A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
ADMINISTRAÇAO DE CARGOS E SALÁRIOS quest.IV

Pré-visualização | Página 1 de 3

Curso
	ADMINISTRAÇAO DE CARGOS E SALÁRIOS
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE IV
	Iniciado
	21/02/19 10:49
	Enviado
	21/02/19 11:38
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	48 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A administração de cargos e salários não pode ser feita ao acaso. Devem ser levados em conta o ramo da empresa, o seu porte e, principalmente, suas finanças, para pagar os benefícios e, a partir daí, ser traçada uma política que esteja dentro do contexto da estratégia da empresa, seja de crescimento, seja de sobrevivência no mercado, levando em conta suas pessoas como diferencial competitivo em relação às outras empresas. Muitas empresas perdem seus talentos por não reconhecê-los adequadamente ou por não valorizarem essas pessoas de forma que se sintam motivadas e satisfeitas, pessoalmente e profissionalmente. Considerando o contexto, verifique a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A política de remuneração da organização independe da influência do poder corporativo de grupos correlatos e aspectos não econômicos, como os componentes éticos, psicossociais etc.
	Respostas:
	a.
O salário direto mais os benefícios são um importante diferencial na retenção de talentos na empresa e, sobretudo, na atratividade de novos entrantes que venham a se interessar pela organização e, principalmente, pelos seus benefícios, que são o diferencial em relação ao salário oferecido no mercado.
	
	b.
A política de remuneração da organização independe da influência do poder corporativo de grupos correlatos e aspectos não econômicos, como os componentes éticos, psicossociais etc.
	
	c.
A remuneração ainda está envolvida diretamente com o desenvolvimento social da comunidade, ou seja, quanto mais produtiva a empresa, maior a chance de lucros e, consequentemente, a distribuição de renda aos seus colaboradores.
	
	d.
No âmbito externo às organizações, além da situação geográfica que se relaciona ao mercado de trabalho mais ou menos competitivo, há fatores poderosos, como a conjuntura econômica, o governo - por meio de toda a legislação que regula a economia -, a ação das organizações sindicais, que exercem pressões na adoção de procedimentos relacionados à remuneração.
	
	e.
A política salarial é influenciada pelo o poder corporativo de grupos e aspectos não econômicos, como os componentes éticos, psicossociais etc.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: B.
Comentário: O salário direto mais os benefícios são um importante diferencial na retenção de talentos na empresa e, sobretudo, na atratividade de novos entrantes que venham a se interessar pela organização e, principalmente, pelos seus benefícios, que são o diferencial em relação ao salário oferecido no mercado. A remuneração ainda está envolvida diretamente com o desenvolvimento social da comunidade, ou seja, quanto mais produtiva a empresa, maior a chance de lucros e, consequentemente, a distribuição de renda aos seus colaboradores. Um exemplo é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que está focada no fator “produtividade”. Conforme Jorge (2007): “No âmbito externo às organizações, além da situação geográfica que se relaciona ao mercado de trabalho mais ou menos competitivo, fatores poderosos como a conjuntura econômica, o governo, por meio de toda a legislação que regula a economia, a ação das organizações sindicais que exercem pressões na adoção de procedimentos relacionados à remuneração. Outros fatores importantes que podemos relacionar são: a influência que grandes empresas exercem como paradigmas, o poder corporativo de grupos e aspectos não econômicos como os componentes éticos, psicossociais etc.”
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As organizações que praticam a administração e a política de cargos e salários fundamentam suas decisões em referenciais do manual elaborado pelo comitê designado. Logo, há um salário inicial para o cargo que os indivíduos entrantes venham a ocupar na empresa. No manual de cargos e salários, bem como na política da empresa, também deverá existir a prática das questões voltadas às promoções. A reavaliação dos cargos se dará naturalmente, de acordo com o acúmulo de tarefas dentro do que exige o cargo; por exemplo, uma sobreposição de funções ou, ainda, novos processos e procedimentos que deverão ser cumpridos dentro de um determinado cargo. O salário poderá ser reajustado pelo que é de lei ou dependendo da política da empresa: ele poderá ser revisto por promoção, por competência ou, ainda, por ferramentas que atribuem valoração ao salário dentro das competências de determinado cargo exercido pelo colaborador. A hierarquia será determinada pelo grau de importância que esse cargo tem dentro do sistema produtivo de trabalho da empresa - quanto maior a importância do cargo no setor ou na empresa, maior tende a ser o valor.
O texto acima se refere à:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Política salarial.
	Respostas:
	a. 
Política salarial.
	
	b. 
Política de remuneração.
	
	c. 
Carreira profissional.
	
	d. 
Estrutura salarial.
	
	e. 
Comitê de salário.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A.
Comentário: Política salarial: Sempre que temos uma política de cargos e salários, teremos uma referência do manual. Logo, temos um salário inicial para o cargo que os indivíduos entrantes venham a ocupar na empresa. No manual e na política da empresa, deverá existir essa prática nas questões voltadas a promoções. A reavaliação dos cargos se dará naturalmente, de acordo com o acúmulo de tarefas dentro do que exige o cargo; por exemplo, uma sobreposição de funções ou, ainda, novos processos e procedimentos que deverão ser cumpridos dentro de um determinado cargo. O salário poderá ser reajustado pelo que é de lei ou dependendo da política da empresa: ele poderá ser revisto por promoção, por competência ou, ainda, por ferramentas que atribuem valoração ao salário dentro das competências de determinado cargo exercido pelo colaborador. A hierarquia será determinada pelo grau de importância que esse cargo tem dentro do sistema produtivo de trabalho da empresa - quanto maior a importância do cargo no setor ou na empresa, maior tende a ser o valor.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O plano de cargos e salários é caracterizado pela determinação dos salários em função da obtenção de determinado equilíbrio interno e externo. Assinale a alternativa que contém o tipo de salário descrito na seguinte afirmação: Este tipo de salário é a comparação entre os cargos dentro de um patamar da empresa. Por exemplo: os salários dos auxiliares, assistentes ou analistas são considerados relativos por serem de um mesmo patamar hierárquico dentro da mesma empresa. Lembramos que a discrepância poderá ser grande, dependendo do tipo de profissional e do ramo de atuação da empresa, pois se o profissional pertence à categoria do ramo de atuação da mesma, em alguns casos, há a tendência de remunerá-lo melhor.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Salário relativo.
	Respostas:
	a. 
Salário nominal.
	
	b. 
Salário efetivo.
	
	c. 
Salário complessivo.
	
	d. 
Salário relativo.
	
	e. 
Salário absoluto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: D.
Comentário: Salário relativo: é a comparação entre os cargos dentro de um patamar da empresa. Por exemplo: os salários dos auxiliares, assistentes ou analistas são considerados relativos por serem de um mesmo patamar hierárquico dentro da mesma empresa. Lembramos que a discrepância poderá ser grande, dependendo do tipo de profissional e do ramo de atuação da empresa, pois se o profissional pertence à categoria do ramo de atuação da mesma, em alguns casos, há a tendência de remunerá-lo melhor.
Política