurídica e orientações gerais de como o capital da sua empresa pode ser aplicado no melhor investimento. O Atendimento no setor jurídico abrange todos os ramos, tais como: Agricultura, Indústria, empresas de grande e pequeno porte, etc..
 Os produtos/serviços mais procurados pelas empresas são:
Capital de Giro
Cheque Ouro Empresarial 
Comercio eletrônico
Recebimentos: deposito identificado, debito autorizado, custódia de cheques, cobrança, 
 
 Entre outros produtos e serviços para atender toda demanda das empresas de grande e pequeno porte.
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante de todas as questões em análise, o trabalho abordou todas as solicitações da produção textual em grupo. O objetivo geral do trabalho foi diagnosticar a organização do BB, essa produção de texto foi breve, pois a empresa abrange muito mais coisas que não foram citadas, mais abordamos as principais características da empresa, conforme o roteiro que nos foi dado, visando elaborar todas as partes solicitadas de forma com que todos possam entender claramente sobre o assunto trabalhado.
*
*
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
 
 A HISTÓRIA DO BANCO DO BRASIL
<http://www.bb.com.br/portalbb/page3,136,3527,0,0,1,8.bb?codigoMenu=204&codigoNoticia=691&codigoRet=1065&bread=2>
 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
<www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/EstrutBB.pdf>
 Os desafios éticos na gestão de instituições financeiras de grande porte: a percepção de executivos do banco do Brasil
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1984-66572013000100002&script=sci_arttext>
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais