A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol Escultura e historia e sociedade

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para a imagem a seguir:
 
A morte de Socrátes – Jacques-Louis David, 1787. Óleo sobre tela, 1, 30m x 1, 96 m. Metropolitan Museum of Art, Nova York.
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/15/911982/conheca-morte-socrates-jacques-louis-david.html>. Acesso em: 16 fev. 2016. 
Considerando a reprodução da obra indicada e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclássico, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A obra em questão apresenta elementos neoclássicos, como o uso de cores sóbrias, a imponência de suas dimensões e o próprio tema, que é grego.
	
	B
	A obra em questão apresenta características da arte do estilo Barroco, pois trata da principal temática deste estilo: as cenas históricas.
	
	C
	A obra em questão apresenta características do estilo Rococó, por tratar de um tema cotidiano e banal de forma naturalista.
	
	D
	A obra em questão pode ser considerada moderna, pois apresenta características inovadoras, como a estilização das formas.
	
	E
	A obra em questão apresenta características do estilo Gótico, como, por exemplo, a obscuridade da cena representada, além do tema, que é mórbido.
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a citação a seguir: 
“O principal artista desse estilo neoclássico foi o pintor Jacques Louis David (1748–1825), que foi o ‘artista oficial’ do Governo Revolucionário e desenhou os trajes e cenários para tais eventos de propaganda, como o ‘Festival do Ser Supremo’ em que Robespierre oficiava como Sumo Sacerdote autonomeado. Essas pessoas achavam estar vivendo tempos heroicos e que os acontecimentos de seus próprios dias eram tão dignos da atenção do pintor quanto os episódios da história grega e romana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 380. 
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Neoclassicismo, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os artistas do período Neoclássico consideravam mais eficiente a observação das pinturas renascentistas e das esculturas gregas do que ter a natureza como modelo.
II. ( ) O Neoclassicismo estava alinhado ao pensamento Iluminista, no qual o progresso e a perfeição humana eram elementos primordiais.
III. ( ) No Neoclassicismo, artistas como Leonardo da Vinci desenvolveram importantes técnicas de pintura, como o sfumato.
IV. ( ) Jacques-Louis David foi um pintor neoclássico e também um dos responsáveis pelo surgimento das academias de arte. 
Agora assinale a opção que apresenta a ordem correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – F – F – F
	
	E
	V – F – V – F
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Assim, a arte cristã da Idade Média tornou-se uma curiosa mistura de métodos primitivos e sofisticados. O poder de observação da natureza, cujo despertar assistimos na Grécia, por volta de 500 a.C., voltou a adormecer por volta de 500 d.C. Os artistas deixaram de cotejar suas fórmulas com a realidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, E. H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 93.
Conforme os conteúdos trabalhados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre a condição do artista durante a Idade Média, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O artista medieval iniciava como um aprendiz e realizava, inclusive, algumas partes mais simples das pinturas, além de copiar modelos estereotipados.
	
	B
	O artista medieval gozava de boa situação financeira, pois nesse período a arte era considerada fundamental para a sociedade.
	
	C
	O artista medieval estava atento aos detalhes da realidade, estudava anatomia e se preocupava em realizar retratos fiéis.
	
	D
	Na Idade Média, o artista normalmente era alguém muito religioso, já que nesse período as obras de arte eram exclusivamente religiosas.
	
	E
	O artista do período medieval expressava-se por meio da pintura que formalmente apresentou inovações como o sfumato.
Questão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Atente para o seguinte extrato de texto: 
“Principal estilo de época do século XVIII europeu, [...] se desenvolve como uma sutilização à complexidade formal e aos excessos do barroco, apelando para a leveza, graça e para os coloridos suaves”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo65/rococo 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a arte do século XVIII, assinale qual alternativa apresenta a escola que corresponde às características descritas no extrato:
	
	A
	Surrealismo
	
	B
	Barroco Protestante
	
	C
	Rococó
	
	D
	Renascimento
	
	E
	Barroco Católico
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O seu ‘realismo’ iria marcar uma revolução na arte. Courbet queria ser unicamente discípulo da natureza. Até certo ponto, seu caráter e programa assemelhavam-se aos de Caravaggio. Ele não queria formosura, mas verdade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 402. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Realismo, assinale a alternativa que corresponde à importância da obra de Gustave Courbet na história da arte:
	
	A
	Courbet é importante na história da arte porque foi o artista responsável pela criação das academias de arte.
	
	B
	A obra do artista é considerada um divisor de águas na história da arte, pois marca o retorno ao realismo após anos de arte moderna, nos quais a representação do real deixou de ter destaque.
	
	C
	A obra de Courbet é importante à história da arte porque demonstra a transição entre o Barroco e o Rococó.
	
	D
	A obra de Courbet era convencional, mas trouxe inovação ao utilizar o rigor dos estudos de anatomia e das técnicas de pintura utilizadas pelos artistas do Renascimento.
	
	E
	A obra de Courbet é importante porque marca um período de transição entre a tradição clássica e a arte moderna.
Questão 1/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere o seguinte trecho sobre a escultura cinética: 
“Foi inspirado nas obras abstratas de Piet Mondrian (1872-1944) que o americano Alexander Calder (1898-1976) imaginou suas esculturas verticais suspensas, cinéticas e coloridas, feitas de placas geométricas de metal, hastes e arame”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 447. 
A partir deste texto e dos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as seguintes afirmativas sobre a escultura cinética:
I. Nas esculturas de Alexander Calder o ar produz efeitos espontâneos, ao contrário das obras movidas mecanicamente, nas quais a sequência dos movimentos é previamente programada e, consequentemente, controlada.
II. As obras de Alexander Calder que passaram a ser conhecidas como móbiles são peças suspensas, que se movem apenas com a ação natural do vento.
III. Em 1920 Man Ray construiu uma peça móvel, de papel, em forma de espiral. É uma obra que tem as características e antecede as obras de Alexander