Buscar

AD1 DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 2
FABIANA D. FRANÇA- 16111080206
RESPOSTAS 
QUESTÃO 1
R: Definição de geografia é o estudo da ciência que trata de descrever a terra e estuda os fenômenos físicos, biológicos e humanos que ocorrem na terra, suas causas e relações. As categorias de análise espacial estão classificados em: paisagem, não pode ser definida apenas como o aspecto visível ou uma imagem estática; lugar, é o espaço vivenciado cotidianamente pelo ser humano, a mais abstrata, pois está intimamente relacionada á vivência do indivíduo; região, é uma porção do espaço geográfico caracterizada por, em toda sua extensão, possuir um ou mais elementos em comum, e que a diferem das porções de espaço ao seu redor; território, é toda área que sofra relações de poder, em ampla significação. Estaremos trabalhando a Território e Região.
QUESTÃO 2
R: Entre o período de 1500 a 1930 cada atividade em grau diferenciado de importância na formação e organização espacial de território, com a extração do pau-brasil permitiram a criação de uma ligação maior com o interior do país, a cafeicultura possibilitou o avanço de outras atividades econômicas, como a agricultura e a indústria, consolidando definitivamente o capitalismo no Brasil. No período de 1930 á 1950, algumas atividades econômicas desenvolvidas no Brasil estavam ligadas á cana-de-açúcar, minérios e cafeicultura, que estavam ao mercado de exportação. A economia promoveu uma integração dos territórios do país, o processo de industrialização passou a fazer parte da rotina dos brasileiros iniciada na década de 1930 e a consolidação foi bastante observada na década de1950.
QUESTÃO 3
R: As transformações ocorridas no território brasileiro, provocada pela passagem de um modelo agroexportador para um modelo urbano- industrial, deram novos rumos para a história do país e influenciaram diretamente na organização do espaço regional. Os modelos que pautaram nosso desenvolvimentismo industrial foram á substituição de importações no governo Vargas. No governo Juscelino Kubistschek o modelo desenvolvimentista. Vargas buscou desenvolver o setor base, já Juscelino Kuitschek buscou chamar os recursos para a produção de bens de consumo duráveis. As fontes destes investimentos se diferenciaram, caracterizando, principalmente, o governo JK pela ampla abertura econômica do país ao capital das multinacionais.

Continue navegando