A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
Questões de concursos públicos sobre psicologia com gabarito

Pré-visualização | Página 8 de 10

conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida
expressão de decisão e gestão exclusiva do Estado
visão medicalizada da saúde de forma globalizada
compreensão da saúde como um estado biológico
estado de ausência de patologia
(SES – Paraná / 2009 )Com relação à atuação do psicólogo em hospitais, é correto afirmar:
O psicólogo procura comunicar-se com o paciente, seus familiares, mas encaminha ao psicólogo do trabalho as demandas advindas da equipe de saúde.
O psicólogo deve atender às demandas do paciente e familiares somente quando encaminhadas pelo médico ou equipe de enfermagem.
O trabalho do psicólogo se desenvolve no sentido de uma intervenção terciária, encaminhando para serviços de saúde os trabalhos que visem à intervenção primária e secundária.
O psicólogo atua tanto na prevenção quanto no tratamento.
O psicólogo deve diagnosticar e propor um acompanhamento ao paciente hospitalizado e não precisa compreender o que está envolvido na patologia orgânica do paciente, uma vez que seu trabalho se dá no campo psi.
PSICOLOGIA DA SAÚDE – GABARITO
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	D
	B
	A
	A
	D
	C
	C
	C
	A
	D
4
9
QUESTÕES DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
(Hospital do Servidor do Estado – PE / 2009) Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas sentenças abaixo.
( ) A velhice depois dos 80/90 anos traz consigo novas exigências, reavaliações e dificuldades diárias. Apesar de todos os esforços para manter a força e o controle, o corpo perde autonomia, e a pessoa pode perder a esperança e ter o desespero como um companheiro mais próximo
( ) Para Erikson, o adulto que tiver resolvido as crises anteriores de forma satisfatória poderá adquirir um senso de ajuda e solidariedade e aceitar seu lugar no ciclo vital.
( ) A teoria psicossexual de Erikson defende que o desenvolvimento ocorre em etapas definidas, em termos de idade e de tarefas. A seqüência delas é independente, podendo o sujeito alternar etapas.
( ) Olhar para trás e sentir que a vida teve pouco valor ou significado pode levar uma pessoa, em etapas finais de sua vida, a se sentir inútil e desintegrada. Perceber o tempo curto para experimentar rotas alternativas pode levá-la ao temor da morte e à desesperança, características do que Erikson propôs como sendo o 9° estágio.
( ) A pessoa que se isola e não consegue alcançar o senso de intimidade com outras pessoas, obrigatória e irreversivelmente entra em estado estéril e, incapaz de transcender, fica estagnada.
( ) Erikson descreveu o desenvolvimento em 8 estágio, cada um com tarefas evolutivas próprias de uma etapa. A tarefa principal do 7º estágio é a condição de ter relações de intimidade com outras pessoas, característica da generatividade.
Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA.
V.V.V.F.F.F.
V.F.F.F.F.V.
V.F.F.V.F.V.
V.V.V.F.V.V.
V.V.F.F.F.F.
(Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes/SP / 2009) A incidência de casos de autismo tem aumentado de forma significativa durante as últimas décadas. Existe certo consenso entre os especialistas de que o autismo é decorrente de
disfunções do sistema nervoso central (SNC), que levam a uma desordem no padrão do desenvolvimento da criança. Segundo os critérios do DSM-IV-TR, para que a criança seja diagnosticada com transtorno autista, ela deve apresentar pelo menos seis itens da lista de doze sintomas. Entre os itens que compõem a lista está:
Fascinação, interesse, curiosidade ou atração pelo fogo.
Atividade criminosa e expressão de raiva ou vingança.
Insatisfação com a forma e tamanho do corpo.
Comportamento recorrente de arrancar os cabelos.
Preocupação persistente com parte de objetos.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – RS / 2009) Segundo Rappaport (1981), em se tratando de Psicologia do Desenvolvimento, pode-se considerar:
Representa uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo.
A Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina básica dentro da Psicologia, pois nos permite conhecer e trabalhar tanto as crianças como com os adolescentes e adultos.
O Psicólogo do desenvolvimento profilaticamente pode atuar junto às instituições da comunidade (família, escola, etc.), procurando criar condições para que as crianças possam ter um desenvolvimento saudável.
Apenas alternativas I e II estão corretas.
Apenas alternativas I e III estão corretas.
Apenas alternativas II e III estão corretas.
Alternativas I, II e III estão corretas.
(Prefeitura Municipal de Bom Jardim/PE / 2009) Relacione as colunas quanto o período de desenvolvimento segundo Piaget:
Sensório-motor
Pré-operatório
Operatório-concreto
Operacional-formal
( ) Capacidade de ação interna: operação. Características da operação: reversibilidade/invariância – conservação (quantidade, constância, peso, volume); descentração/capacidade de seriação/capacidade de classificação.
( ) Desenvolvimento da capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes); explosão lingüística; características do pensamento (egocentrismo, intuição, variância); pensamento dependente das ações externas.
( ) Trabalho mental: estabelecer relações entre as ações e as modificações que elas provocam no ambiente físico; exercício dos reflexos; manipulação do mundo por meio da ação. Ao final, constância/permanência do objeto.
( ) A operação se realiza através da linguagem (conceitos). O raciocínio é hipotético- dedutivo (levantamento de hipóteses; realização de deduções). Essa capacidade de sair-se bem com as palavras e essa independência em relação ao recurso concreto permite: ganho de tempo; aprofundamento do conhecimento; domínio da ciência da filosofia.
A seqüência correta é:
II, III, IV, I;
III, I, II, IV;
III, II, I, IV;
I, III, II, IV;
I, II, IV, III.
(DESIPE/1998) Considere as afirmativas abaixo, acerca das relações entre aprendizagem e desenvolvimento.
Para Vigotsky o aprendizado é um processo externo ao indivíduo; entretanto, para adquiri-lo, faz uso de seu próprio desenvolvimento, sem, contudo, alterar seu curso.
Para Piaget, o processo de aprendizagem estimula e “empurra” o processo de maturação, ou seja, facilita o desenvolvimento geral do indivíduo.
Para Vigotsky, o aprendizado adequado desperta processos internos de desenvolvimento, pondo em movimento vários processos já existentes que, de outra forma, não teriam ocorrido.
Para Piaget, o desenvolvimento se adianta ao aprendizado, sendo, portanto, uma precondição para que este se realize.
As afirmativas que estão corretas são:
somente I e II
somente I, II e III
somente II, III e IV
somente II e IV
somente III e IV
(Prefeitura Municipal de Pinhais/PR / 2008) Vygotsky, em sua teoria, escreve sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal. A respeito desse conceito, é incorreto afirmar:
Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas.
A Zona de Desenvolvimento Proximal permite-nos delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento
A Zona de Desenvolvimento Proximal propicia o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também aquilo que está em processo de maturação.
A Zona de Desenvolvimento Proximal provê psicólogos e educadores de um instrumento através do qual se pode entender o curso interno do desenvolvimento.
Zona de Desenvolvimento Proximal não é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução dependente de problemas.
(Polícia Civil do Estado – PA / 2007) Acerca da contribuição da psicologia do desenvolvimento para a intervenção psicológica com o bebê e com a criança pequena, assinale a opção correta.
Em suas obras sobre psicologia genética, o interesse de Piaget era epistêmico, visando captar a inteligência do