Buscar

Fichamento Reich

Prévia do material em texto

Faculdade Mauricio de Nassau
 Márcia Adalgisa de Assis Morais Barbosa
 
 Teoria da Personalidade
 Segundo Wilhelm Reich 
 
 
 RECIFE
 2018
Reich teve uma infância conturbada, se tornou órfão muito cedo. Sua mãe se suicidou quando ele tinha 14 anos, após ele contar ao pai que ela a traia com seu professor particular, logo depois seu pai e seu irmão morreram doentes com Tuberculose. Teve que cuidar da fazenda que seu pai deixou, e depois de uma guerra chegar a destruir ele entrou no exército e fez faculdade de Medicina, se especializando em Psicanalise. 
 Quando ele foi para Áustria se tornou o primeiro assistente de Freud, em sua própria clínica, foi diretor se um seminário psicanalista, falando sobre a sexualidade, que era sua área de interesse. Mas em 1927 teve um conflito com Freud e se separaram por razões de diferenças teóricas. 
Em 1928 entrou na vida política, aderiu o partido comunista, abriu a primeira clínica para Higiene Sexual para trabalhadores. Em 1933 foi expulso do Partido Comunista por suas teorias da sexualidade. E em 1934 foi expulso da Associação Internacional da Psicanalise por divergências teóricas e por seu envolvimento na política. 
Reich fundou o instituo Organ – Pesquisa sobre energia orgônica e energia vital. Para Freud era o Libido e para Reich era o Orgone(bioenergia) 
Wilhelm foi preso por distribuição de Energias dos acumuladores de Energias Orgon e seus livros são proibidos de venda. Em 1957, na prisão, Reich morreu com problemas cardíacos.
Reich foi influenciado pela Psicanalise, na questão do ego (instintos primitivos) para formação do caráter e pelo Marxismo a sociedade moderna está fundada na repressão sexual (dos jovens especialmente) o que cria uma armadura contra o amor, a felicidade e a paz, tanto na sociedade quanto nos indivíduos que a integram. E a sexualidade Humana. 
O caráter: São atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações - estilo de comportamento (timidez, agressividade) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo).
- Reich foi o primeiro analista a tratar pacientes pela interpretação da natureza e função de seu caráter, ao invés de analisar seus sintomas
Couraça Caracterológica: É a soma total de todas as forças defensivas repressoras (mecanismos de defesa) organizadas de forma mais ou menos coerente dentro do próprio ego
Traço de Caráter: Compõe a personalidade do individuo 
Sintomas Neuróticos: (medos e fobias irracionais) elementos exteriores à psique – estranhos ao indivíduo. 
 
Couraça Muscular: Cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente e o caráter do indivíduo é expresso corporalmente sob a forma de rigidez muscular ou couraça muscular;
-É a expressão física da neurose;
-É geradora de sintomas neuróticos: fobias, angústia, depressão, ansiedade, incompetências e impotências criativas, sexuais e afetivas. 
Tensões musculares crônicas servem para bloquear uma das três excitações biológicas: ansiedade, raiva ou excitação sexual.
Perda da couraça muscular liberta energia libidinal – auxilia processo psicanalítico, libertando emoções através do trabalho com o corpo.
 Reich analisava em detalhes a postura de seus pacientes e seus hábitos físicos a fim de conscientiza-los de como reprimiam sentimentos vitais em diferentes partes do corpo. Fazia os pacientes intensificarem uma tensão particular a fim de tornarem-se mais conscientes dela e de aliviar a emoção que havia sido presa naquela parte do corpo. Trabalho diretamente com suas mãos sobre os músculos tensos a fim de soltar ás emoções presas a eles.
Caráter Genital: Indivíduo que adquiriu a potência orgástica (renunciou a couraça), sendo esta, a capacidade de abandonar-se, livre de quaisquer inibições, ao fluxo de energia biológica, descarregando completamente a excitação sexual reprimida por meio de involuntárias e agradáveis convulsões do corpo. 
- Capacidade de auto-regulação ao invés do rígido controle neurótico;
Bioenergia: Presente na atmosfera e em todos os fenômenos vitais;
Chamou-a de Orgônica = orgânico e orgasmo;
 - Manifesta-se de forma:
natural, fluida e saudável;
Bloqueada, a mesma encontrada nos músculos rigidamente contraídos e em algumas regiões da atmosfera, chamou-a por DOR - é prejudicial à saúde e à natureza dos seres vivos. 
Tensão mecânica – Carga bioenergética- Descarga bioenergética – Relaxamento Mecânico
 Dinâmica 
Crescimento Psicológico:
Processo de dissolução da nossa couraça psicológica e física, tornando-nos, gradualmente, seres humanos mais livres, abertos e capazes de gozar um orgasmo pleno e satisfatório. Os Principais segmentos da couraça estão centrados nos olhos, boca, pescoço, tórax, diafragma, abdômen e pélvis. 
Para dissolver a couraça: 
Armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda;
Ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de solta-los;
Manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emergem.
Obstáculos para o crescimento:
Couraça
Repressão sexual: repressão social e cultural dos instintos naturais e da sexualidade do indivíduo. A maior fonte de neuroses e que ela ocorre durante as três principais fases da vida (durante a primeira infância, puberdade e idade adulta).

Continue navegando