Buscar

Direito do Trabalho 2 Semana 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“Descobri que quanto mais eu estudo, mais sorte eu pareço ter nas provas” 
				
DIREITO DO TRABALHO 1 – Prof Junqueira 
SEMANA 9 - Suspensão e interrupção do contrato de trabalho
ar 471 à 476-A da CLT dispõe sobre a suspensão e interrupção do contrato de trabalho.
art 471 à 476-A da CLT - Suspensão e interrupção do contrato de trabalho – o empregado se afasta do trabalho por algum motivo o afastamento pode ser parcial ou total .
 Suspensão e interrupção do contrato de trabalho- Não é a mesma coisa, são institutos distintos.
Dica – Uma das obrigações do empregador é pagar o salário do empregado e que o contrato de trabalho produz efeitos jurídicos entre os contratantes, esses efeitos jurídicos estão materializados nas obrigações contratuais.
Como distinguir se é causa de suspensão ou interrupção do Contrato de Trabalho:
Dica pergunte - É com salário ou sem salário ? O sálario ou a falta dele é que indica se é causa de suspensão ou interrupção .
1ª fórmula: sss (3s) 
 sem serviço e sem salário = suspensão do contrato de trabalho
2ª fórmula: s c (1 s) 
 sem serviço com salário = interrupção do contrato de trabalho 
Dica: O contrato de trabalho não é extinto os efeitos jurídicos é que ficam suspensos ou interrompidos é como se o contrato ficasse congelado. O contrato de trabalho continua em vigor 
Comparando os efeitos jurídicos do contrato na SUSPENSÃO X INTERRUPÇÃO :
		
Suspensão Interrupção
sem salário com salário
Sem contagem de tempo de serviço com contagem do tempo de serviço
sem depósito FGTS com depósito FGTS 
 
			Nas duas hipóteses o vínculo empregatício continua 
Acidente de trabalho - Lei nº 8.213/91 art 19 e 20 : acidente ocorrido em razão do trabalho,  pode ocorrer no ambiente de trabalho ou no percurso de ida e volta do empregado para a sua residência e numa agressão de colega de trabalho. Esse é o acidente de trabalho típico .
 As doenças profissionais e/ou ocupacionais equiparam-se aos acidentes de trabalho. Dica : nos casos de acidente de trabalho e doenças profissionais e/ou ocupacionais as despesas com tratamento devem ser pagas pelo empregador. 
a) doença profissional- é a doença desencadeada pela atividade laborativa e consta na relação do MTrabE e da Previdência Social
b) doença do trabalho- É a doença adquirida ou desencadeada em função das condições em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente
 ▪ Afastamento do trabalho até 15 dias - Os primeiros 15 dias o salário é pago empregador. Causa suspensão 
▪ Afastamento a partir do 16º dia -O trabalhador ficará pela Previdencia Social receberá o benefício do auxílio-doença ( benefício não é salario) Causa interrupção 
Empregado que retorna ao trabalho. Pela lei 8213/91 o empregado adquire a estabilidade de 1 ano a contar do retorno, não podendo ser despedido nesse período (justa causa pode) 
Hipóteses de suspensão do contrato de trabalho:
1- aposentadoria por invalidez - o contrato de trabalho fica suspenso por 5 anos anos conforme determina a Lei 8.036/90 e STF se o empregado recuperar a capacidade laborativa, cessa a aposentadoria e reassume sua função art 46 da Lei 8.213/91 Art 475 CLT e Súmula 160 TST e Súmula 217 STF- Se não recuperar será aposentado . 
2- Licença maternidade – À empregada gestante é garantida uma licença de 120 dias, conforme preceitua o art. 71 da Lei nº 8.213/91.A empregada afastada do serviço para gozo de licença-maternidade continua recebendo uma quantia paga diretamente pelo empregador, mas a título de salário-maternidade. A lei 8213/91 dispõe que o empregador deduzirá do total da contribuição previdenciária por ele devida, no momento oportuno, os valores adiantados à empregada segurada a título de salário-maternidade, a obrigação do pagamento é do órgão da previdência social então é causa de suspensão do contrato de trabalho, mas com contagem do tempo de serviço para todos os efeitos legais,inclusive férias (art. 131, II, da CLT). Mesmo no caso de adoção .
Caso de aborto :
a) Se não é criminoso -a empregada tem direito a 2 semanas de descanso, nos termos do artigo 395 da CLT, portanto, trata-se causa de interrupção do contrato de trabalho. Quem faz o pagamento da empregada é a Previdência Social.
b) Se aborto é criminoso - haverá suspensão do contrato de trabalho, não tendo a empregada direito a receber os valores do período do afastamento. 
3- Domética – 1º dia empregador os demais Previdencia Social causa de suspensão
 Em caso borto não criminoso 2 semanas Aborto não-criminoso comprovado por atestado médico oficial, a mulher terá um repouso remunerado de 2 (duas) semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar à função que ocupava antes de seu afastamento. O repouso será pago pela Previdência Social sob forma de salário-maternidade correspondente a duas semanas, como dispõe o artigo 93, § 5º, do Decreto n. 3.048/1999 – Regulamento da Previdência Social, com redação dada pelo Decreto n. 3.265/99.
4-mandato sindical – empregado eleito dirigente sindical que se afasta do trabalho 
5- empregado eleito Diretor de S/A – Súmula 269 TST salvo se permanecer a subordinação jurídica inenrente à relação de emprego, já que não pode ser empregador e empregado dele mesmo e o contrato de trabalho permanece como se nada tivesse acontecido Súmula 269 TST 
6-vítima de violência doméstica – afastamento por até 6 meses – Lei 11.340/06 art 9º 
7- Serviço militar obrigatório -Lei nº 4.375/64 o serviço militar obrigatório suspende o contrato de trabalho a partir da data em que o empregado se afasta para servir, empregador continua fazendo o recolhimento do FGTS .art 432, §1º CLT Se ele se engajar deve pedir demissão 
8- sanção disciplinar suspensão do empregado – No máximo 30 dias ultrapassando considera-se que foi imotivadamente dispensado.
9) Inquérito judicial para apuração de falta grave – art 543,§ 3º CLT – Contrato suspenso - Terminado o Inquérito a falta grave não ficar provada serão devidos os salários, nesse caso a causa de suspensão será convertida causa de interrupção
10- licença não remunerada
11- faltas injustificadas 
12- ausência do empregado por motivo de prisão , se houver condenação transitada em julgado é motivo de justa causa 
13-qualificação profissional – art 476-A CLT – 
14- Intervalo intrajornada - (intervalo concedido ao empregado durante o horário de trabalho, normalmente é destinado para alimentação, pausas ou descanso). e interjornada (é o intervalo de 11 horas entre uma jornada e outra)
15-Greve – Direito de greve garantido pela CF/88 e regulado pela Lei 7783/89 art 7º texto legal contrato fica suspenso . A CF/88 garante o direito de greve com paralisação dos serviços, mas não garante o salário .
Obs exceção: Se no curso da greve houver negociação entre a categoria e ficar ajustado que não haverá desconto salarial é causa de interupção e não mais suspensão. 
			
2) Hipóteses de interrupção do contrato de trabalho - as hipóteses do art 473 CLT
O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
1-No luto- por 2 dias consecutivos- Lembar “ D.I.C.A.” D = descendente; I = irmão; C = cônjuge; A= ascendente
2- alistamento eleitoral 2 dias
3-Na gala - até 3 dias consecutivos
4- Licença paternidade -5 dias gozo ADCT art 10 §1º 
5-doação de sangue - 1 dia a cada ano 
6-redução de jornada quando está no aviso prévio
7-tempo necessário para o serviço militar 
tempo necessário para comparecer em juízo como parte e testemunha *comparecimento em juízo como testemunhaSúmula 155 TST 
8-tempo necessário para o representante sindical participar de reunião oficial em organismo internacional de que o Brasil é membro
9-15 dias se estiver doente 
10-Intervalo intrajornada remunerado art 72 CLT e Súmula 118 TST 
11-Gestante consultas médicas
A) aborto não criminoso -a empregada tem direito a 2 semanas de licença , nos termos do artigo 395 da CLT, portanto, trata-se causa de interrupção do contrato de trabalho. Recebe benefício Previdência Social.
12) Prontidão e sobreaviso
13 Paralisação da empresa – Ocorre no momento de dflagração da greve dos empregados o empregador fecha as portas não deixando ninguém entrar, isso caracteriza o lockaut causando prejuízos aos trabalhadores e, por a nossa legislação não aceita o lockaut e a declara como ilegal ,obrigando o empregador a pagar os salários aos empregados. Lei de greve -Lei 7783/89 art 17 § único.
14-Encargos públicos específicos – ex mesário, jurado, 
15-licença remunerada 
*Convocação para manutenção da ordem interna ou guerra – art 61 da Lei 4375/64
*Prestar vestibular falta justificável apresentar a inscrição- 
Dica : Férias, feriados, RSR - domingo é remunerado (RSR Lei 605/49 ) mas a interrupção do contrato pode ser convertida em suspensão do contrato por força da seguinte situação, falta injustificada perde o RSR (sem salário) é convertida em suspensão do contrato.

Outros materiais